A cozinha é um dos lugares mais especiais da casa, pois é nela que podemos usar e abusar da nossa criatividade para criar pratos saborosos para as pessoas que amamos. É na cozinha que podemos ter aquelas longas conversas enquanto ficamos de olho na panela além de ser na cozinha que podemos superar uma tristeza nos empenhando em fazer algo delicioso.
Que a cozinha é um lugar maravilhoso não tem dúvida, porém, tudo o que é bom pode ficar ainda melhor, não é mesmo? Pensando nisso vamos dar algumas dicas de truques que irão facilitar a sua vida. Seja naqueles momentos alegres ou naqueles da correria do dia a dia você pode reduzir o seu tempo diante do fogão para aumentar o seu tempo de degustação.
Tenha o Tempero Sempre à Mão
Uma dica para gastar menos tempo diante do fogão é ter o tempero sempre à mão. Para isso você pode aproveitar um momento livre para amassar dentes de alho com sal e guardar o resultado num pote bem fechado, guarde na geladeira. Quando você estiver cozinhando com pressa e precisar de tempero já o terá pronto.
Você pode ainda facilitar o processo de descascar o alho, para isso deixe os dentes de alho de molho na água por cerca de 10 minutos antes de usar. Quando você faz isso as cascas do alho soltam com mais facilidade e não deixam cheiro nas mãos.
Faça Caldo Caseiro de Legumes ou de Carne
O preparo desse caldo é simples, prepare-o como sempre numa panela coloque água com os legumes ou com a carne e espere até que ferva. Após ter fervido você deverá coar o caldo que foi obtido, coloque esse caldo em forminhas como aquelas de gelo ou então em copos descartáveis de café (aqueles pequenos).
Assim que tiverem ficado sólidos você deverá retirar os mesmos das forminhas ou copinhos e guardá-los em sacos plásticos no freezer. Esse caldo fica fresquinho e irá facilitar e muito o trabalho de preparar molhos, risotos e sopas.
Tenha Ervas
Mesmo quem não tem vasos de temperos na cozinha pode contar com ervas para usar no dia a dia, basta comprar ervas frescas. Lave bem as ervas e seque-as bem para que possa usar sempre que for necessário. Uma dica para facilitar é separar as folhas dos talos como no caso da manjerona, salsinha e manjericão. Torne ainda mais prático separando nas porções que você costuma usar.
Os saquinhos de ervas devem ser guardados todos dentro de um mesmo saco maior que seja bem fechado. Lembre-se de fixar uma etiqueta com o nome de cada erva e a data em que você a congelou. É possível guardar as ervas por até três ou quatro meses no freezer. Quem desejar pode ainda congelar os talos das ervas para usar em caldos ou ensopados. O melhor é que você não precisa descongelar as folhas antes de usar, elas podem ser levadas diretamente do freezer para a panela.
Salsinha Livre da Umidade
A salsinha é a erva responsável por dar sabor e mais charme para os seus pratos. Você pode usá-la como folha inteira ou picá-la, porém, ela precisa estar seca para isso, não é mesmo? Uma forma de fazer com que ela fique seca é depois de lavar o maço e retirar as folhas secar as mesmas com papel toalha ou mesmo com um secador de saladas que pode ser encontrado em supermercados ou em lojas de utensílios para a cozinha. Em cima de uma tábua você deverá picar bem a salsinha. Depois disso coloque a salsinha num pano de prato limpo e torça para que o líquido seja completamente retirado.
Não Chore ao Cortar Cebola
A cebola provoca o choro quando é cortada porque libera substâncias químicas no ambiente dentre as quais está o enxofre que quando entra em contato com os olhos humanos se transforma num tipo de ácido que causa irritação. Tem uma maneira de evitar essa sensação desagradável, basta que você corte a cebola quando ela estiver bem gelada ou então cortá-la em água corrente. Você ainda pode cortá-la perto de uma janela em que haja boa ventilação.
Tomate Sem Pele
A forma mais fácil de retirar a pele do tomate é usar uma faca bem afiada para fazer um X na base do fruto. Em seguida coloque-o numa panela que esteja com água fervendo por apenas alguns segundos. Depois mergulhe o tomate numa tigela com água e gelo. Por fim a partir do X feito na base você deverá retirar a pele do tomate, ficará como se fossem quatro folhas. Isso acontece devido ao choque térmico que foi dado na casca do tomate.
Pimentões Sem Indigestão
Para algumas pessoas comer pimentão é quase um sinônimo de ficar com a digestão lenta. Para evitar que isso aconteça a dica é retirar a pele do legume antes de comer, essa tarefa pode ser feita de maneira bem fácil. Comece lavando o legume na água corrente e depois enxugue o mesmo.
Na sequência você deverá espalhar óleo na superfície do mesmo e espetar um garfo grande. Leve o legume para perto de uma chama alta do fogão e assim que perceber que ele está chamuscado em todos os lados retire ele do fogo. Por fim tire a pele do pimentão esfregando-o em papel toalha. Depois que ele estiver sem pele tenha certeza de que não irá fazer para a sua digestão, não se prive de comer pimentão.
Aproveitando Arroz Queimado
Pode acontecer com todo mundo descuidar da panela e acabar queimando o arroz, se isso aconteceu com você não precisa se desesperar e achar que perdeu todo o seu trabalho. Tem um truque bem interessante para aproveitar a parte do arroz que não queimou e sem aquele gosto ruim de queimado.
Para isso coloque uma fatia de pão branco e feche a panela, deixe 5 minutos. O pão irá absorver aquele sabor ruim de queimado e depois disso é só você servir o arroz que não queimou como se nada tivesse acontecido.