Como Lavar Roupa da Maneira Certa

O dia a dia de todo mundo é uma correria e nem sempre temos tempo para nos dedicar como gostaríamos e deveríamos para atividades domésticas essenciais como lavar roupa. Muitas vezes na pressa de usar aquela peça querida você acaba jogando tudo o que está no cesto de roupas sujas dentro da máquina e pondo para lavar.

Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na busca de tornar mais rápido o processo de limpeza e lavagem das suas roupas. Contudo, esse processo de lavar de qualquer maneira deve ser evitado para que você possa conservar melhor as suas peças. Para te ajudar a encontrar a forma correta de lavar as suas roupas vamos falar a respeito dos principais erros cometidos nessa tarefa doméstica.

Principais Erros ao Lavar Roupa

Estamos sempre pensando em acertar, no entanto, isso nem sempre é possível. Basta uma pequena distração para cometer um erro que pode culminar numa peça de roupa querida estragada. Confira a seguir quais são os principais erros cometidos ao lavar as suas roupas e passe a lavá-las da maneira correta.

Esquecer as Etiquetas

Quando você compra uma roupa nova deve observar aquela etiqueta com símbolos que acompanha a peça. Os símbolos estão lá com o único objetivo de te ensinar a como conservar adequadamente a roupa. Quando você deliberadamente ignora os símbolos de instruções pode acabar lavando de maneira incorreta e assim causar danos irremediáveis para as suas roupas.

Decifrando os Símbolos

Para não cometer erros ao lavar as suas roupas é importante decifrar o que os símbolos nas etiquetas representam. A primeira coisa a entender é que eles estão divididos em cinco categorias que são:

Lavagem

O símbolo consiste numa tina de água acompanhada de outro elemento que explica como lavar a peça.

Alvejamento com Cloro

O símbolo do alvejamento é um triângulo junto de outro elemento que é de fácil identificação.

Secagem

Essa etapa é sempre indicada por um quadrado acompanhado de outro símbolo.

Passando a Ferro

Quanto mais bolinhas tem no símbolo mais alta a temperatura que deve ser usada para passar a peça.

Lavagem a Seco

É indicada por um círculo, trata-se de um tipo de lavagem mais complexa que deve ser feita por um especialista.

Não Separar as Roupas por Cor

A separação é muito simples de fazer: roupas brancas não podem ser lavadas junto com roupas coloridas. Isso porque as roupas claras acabarão inevitavelmente ficando manchadas. Mesmo que as peças coloridas não soltem tinta acabam ficando com um visual amarelado somente por ter estado em contato com as peças coloridas.

Lavar Peças de Uso Doméstico Junto com Peças de Uso Pessoal

Mesmo que a função da máquina de lavar seja limpar as peças durante a lavagem é importante ter um cuidado especial com o que será colocado dentro da mesma. Por exemplo, as peças de uso pessoal devem ser lavadas em separado das peças de cozinha como panos de prato e de limpeza assim como não devem ser misturadas com peças usadas por animais.

As toalhas de mesa e panos de prato são um caso especial porque em geral tem resíduos de comida além de gordura que podem acabar manchando as demais peças. Os panos usados para fazer limpeza assim como mantas de animais têm sempre algum tipo de sujeira que é mais persistente e por isso precisam passar por um processo de lavagem mais pesada e intensa que pode acabar causando danos nas roupas.

Ignorar o Grau de Sujeira

Observe qual é o grau de sujeira das peças que precisam ser lavadas, pois aquelas que estão muito sujas exigem um processo de lavagem mais agressivo de maneira a ficar mais desgastadas. As que têm pouca sujeira não exigem um processo de lavagem pesado, sendo você pode evitar que acabem desgastadas. Lave as peças muito sujas em separado das demais assim somente elas passam pelo desgaste.

Sabão em Pó em Exagero

O que vai deixar as suas roupas limpas não é a quantidade exagerada de sabão em pó, sendo assim não abuse da quantidade do produto. Lembre-se que quanto mais sabão você colocar mais as roupas precisarão passar por enxágües o que pode acarretar no seu desbotamento. Tem ainda a questão de que se ficar algum resíduo de espuma nas peças pessoas que tenham pele sensível poderão acabar tendo alergia.

Água em Temperatura Inadequada

Já existem máquinas de lavar que tem água quente e isso ajuda muito, no entanto, nem todo mundo utiliza esse recurso corretamente. Observe que as máquinas digitais têm a pré-lavagem que é uma etapa em que a água não é aquecida já que as manchas devem ser retiradas primeiro com água fria.

Quando você usa água quente na primeira lavagem das suas roupas ao invés de remover as manchas você acabará tornando-as mais graves. É sempre importante que você faça a pré-lavagem usando água fria e somente depois disso utilize água quente, como um complemento para fazer a limpeza das suas roupas.

Exagero nos Alvejantes

Estamos numa fase em que acreditamos que para remover uma mancha basta encharcá-la de alvejante. Porém, as coisas não são bem assim, pois existem tecidos que desbotam e até ficam esgarçados com o uso contínuo e exagerado de produtos que são inadequados. Jamais use produtos caseiros para remover manchas, além de não dar certo ainda pode acabar estragando as suas roupas.

Deixar Muito Tempo de Molho

As únicas peças que precisam ficar de molho são aquelas que estão muito sujas. Quando uma peça fica em contato por muito tempo com água e sabão pode acabar ficando com manchas ou mesmo desbotando as suas cores. Então já sabe não precisa deixar as suas roupas de molho antes de lavar.

Pular o Amaciante

Assim como o sabão e o alvejante, o amaciante, não deve ser usado em demasia, porém, também não pode deixar de ser usado. O processo de lavagem das roupas endurece as fibras do tecido de maneira que as peças ficam com um toque mais desagradável e se tornam mais difíceis de passar.

Passar Roupas Que Estejam Sujas

Nunca passe as roupas que estão sujas, uma roupa é considerada suja após um único uso. Isso porque mesmo que a peça pareça estar limpa pode ter ficado com alguma sujeira que não é tão aparente e o ferro quente pode acabar fixando essa sujeira para sempre de maneira que se torne uma mancha que não sai.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *