Você adoraria ter um pão quentinho na sua casa todos os dias sem ter que ir à padaria? É com esse objetivo quem muitas pessoas compram uma máquina de pão. Mas, a pergunta é: ter uma máquina de pão em casa vale a pena? Ou será mais um daqueles eletrodomésticos que ficam guardados lá no fundo do armário?
Antes de Tomar a Decisão se Comprar uma Máquina de Pão ou Não: Confira as Dicas
Vamos falar um pouco das marcas disponíveis no mercado de máquina de pão. Como todos nós sabemos a qualidade do eletrodoméstico também pode fazer toda a diferença. Entre as que são consideradas de boa qualidade estão: a da Britânia, da Oster, da Cadence, da Arno e da Mondial.
A verdade é que se trata de um eletrodoméstico desenvolvido basicamente da mesma maneira por todas as marcas que estão no mercado. A diferença de preço, porém, pode ser bem significativa de uma para outra, chegando até R$100.
Deixamos de lado a marca e vamos nos concentrar no produto. Uma vez que são muito parecidos independentemente da marca, podemos dizer que a configuração é bem semelhante entre cada um deles.
As diferenças estão nos detalhes, que para uma família pode fazer a diferença, como por exemplo, o tamanho da forma. Também algumas têm um número maior de funções, normalmente, varia entre 12 a 15 e na hora de bater a massa, alguns modelos têm duas pás e outros uma única.
No painel central da máquina de pão é possível decidir qual será o tamanho do seu e a variação é em gramas: 300, 450, 600 e algumas dão a possibilidade de 900 gramas.
Dá ainda para decidir se você quer o pão mais moreninho ou mais claro, escolhendo a cor da casca, normalmente as opções são: clara, média e escura. E para terminar, o tempo e a função desejada. Basicamente, são os itens que serão encontrados em todas as máquinas de fazer pão disponíveis no mercado.
As funções também são nomeadas de ciclos e os fabricantes usam exatamente as mesmas. Elas partem do ciclo completo, que dá para fazer pães especiais, como doce ou integral, e chegam até fazer geleia.
Uma grande vantagem desse eletrodoméstico é ter a parte interna antiaderente e os utensílios necessários acompanharem o produto, como por exemplo, o copo medidor. Considere que não é possível acertar na massa se não seguir exatamente as quantidades recomendadas pela receita. E claro, todas elas são acompanhadas de um livro de receitas.
Como Deve ser o Uso da Máquina de Pão
A verdade é que muito eletrodoméstico acaba esquecido no fundo do armário porque as pessoas não sabem usá-lo corretamente. No caso da máquina de pão isso não poderia ser uma desculpa, pela simplicidade que é usá-la.
É só escolher a receita, colocar tudo dentro da forma, escolher o tamanho do pão, a função, a tonalidade da casca e pronto, ligue e deixe que a máquina faça tudo sozinha. O tempo de cozimento fica em torno de 3 horas. Neste período a máquina estará fazendo tudo por você, sovando a massa, dando tempo para ela descansar, sovando pela segunda vez e assando.
Claro que também tem os ciclos que duram menos tempo, normalmente o mais rápido é em torno de 40 minutos. Porém, o pão não fica gostoso como aquele feito no tempo completo. Não se assuste com o barulho da sua máquina, é normal.
Alguns Segredos Para Usar a Máquina de Pão:
- A receita é a base para que o seu pão dê certo e fique saboroso.
- As medidas devem ser respeitadas, nem mais e nem menos, o erro pode colocar tudo a perder.
- Os ingredientes devem ser de boa qualidade para garantir um bom pão.
- Caso da primeira vez não dê certo, não desanime, a prática ajuda a melhorar.
A máquina de pão faz o alimento com um ótimo sabor e mais, pode ainda preparar geleias, doces, bolos e tortas.
Uma outra vantagem que atrai muito as donas de casa para ter uma máquina de fazer pão é que elas não deixam sujeira, como aconteceria fazendo o alimento com o método normal.
Alguns detalhes:
- Não é aconselhável abrir a tampa da máquina enquanto ela trabalha nas fases do pão crescendo e na hora de assar. Ela não fica travada, então, caso seja necessário colocar um ingrediente, como mais farinha, faça, sem medo.
- A própria máquina para determinados pães indica o momento certo de colocar os ingredientes, como por exemplo, um pão com frutas secas. Quando chega a hora ela faz um barulho bem alto para alertar.
- Outra dica importantíssima, uma vez que a máquina alerta que o pão está pronto é hora de retirá-lo imediatamente. Se você não retirar, ele continuará assando, uma vez que o aparelho ainda está muito quente.
Para Decidir se Ter uma Máquina de Pão Vale a Pena Veja: Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
- Não deixa a cozinha bagunçada, faz tudo sem fazer sujeira.
- Fácil de usar e não gasta muita energia elétrica.
- O pão caseiro é mais saudável e você pode tê-lo fresquinho quando quiser.
- A variedade de outras coisas que podem ser feitas usando a máquina, como as geleias, por exemplo.
- A máquina também pode ser só para sovar o pão, caso você queira dar um outro formato a ele e assá-lo no forno.
Desvantagens:
- Não é um eletrodoméstico pequeno, é necessário dedicar um bom espaço a ele.
- Não dá para variar o formato do pão.
- Se a receita não for exata o pão não ficará bom.
- Algumas técnicas para avaliar se a massa está no ponto servem para ter o melhor resultado.
- Não dá para ter uma grande variedade de tamanho de pães.
- Uma vez que você começa a fazer não tem como parar e voltar atrás.
- Caso a energia acabe no meio da fabricação você perderá o pão.
- Não é um pão como o de padaria.
O que Dizem as Pessoas que já Compraram um Máquina de Pão?
- Elas consideram que as vantagens superam as desvantagens e por isso, vale a pena ter uma máquina dessas em casa.
- Não se trata de um eletrodoméstico muito caro. Se usar pelo menos duas vezes por mês terá pago o que gastou comprando, caso economize com o pão na padaria.
- Para quem gosta de inventar é sempre um estímulo a encontrar novas receitas de pães.