?> Soluções Para Problemas Acústicos Em Residências | Imóveis Cultura Mix

Soluções Para Problemas Acústicos Em Residências

Quem gosta de vizinhos barulhentos, som de helicóptero, buzinas de carros e muitos barulhos que deixam qualquer um de cabelo em pé? Isso para quem mora principalmente nos grandes centros é motivo de incômodo constante que gera muita dor de cabeça.

A grande maioria das pessoas não sabe como resolver problemas assim e criar um isolamento acústico ou usar algum outro recurso que possam evitar esse mal, ficando totalmente desesperadas. Infelizmente a grande maioria somente se preocupa quando o problema já está bem grave, tendo depois que tomar atitudes muito mais drásticas.

Soluções Para Problemas Acústicos Em Residências

Soluções Para Problemas Acústicos Em Residências

 Aonde Mais Acontecem Esses Problemas

 Grande parte do excesso de som pode acontecer em qualquer local com muito movimento e são geralmente gerados por intensa passagem de aviões ou helicópteros que transmitem isso pelo ar. Locais que estão situados em regiões ou ruas com subidas têm uma maior probabilidade de receber uma intensidade maior de barulho.

Também existem muitos ruídos de origem mecânica como elevadores, ar condicionado, compressores e muito mais. As casas que sofrem muita reverberação de som também dependem muito de sua decoração, onde algumas que possuem pouca ou nenhuma cortina e têm grandes janelas têm maior chance de sofrer com esse fenômeno acústico.

 Vídeo:

Dicas Para Resolver Problemas Acústicos

Alguns métodos são muito eficazes para procurar minimizar os ruídos ou problemas acústicos que podem interferir em uma residência. Um grande exemplo disso são as janelas e portas anti-ruído que têm a possibilidade de ajudar no isolamento desse local quando o mesmo acaba sendo externo. Mais uma opção para as janelas é usar vidros que podem ser duplos ou até triplos. Algumas situações requerem até mesmo os vidros quádruplos nos casos de casas próximas a aeroportos onde o barulho é mais intenso.

Dicas Para Resolver Problemas Acústicos

Dicas Para Resolver Problemas Acústicos

Forros especiais também são um recurso interessante que podem ser benéficos para minimizar esses ruídos em casos de casas que apresentem somente telhados. O fato de o material possuir um peso grande em sua constituição favorece para manter um isolamento ainda maior como os forros acartonado em gesso com três camadas.

Equipamentos acústicos que também podem ser usados para resolver problemas desse tipo em residências é a espuma de poliuretano, a lã de vidro que é revestida com uma espécie de tecido ideal para o isolamento acústico, e tratamento do local. Sua aplicação é feita diretamente sobre a parede.

Em algumas situações um papel texturizado é eficaz a reduzir os ruídos e melhorar o isolamento. Borrachas de vedação nas portas também é outra dica a ser pensada com carinho por quem não aguenta mais tanto barulho dentro de casa.

Vídeo:

Produtos Criados Para Auxiliar Problemas Como Esse

Todos os métodos são válidos quando o objetivo é tentar diminuir aquele som incômodo. Algumas empresas como a Trisoft têm desenvolvido alguns produtos ecológicos para empresas da área da construção civil como a lã para revestimento acústico totalmente a base de garrafas pet.

O nome desse inovador produto é o Pet Isosoft que vem sendo estudado a fundo em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  A principal função desse equipamento é causar um isolamento acústico em pisos, telhados e principalmente em paredes. Sua grande vantagem é o fato de ser um produto reciclável e totalmente ecológico.

Problemas Acústicos Na Hora Da Construção

O que poucas pessoas não entendem é que a melhor forma de combater problemas acústicos em residências deve ser feito no momento inicial da construção. Essa atitude de antecipar esses inconvenientes antes de uma reforma ou mesmo no momento inicial de uma obra é bem interessante e evita gastos desnecessários no futuro.

Como exemplo disso a aplicação de pisos de cerâmicas de forma direta sobre lajes em apartamentos auxilia na verdade a aumentar ainda mais essa intensidade de ruídos. O ideal mesmo é aplicar entre a laje de concreto e o acabamento, um emborrachado ou manta para que assim o ruído seja reduzido.

Algumas construções que possuem paredes que dividem o local, mas não chegam até o teto e possuem pequenas frestas, são muito favoráveis para propagação do som. É recomendável pensar nisso antes de construir algo no local.

Antes de instalar, por exemplo, um ar condicionado em uma sala ou ambiente é importante saber que os dutos do ar condicionado acabam não recebendo nenhum tipo de tratamento acústico e dessa forma sendo uma importante via de acesso desse barulho que é transferido para vários locais.

Algumas construções como condomínios e apartamentos possuem muitas máquinas como bombas de água e elevadores que no momento de sua instalação não tiveram a inclusão de amortecedores o que acaba também gerando muito mais ruído no local.

Prevenção De Problemas Acústicos Nas Residências

Como dito anteriormente, o momento que antecede uma construção é o ideal para tentar prevenir problemas futuros a nível acústico nas residências. Mas para uma pessoa que pensa em comprar uma casa já construída, convém tomar algumas medidas de prevenção bem importantes:

  1. Antes de adquirir o imóvel é interessante verificar se a casa ou apartamento está localizado próximo a avenidas principais, ou ainda em áreas com pista de pouso de aviões ou helicópteros. Locais assim sempre geram grandes ruídos
  2. No caso de compra de apartamentos é importante perguntar ao responsável pelo empreendimento, que na grande parte é o síndico, referente ao horário limite de tolerância de ruídos no local.
  3. Também ainda no caso de apartamentos, convém sempre questionar ao responsável que quando ocorrer reformas no prédio isso deve ser feito em horário comercial e sinalizados de quanto tempo vai demorar. Isso auxilia ao vizinho se programar melhor para o que vai acontecer no dia da reforma e até evitando desgastes desnecessários.
  4. Em diversas situações quando o ruído é extremamente alto, é necessário acionar os órgãos competentes para que isso seja notificado e acabe de uma vez por todas com esse incômodo.
  5. Antes de qualquer coisa procure identificar a fonte de ruído. Não adianta nada investir em recursos anti-ruído se a fonte desse incômodo está praticamente “do seu lado”.
  6. Em casos extremos conhecer os seus direitos com um advogado pode ser de grande importância.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *