Pensando em piscinas, há uma infinidade de tamanhos e formas possíveis para serem criadas em sua construção. Antes da escolha do modelo e do material há de se pensar que um empreendimento desses é quase para a vida inteira, devido a sua elevada vida útil, e isso acaba fazendo da piscina feita em concreto uma excelente opção quando se quer uma piscina bonita e única.
Revestimentos Para Piscinas
Essas piscinas podem ser projetadas a partir do gosto do proprietário, por isso, podem ser construídas em harmonia com o restante do projeto arquitetônico, podendo ser revestidas com pastilhas cerâmicas e com muitas outras decorações. Estas acabam sendo muito mais superior quanto ao aspecto visual, claro que se devidamente construídas e projetadas, podendo transmitir tranquilidade, harmonia, e elegância, detalhes difíceis de serem conseguidos em piscinas feitas a partir de outros materiais.
Outro revestimento bastante usado em piscinas de concreto é aquele feito a partir do assentamento do azulejo comum, que acabou ficando bastante popular, mas segundo os especialistas, tem perdido espaço para a aplicação das pastilhas cerâmicas, que são mais coloridas e bonitas.
Essas diversas formas de revestimento aumentam ainda mais as possibilidades decorativas da piscina, inclusive levando a uma maior personalização, que pode ser feita através da confecção de combinações de cores e mosaicos. Há ainda outra vantagem relacionada ao uso de pastilhas, já que, ao contrário do azulejo, tem uma chance reduzida de quebra.
De acordo com especialistas, o uso de pastilhas para o revestimento das piscinas não apresenta somente vantagens, há ainda contras que precisam ser levados em consideração. Um deles é a grande facilidade com que se soltam quando ocorre um descuido no controle da qualidade da água, relacionado ao PH e ainda a dureza cálcica. Esse problema acaba gerando outro, pois quando elas se soltam, acabam caindo no fundo da piscina e, consequentemente, sendo aspiradas pela bomba que ficam danificadas.
Além dos revestimentos já citados, ainda há a possibilidade de se usar a aplicação de epóxi, ficando bastante resistente também ou fazer a opção pela instalação de uma manta vinílica.
Mas nenhum deles terá sucesso garantido se não houver uma impermeabilização bem feita. Caso ela não seja feita da maneira correta, devido o adensamento do solo, podem ocorrer fissuras no concreto causando vazamentos que levarão a um prejuízo e uma dor de cabeça imensa ao proprietário.
Apenas com uma impermeabilização de primeira qualidade, que deve ser feita durante o processo de construção, a tão sonhada e esperada piscina de concreto se transformará num verdadeiro paraíso e não em um tormento, o que acontece em muitos casos.
Manutenção das piscinas de concreto: para fazer essa manutenção, mais relacionada a limpeza do ambiente, pode-se usar uma escova de aço; lembrando que essas piscinas não mancham por causa do cloro, mas pelo uso de produtos algicidas que tenham como base o cobre. Uma atenção especial deve ser dada para a limpeza dos azulejos, já que nesse local pode haver o desenvolvimento de algas e fungos.
http://www.youtube.com/watch?v=_dkJh57Bhj0Piscinas De Fibra De Vidro
As piscinas feitas com fibra de vidro também chamadas de fiberglass são uma excelente opção quando se pretende ter uma piscina que possua manutenção facilitada e baixo custo. Elas possuem uma superfície bem lisa, por isso as algas são retiradas com menos trabalho e a ausência de repartições reduzem bastante o acúmulo de sujeiras.
Além disso, há outras vantagens, como o fato de o material influenciar pouco no pH da água, possuírem rápida instalação rápida e menor ocorrência de vazamentos. Mas como todas as moedas têm dois lados, há ainda as desvantagens, e uma delas está no fato de não poder ser esvaziada. Nesses casos deve ser feito um processo de escoramento das paredes, com isso a pintura fatalmente acabará se desbotando.
Assim como na piscina de concreto, ouso de algicidas à base de cobre também deve ser evitado, por causarem manchas azuladas ou amareladas. Também deve ser aplicado cloro com moderação.
As piscinas de fibra de vidro e de resina de poliéster são as mais usadas no Brasil, especialmente em razão de seu baixo custo de aquisição e instalação, cujo valor gira em torno de 8.000 reais, claro que tudo aliado a grande praticidade de se adquirir uma piscina já pronta.
Manutenção das Piscinas de Fibra de Vidro: a pintura desse tipo de piscina é bastante suscetível a arranhões e ao uso dos produtos errados em sua manutenção, causando manchas. Para usar o cloro, por exemplo, é preciso diluí-lo muito bem de aplicá-lo, especialmente se for usar tricloro granulado. Caso perceba pedras de cloro no fundo da piscina logos após a aplicação do produto, é necessário usar uma escova conectada a uma haste para pressionar tudo, varrendo bem até que se diluam todas as pedrinhas. Agindo dessa forma pode-se evitar o aparecimento de manchas brancas no fundo da piscina.
Além disso, nunca use escova de aço durante a limpeza e jamais tire mais de metade da altura da água. Esse tipo de construção pode se quebrar caso não seja estaqueada antes de ser seca;
Também é preciso ter cuidado durante o manuseio de registros e ainda da limpeza do pré-filtro, essas piscinas geralmente possuem casa de máquina bastante pequena o que facilita o alagamento a partir de qualquer vazamento, e até com o gotejamento. A utilização de aspiradores de cerdas é mais apropriada em piscinas de fibra, já que até mesmo as rodas do aspirador podem vir a ralar a pintura.
Piscinas de vinil: são todas as piscinas usam essa forma de revestimento, não sendo possível a diferenciação entre os materiais usados na construção do reservatório. O vinil é um produto impermeabilizante usado na piscina, e que fica mais a mostra, também chamado de manta vinílica.
As piscinas feitas com vinil podem ser mantidas da mesma forma que as de fibra de vidro. Mesmo que elas sejam bastante resistentes, é necessário cuidado maior no caso do uso de objetos pontiagudos, em razão de uma possível perfuração.
Essas piscinas podem ser construídas a partir do uso de Chapas Metálicas, Chapas Polímeras e Blocos de Concreto.
Agora que já foram expostos todos os prós e contras dos materiais e formas de se construir uma piscina, cabe a você escolher aquele que mais lhe agrada.