?> Como Montar uma Cozinha Inteligente | Imóveis Cultura Mix

Como Montar uma Cozinha Inteligente

Todos sabem que a tecnologia evolui, sendo que nos últimos anos ela tem evoluído ainda muito mais rapidamente do que em décadas anteriores. E quando falamos no avanço da tecnologia, é claro que a primeira coisa que vem a mente da maioria das pessoas são computadores, smartphones e outros equipamentos que surgem inovando há cada seis meses. Mas este avanço da tecnologia também permite que algumas outras evoluções também surjam, resultado em um produto final que não necessariamente utilize tecnologia como seu fim, mas foi feito a partir do desenvolvimento de novas tecnologias.

E esta evolução pode ser percebida em diversos cantos da nossa casa, até mesmo em locais que não estamos muito acostumados a pensar em termos de tecnologia, como a cozinha, por exemplo. Durante séculos este foi um espaço, acima de tudo, de trabalho. Afinal de contas, nunca foi fácil preparar os alimentos que servem para manter as pessoas vivas. Mas agora as cozinhas estão muito mais modernas e inteligentes, o que ajuda muito na hora das pessoas a cozinharem ou fazerem a manutenção e a limpeza adequada deste espaço. Afinal de contas, a correria do dia a dia é grande as pessoas não possuem mais tempo para ficar na cozinha o dia inteiro.

Cozinha Inteligente

Cozinha Inteligente

Quando falamos de cozinha inteligente, estamos falando em dois aspectos diferentes, mas que acabam se complementando. O primeiro deles realmente está relacionado as questões mais técnicas e tecnológicas da cozinha, como os novos eletrodomésticos que ajudam muito as pessoas.  Hoje em dia é possível encontrar mais do que simples geladeiras, mas as geladeiras que se conectam a internet, e que conseguem, por exemplo, fazer as compras no supermercado sozinhas com base nos ingredientes que ainda estão no sue interior. Mas também existe um outro aspecto relacionado a cozinha inteligente que está ligado a forma como ela foi pensada e feita. Neste aspecto entram os pisos, os móveis, a iluminação, etc.

Confira Algumas Dicas para Conseguir Montar uma Cozinha mais Inteligente:

Piso

Começando pela base da cozinha, que é o seu piso. Todos sabem que este espaço está mais suscetível a sujeiras do que a maioria dos outros cômodos da casa. Por isso, é muito importante que a pessoa pense em um tipo de piso que seja mais fácil de se limpar, permitindo que não se tenha muito trabalho na hora de fazer esta manutenção. Além disso, é importante também tomar cuidado com determinados tipos de piso que facilitam na hora da pessoa escorregar, especialmente se houverem crianças ou pessoas mais idosas circulando pelo local.

Móveis Planejados

Uma cozinha inteligente, acima de tudo, deve conseguir aproveitar bem os espaços que estão disponíveis, sendo que a melhor forma é a construção de móveis planejados para a sua cozinha. Estes móveis conseguem realmente aproveitar da melhor forma possível os espaços. Além disso, as pessoas também precisam se preocupar com o acesso as coisas. Os usuários da cozinha não devem ter que se preocupar em pegar um banco uma escada para pegar alimentos, por exemplo. As coisas do dia a dia devem estar sempre por perto, e as coisas que não se usa sempre podem ficar em locais de mais difícil acesso.

Iluminação

Uma cozinha inteligente também deve apresentar uma iluminação adequada para o ambiente de trabalho. As pessoas não devem passar trabalho para conseguir fazer uma refeição durante a noite por exemplo, mas também não é necessário encher a cozinha de lâmpadas. O ideal é que se tenham luzes fortes em determinados pontos da cozinha, como em cima dos balcões ou do fogão, e que elas estejam combinadas com outros tipos de luzes indiretas.

É importante também que as pessoas pensam na economia na hora de fazer suas instalações elétricas, e isso engloba não apenas a parte de iluminação, mas também toda a parte de instalação dos eletrodomésticos. Existem uma série de lâmpadas disponíveis hoje no mercado que permitem que as pessoas economizem na conta de luz no final do mês. Tudo isso deve ser pensado para que a pessoa não invista muito dinheiro em uma cozinha e ainda tenha que pagar muito caro todo o mês por causa do sistema de iluminação.

Ar

É importante também que as pessoas pensem na sua cozinha como um bom local de circulação de ar. Isso porque todo sabem que existe uma grande quantidade de odores que são ai gerados, alguns nem tão agradáveis, como cheiro de fritura. É importante que a peça tenha uma boa circulação de ar para que este cheiro não fique acumulado. Outro problema que surge em cozinhas que não possuem circulação de ar adequados está relacionado ao surgimento de mofos. E não esqueça dos dias mais quentes do ano, onde a pessoa terá que passar algum tempo na cozinha. Se estiver muito calor, e não houver circulação de ar, dificilmente a pessoa conseguirá ficar muito tempo no local.

Cozinha Arejada

Cozinha Arejada

Eletrodomésticos Inteligentes

E por fim chegamos aos eletrodomésticos, que são as grandes estrelas de toda cozinha. Hoje em dia as pessoas já possuem a sua disposição uma série de eletrodomésticos com funções inteligentes. Mas infelizmente a tecnologia está acessível apenas as pessoas que realmente tiverem muito dinheiro, já que eles são muito mais caro do que os convencionais. Mas a boa notícia é que, muito provavelmente, em breve os preços acabem caindo com a popularização da tecnologia.

Dentre os eletrodomésticos do futuro, o mais interessante de todos é a geladeira. Elas possuem monitores na frente da porte, onde é possível ter acesso a diversos recursos, desde se fazer a lista e acompanhar a quantidade de alimentos dentro dela até mesmo programar para fazer o pedido de novas compras em supermercados que tenham esta função.

Armários já estão sendo vendidos com telas led, onde a pessoa pode assistir a programação de televisão ou vídeos que estejam no seu computador e também com portas que podem ser abertas apenas com o comando da voz.

Além disso, diversos outros utensílios também estão sendo feitos com mais de uma função, como os multiprocessadores que preparam alimentos de acordo com a receita escolhida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *