?> Recuperação da Nova Luz Fica com Americanos - Consórico e Prefeitura | Imóveis Cultura Mix

Recuperação da Nova Luz Fica com Americanos

A discussão foi longa, na verdade durou nada menos do que cinco anos até que finalmente ficasse definido com quem deveria ficar o projeto de recuperação da área da Nova Luz na cidade de São Paulo.

Recuperação da Nova Luz Fica com Americanos

Recuperação da Nova Luz Fica com Americanos

Agora terminada a polêmica coube a Prefeitura de São Paulo anunciar que a recuperação da Nova Luz fica com americanos, mais especificamente a empresa norte-americana Aecom é que vai ficar encarregada de fazer com que a revitalização da cracolândia saia enfim do papel.

A empresa

A empresa Aecom foi à responsável por estabelecer as diretrizes para a realização da Olimpíada de Londres em 2012, já em São Francisco nos Estados Unidos, a recuperação da área portuária também ficou a seu cargo e foi por ela realizada tendo recuperado ainda o centro de Manchester, na Inglaterra sendo que tudo isso foi realizado nos últimos cinco anos.

Formação de consórcio

Consórcio

Consórcio

É junto com a Companhia City, com a construtora Concremat e com a Fundação Getulio Vargas (FGV) que a Aecom vai formar o consórcio que se encarregará da criação do modelo de recuperação que será usado para a área da Nova Luz que se localiza no centro velho da cidade, sendo que com o decorrer do tempo o local se tornou conhecido devido ao grande numero de usuários de drogas que fazem ponto naquele local.

No ano passado foi lançada a licitação que não levava em consideração projetos pré-fabricados, mas sim o currículo das empresas que se candidataram a fazer a recuperação desta área e que já haviam recuperado outras áreas degradadas.

Desapropriação

O previsto é de que em março do próximo ano o consórcio tenha concluído o projeto urbanístico que deverá ser implantado na cracolândia e nesta ocasião a área que é de 362.000 metros quadrados estará então pronta e então será concedida a grupo privado novo e a este será dada autonomia para fazer as desapropriações dos imóveis particulares que houver para depois poderem vender as construtoras que tenham interesse suficiente para mudar esta região.

A concessão

Prefeitura

Prefeitura

A concessão que vai ser feita pelo período de cinco anos deverá ser concedida depois de aberta concorrência para tal, e no final isso poderá se transformar em uma renda de até R$ 2 bilhões para a Prefeitura de São Paulo.

Até que a região da Nova Luz seja recuperada ainda há um longo caminho a ser percorrido sendo que uma primeira ação do grupo é a elaboração de um estudo bastante amplo a respeito dos impactos ambientais que esta revitalização poderá causar que devem ser os mínimos para ficar dentro dos novos parâmetros de sustentabilidade. Além de todos esses tramites o projeto ainda terá de se encarregar da construção de mil e duzentas moradias populares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *