Chegando perto do prazo para terminar a ajuda prestada pelo credito tributário nos Estados Unidos da América, a procura por moradias usadas cresce nos Estados Unidos tendo com isso subido para o nível mais alto observado nos últimos cinco meses o que vem de maneira muito clara demonstrar o quanto os compradores estão interessados em fechar algum contrato antes que termine o prazo para concessão do beneficio do credito tributário.
Segundo informações da Associação Nacional de Corretores Imobiliários, as vendas desse tipo de moradias tiveram um aumento na ordem de 7,6% no mês de abril elevando assim o número de vendas anuais para 5,77 milhões de unidades, desde novembro do ano passado este é o maior nível. Em março esse dado havia subido ligeiramente e ficado em 5,36 milhões.
Aumento esperado
Segundo o parecer de analistas esse crescimento de vendas que aconteceu no mês de abril já era de se esperar uma vez que é resultado do credito tributário, da mesma forma que para os próximos meses já é esperada uma queda nas vendas tão logo termine o beneficio que ocasionou a alta na venda de moradias especialmente as já existentes, pois ninguém está disposto a esperar, mas essa queda deverá ser provisória uma vez que existem outros fatores que também vem dando suporte a esse mercado.
Prazo para assinar contrato
A correria foi motivada pelo prazo que os americanos tinham para efetuar a assinatura do contrato. Quem quisesse se beneficiar com o crédito tributário teria de assinar o contrato até o dia 30 de abril e depois a conclusão da aquisição deverá acontecer até o final de junho, caso contrário perde o direito ao crédito.
Apesar do entusiasmo com esse movimento de alta nas vendas há uma questão crucial a ser definida que é saber se a partir daí o mercado imobiliário vai estar preparado par andar sozinho sem ajuda do governo.
A Associação de Concessores de Hipotecas mostraram dados sobre a demanda da ultima semana após ter terminado o beneficio do crédito tributário e essa demanda foi à menor dos últimos 13 anos.
Recuperação limitada
Depois de uma recessão que foi a pior dos últimos 70 anos, a economia vem crescendo já há três trimestres seguidos e os juros no que se refere ao mercado imobiliário estão próximos aos recordes de baixa, porém a recuperação desse mercado ainda está limitada pelo alto índice de desemprego e também pelas execuções de hipotecas de pessoas inadimplentes com o setor imobiliário.
Estoque de imóveis
Em abril o estoque do setor imobiliário, disponível para venda, cresceu 11,5% acumulando 4,04 milhões de unidades sendo que este é o maior estoque desde o mês de julho do ano passado segundo ainda dados da Associação de Corretores.