Qual a Temperatura Que Atinge Uma Churrasqueira?

Churrasco

Churrasco é um nome destinado para um tipo específico de preparo de carnes, que podem tanto ser processadas, quanto in natura, ou até mesmo o preparo de outros tipos de alimentos, como queijos e pães, por exemplo. Todo o processo da preparação de uma carne em um churrasco acontece através de brasas e fogo, e com o auxilio de ferramentas para fixar a carne, que podem ser grelhas e / ou espetos.

Não se encontrou ainda uma unanimidade para estabelecer quando o churrasco passou a ser utilizado e popularizado, mas se tem uma estimativa que esse tipo de preparo teve início em uma época próxima a que o ser humano passou a ter um domínio mais certeiro do fogo, época essa que corresponde à pré história. Foi nesse período também, que os indivíduos passaram a ter noção de que quando a carne se encontrava assada, ela ficava mais palatável e mais macia, agradando assim mais as pessoas.

Esse tipo de preparo de carnes já era observado nas tribos indígenas do nosso continente sul americano, já que essa sociedade já contava com o hábito de defumar a carne que iriam consumir, em grelhas que eram feitas de madeira, criando assim o processo que eles denominavam moka’em. Esse modelo de preparo é o considerado um antepassado do que conhecemos hoje como churrasco, e é inclusive o parente mais próximo. Os principais objetivos do moka’em era tornar o sabor da carne mais agradável, já que ele o alterava significativamente. Outro benefício é que esse tipo de preparativo aumenta bastante o prazo de validade da carne, o que permitia com que ela fosse consumida por mais tempo, ou até mesmo armazwnada.

Conforme o tempo foi passando, todas as técnicas de preparo de carnes no fogo também foram sendo aperfeiçoadas, e o que contribuiu pra isso foram as pessoas que gostavam de caça ou que criavam animais única e exclusivamente com esse fim, o do consumo humano. Essas melhorias dos preparativos serviu para que houvesse adaptação às condições dos momentos em que se estava passando, como por exemplo, as pessoas precisavam se adaptar à quantidade de carne e à lenha que se tinha disponível naquela ocasião.

O churrasco que temos conhecimento e que e popular hoje em dia, tem fama em toda a América do Sul, mas principalmente na região que compreende a Argentina e o Uruguai. Já no que diz respeito ao Brasil, o churrasco é algo muito comum no país todo, principalmente por ter virado um jeito de celebrar e confraternizar as mais variadas situações, porém, é no Rio Grande do Sul que esse costume é levado de maneira mais séria e tradicional, pois é lá que se localizam os pampas, que é o local onde os gados passaram a ser criados de modo mais sério. É por esse motivo também que as pessoas que nascem no Rio Grande do Sul são chamadas de “gaúchos”, já que essa é uma nomenclatura que serve como alternativa para o termo “vaqueiro”.

Churrasco de Gaúcho

Churrasco de Gaúcho

Um outro tópico que fez com que o preparo das carnes com fogo e brasa tenham se tornado populares e crescesse muito, é que para fazer uma carne assada não tem muito mistério nem dificuldades, nem mesmo para as pessoas que precisavam passar vários dias viajando. Por exemplo, para pessoas que estavam acampando e tinham o desejo de preparar uma carne assada, bastava possuir uma faca afiada, uma estaca – que podia ser improvisada com madeira – sal grosso para fazer um tempero, a carne e um fogo potente. O sal grosso não era um problema, devido a sua abundancia no meio, pois ele também servia como uma maneira de complementar a comida do próprio gado.

Temperatura Que Atinge Uma Churrasqueira

Churrasqueira Acesa

Churrasqueira Acesa

Depois das técnicas de churrasco terem se desenvolvido tanto, é possível encontrar dicas para deixar esse alimento o mais saboroso e gostoso possível, então cosias que são importantes ser levada em consideração são o tamanho da carne e a intensidade do fogo da churrasqueira. Por exemplo, carnes com menos de um quilo e meio devem, preferencialmente, ser grelhadas, deixando acima de quinze e trinta centímetros do fogo em questão. Já as carnes que tem mais de um quilo e meio, devem ser assadas entre quarenta e cinco e sessenta centímetros de altura do fogo, isso é essencial, pois pode acabar acontecendo da carne ressecar e queimar por fora, e ficar totalmente crua por dentro.

Uma churrasqueira pode atingir temperatura altíssimas, principalmente aquelas que tem um material que absorvem mais calor. Então é necessário que crianças e animais de estimação mantenham distância e que todas as pessoas que irão manuseá-las tomem o devido cuidado, evitando assim qualquer tipo de acidente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *