Para alguns, que tem o privilegio de ter recursos financeiros suficientes para contratar alguém para realizar com exclusividade todas as atividades domesticas do seu lar, praticar eventualmente um serviço domestico é uma terapia ocupacional. Mas para a maioria das mulheres que além de ter a responsabilidade de cuidar dos filhos, esposo e emprego, ainda precisa cuidar da casa, essa atividade é um tanto exaustiva.
E a vida é curta demais para perdermos tempo repetindo atividades domesticas na ânsia de que a casa fique impecável.
O segredo então para fazer com que a casa se mantenha o máximo de tempo possível arrumada está intimamente ligada com a sua disciplina e a de todas as pessoas que moram com você. É uma consciência coletiva de arrumar, e manter arrumado. E para isso é preciso planejar.
Princípios Básicos Para Organizar a Casa, Manter Organizada:
Não importa a quão bagunçada esteja sua casa, siga as dicas a seguir ordenadamente e verá que essa atividade pode ser até divertida.
- Pegue um cesto, caixa organizadora, de papelão ou bacia, e faça um tour pela casa recolhendo todos os objetos espalhados. Incluindo as coisas que estão fora do lugar, em moveis, pelo chão e lixo que possa ser recolhido sem o auxilio da vassoura e pá.
Depois sente em um local espaçoso e separe-os por utilidade: (A sugestão também pode ser utilizada em armários de cozinha e guarda-roupa.).
- Lixo: Retire o que não serve de jeito nenhum, para seu lar e nem para compor o material reciclado, e descarte-o junto ao lixo comum.
- Itens Descartáveis: Eles costumam entrar em nossas casas como embalagens de produtos adquiridos em supermercados e muitas são utilizados para outras utilidades domesticas. Mas como precisamos consumir frequentemente os produtos que eles condicionam, de forma muito rápida nós os colecionamos involuntariamente, então nesse momento você deverá escolher os que realmente lhe são uteis e os demais encaminhar para uma unidade de reciclagem, ou reutilização. E desde já para prevenir o acumulo destes itens dentro de casa, reserve um local ideal para ele, e quando desocupa-lo imediatamente o coloque lá. E lembre-se dos dias de coleta;
- Itens doáveis: Avalie os itens que você sempre costuma deixar no meio da casa de uma forma especial, observe se ele tem mais alguma utilidade para você além de bagunçar a casa. Caso você não o use e ele não te faça falta doe a alguém que precise.
- Seus artigos: Os que realmente importam para vocês deverá permanecer no recipiente que você usou para recolhê-los, só que dessa vez limpos. Deixe esse recipiente em um local visível para que você possa lembrar-se de voltar para ele no fim da limpeza e desocupa-lo, porem o coloque em um lugar que não lhe incomode quando estiver realizando as demais atividades.
- Limpe a casa: Retire tapetes, cortinas, toalhas de mesa e itens similares que deverão ser substituídas no fim da limpeza, e em contrapartida cubra temporariamente os moveis e locais que não podem pegar muita poeira, enquanto você espana as paredes, os moveis, varre a casa, aspira o pó, e passa o pano úmido com algum elemento de limpeza e aroma no chão. Depois de o chão estar totalmente seco retome as atividades, limpando eletros, janelas de vidro, espelhos, lustrando moveis, e limpando artigos de decoração.
- Agora pegue aquele recipiente onde você acomodou os itens que estavam espalhados pela casa e devolva-os para seus respectivos lugares.
Como Manter a Casa Arrumada:
- Evite bagunçar: Tudo o que você puder devolver para o lugar de origem assim que terminar de utilizar, devolva!
Não deixe para depois, pois os itens podem se acumular e depois você terá que repetir a nossa primeira recomendação com muita frequência, ou demoradamente. Para tornar essa ideia mais confortável, e se não estiver disposto a devolver em imediato o item que usou, aproveite a ida a algum lugar, e antes de ir avalie se você pode usar o percurso que já ia fazer por necessidade em beneficio de levar o item coloca-lo no seu lugar. Mas cuidado para não ficar obcecada em organização e isso não virar uma mania prejudicial a você.
- Regras: Você como a líder da limpeza do lar, tem total liberdade de impor que as outras pessoas que moram com você cooperem para diminuir o seu serviço. Por isso estabeleça atividades para cada membro da família que reside com você, sem isentar ninguém por compaixão. Desse modo cada um terá sua atividade, e você não ficará tão sobrecarregada, e o mais importante é que sua casa se manterá organizada.
- Fiscalize-se: É típico de mulher comprar alem das necessidades, ou por adiantamento, e acabam acumulando em casa coisas que já possuem, não precisam ou não vão usar agora. Principalmente se for produtos de consumo alimentício ou outros itens com validade de pequeno prazo.
- Caixas organizadoras: Elas são uteis para guardar muitos materiais e combinam com muitos ambientes. Coloque nas caixas organizadoras os itens que frequentemente ficam fora do lugar como jornais, revistas e brinquedos. Mas evite te-las como a saída para suas necessidades imediatas, acumulando inúmeras caixas, pois é muito fácil desorganizar pensando que está organizando.
- Sujou, limpou! Secou, encheu! E usou, guardou: são regras gerais! Inicialmente você deve deixar a pia da cozinha limpa, a louça seca e guardada, Garrafas cheias de água na geladeira e recomendar a todos os moradores do lar, que cada um será “empregado” de si. Executando as atividades de modo imediato.
- Cronograma: Para as atividades diárias você também pode se organizar. Em uma folha de oficio, desenhe e preencha organizadamente uma planilha constando quanto tempo você tem para cada atividade e que horas deve efetuar. Pontue as atividades domesticas ou não por ordem de prioridade, como por exemplo.
- Segunda feira:
- 05h30min até as 06h00min preparar o café da manhã.
- 06h30min as 07h15min organizar a cozinha.
- 07h30min as 08h00min se arrumar e deixar as crianças no colégio.
Deixe essa planilha em um lugar visível, podendo ser a porta da geladeira, ou próximo ao telefone, de modo que você possa ver com frequência. Se tiver dificuldades copie a planilha e espalhe em diversos pontos da casa.
Por fim faça uma faxina geral pelo menos quinzenalmente, evitando que as atividades se acumulem rapidamente. E nos demais dias pratique a organização, que será fácil ter uma casa arrumada.