?> Dicas Para Escolher Pisos Para Calçadas | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Escolher Pisos Para Calçadas

A calçada de uma residência é uma parte muito importante na composição visual do imóvel, pois ela faz parte da parte externa, que acaba fazendo parte da aparência externa que transmite o imóvel. A calçada faz parte da primeira impressão visual que as pessoas terão da nossa casa.

Por isso a escolha e a colocação dos pisos se constituem como uma das partes mais importantes que existem quando se é realizada uma construção ou reforma.

Por isso as pessoas precisam se preocupar com o tipo de piso que irá se colocado na sua calçada, essa etapa necessita de bastante atenção para que o piso seja escolhido de maneira correta.

Dicas Para Escolher Pisos Para Calçadas

Dicas Para Escolher Pisos Para Calçadas

Quando a fase de colocação dos pisos é referente à parte externa, que é o caso das calçadas, acaba ainda existindo as dificuldades para a instalação desse piso, como as variações do clima, a movimentação de pessoas e outras situações que podem vir a acontecer.

Para que o piso cause um grande efeito na calçada onde for colocado, é necessário observar a qualidade e além disso a parte de impacto visual e a parte estética.

Devido a esses fatores, é necessário observar se o piso possui uma boa durabilidade e resistência, a composição da sua superfície (a calçada não pode ser feita com um piso liso, pois em caso de chuva, as pessoas correm o risco de sofrerem quedas) para oferecer conforto e segurança para as pessoas e a própria beleza.

Pisos e o Seu Efeito Decorativo

O primeiro aspecto que as pessoas avaliam na hora de comprar o piso é a questão da beleza. Muitas vezes, as pessoas buscam fazer uma combinação entre o piso e o imóvel, para gerar um efeito visual bonito e que chama a atenção das pessoas.

O mercado (principalmente nas lojas especializadas em pisos e de materiais de construção) tem uma grande variedade de pisos existentes, existem pisos das mais diversas cores e tipos e que transmitem grande beleza. Entre os diversos tipos de piso existem das mais variadas cores, pisos brilhosos, pisos foscos, imitações de pedra e outros diversos tipos de piso que são apropriados para serem usados na composição de uma calçada.

Pisos e o Seu Efeito Decorativo

Pisos e o Seu Efeito Decorativo

Os pisos conseguem fazer com que as calçadas se tornem verdadeiras obras de arte. Nesses casos a calçada funciona como parte da decoração dos imóveis que eles compõem.

Uma calçada bem feita, com pisos que possuem alta qualidade (de composição material e de cor) causam um impacto visual positivo nas pessoas, produzindo um efeito decorativo.

Um piso bonito causa diferença e chama a atenção para a calçada, no entanto, quando você for escolher o piso não se limite a pensar somente na beleza que ele irá causar para a sua calçada.

Dicas Para Escolher o Piso Para a Calçada

Segue abaixo algumas dicas para ajudar no momento em que você for escolher o piso para compor a sua calçada, para que você não erre na escolha do piso.

a)   Um dos aspectos importantes para a aquisição de um piso para calçada é a questão de sua força e resistência. A calçada é um local em que existe uma grande movimentação de pessoas, e por isso é necessário que os pisos possuam um alto grau de resistência para suportar e resistir aos impactos provocados pelo movimento das pessoas;

b)   Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a questão da aspereza do piso, pois as calçadas não podem ser feitas de pisos lisos, pois os pisos que não possuem aspereza podem causar acidentes em caso de estarem molhados. Os pisos da calçada devem ser antiderrapantes (esses pisos contem ranhuras para evitar que os pisos fiquem lisos);

c)   Outros aspectos que devem ser levados em conta na escolha do piso são a qualidade e a tradição dos fabricantes;

d)   Os especialistas indicam que as pessoas devem comprar os pisos com classificação PEI de no mínimo no. 04;

Pisos Recomendados Para Revestir Calçadas

Entre os pisos que se enquadram nessas características está o quartzito, que são pisos que se destacam pela beleza e são bastante resistentes. Além disso, o quartzito é antiderrapante, térmico, é muito fácil de ser colocado. O quartzito se caracteriza como um tipo de piso que oferece qualidade, segurança e versatilidade, por isso está se constituindo como uma boa opção de piso para ambientes externos.

Outra opção é o concreto alisado, onde a calçada é feita toda de concreto tendo o seu acabamento feito com argamassa alisada. No acabamento deve ser feito ranhuras para que o piso não apresente características derrapantes, para que não cause acidentes.

Os pisos intertravados e os blocos de concreto são outras opções bastante adotadas na composição de pisos para calçadas. Normalmente esse tipo de piso apresenta grande espessura e alta abrasividade, sendo ideais para compor as calçadas, pois possuem grande resistência ao sol e as intempéries do clima.

O ladrilho hidráulico consiste em outra opção de piso para calcadas, podendo ser encontradas diversas opções de cores e desenhos, sendo feitas de cimento, pó de mármore e vários pigmentos.

A Granilite também é um tipo de piso composto por mármore, granito, quartzo e calcário, que podem ser misturados ou não. A granilite é uma espécie de piso muito similar ao cimento queimado, contudo apresenta uma resistência maior que o cimento. Para ter uma durabilidade maior deve ser evitada o contato com materiais abrasivos e químicos.

Outra opção é o Mosaico Português (petit pavet) que é uma espécie de piso assentado, com diversas cores (preto, branco, vermelho, amarelo e cinza). Esse tipo de piso permite a realização de muitos desenhos, contudo possui a necessidade de constante manutenção para reparar as peças.

Classificação De Pisos – PEI

PEI é uma sigla que em inglês quer dizer Porcelain Enamel Institute. Esse instituto através de normas de classificação, definem os graus de resistência e abrasão dos pisos e das porcelanas.

Conforme esse instituto, o maior grau existente de resistência e abrasividade dos pisos é o numero 05. Por isso, os especialistas recomendam que sejam usados para ambientes externos os pisos com maior grau de classificação que seriam os números 04 e 05.

É de fundamental importância o uso do piso correto para que o mesmo consiga apresentar um bom tempo de vida útil, fazendo valer o investimento por parte do adquirente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *