Dos revestimentos a serem usados em pisos, o porcelanato é um dos mais queridos pelos empreiteiros. Ele oferece um bom acabamento, é ótimo para a decoração a extremamente resistente. Sim, é bem mais caro e por isso gera algumas dúvidas quanto à sua necessidade, mas é um bom material e uma ótima escolha se você está pensando em aplicar em sua casa.
Os Benefícios do Porcelanato
O porcelanato pode ser usado em pisos tanto com pouco como com muito fluxo de pessoas pela sua alta resistência. O custo é alto, mas é bem mais durável que a cerâmica comum, revestimento mais usado e popular que também gera um bom acabamento.
A principal vantagem do porcelanato diante dos outros revestimentos para piso é sua qualidade de material. Feito com uma mistura de minerais nobres, ele se torna quase impermeável à água, por isso não sede fácil e sua troca é necessária com o dobro do tempo de um piso de cerâmica comum. Enquanto uma cerâmica dura em média 10 anos, o porcelanato pode durar bem mais.
Um dos grandes diferenciais do porcelanato é a seu acabamento nivelado e homogêneo. Cada pedra é formada por uma queima de porcelana e diversos minerais, que deixa o visual mais liso, sendo considerado ideal para ambientes com decoração mais sofisticada e uma boa pedida para investimento em locais onde os pequenos detalhes no visual conta.
Os Tipos de Porcelanato
Para quem está avaliando investir em porcelanato, confira os principais tipos e seus diferenciais:
Polido – é o mais popular deste material e com custo mediano. Como tem um brilho intenso, é ótimo para investir tanto na casa toda como no hall de entrada de espaços públicos, como repartições, portarias prediais, dentre outros. O acabamento é considerado até mesmo melhor que o uso de pedras naturais, e como é bem durável, é ótimo para ser colocado em locais com grande passagem de pessoas.
Esmaltado – Ele é tão brilhoso como o porcelanato polido, mas há algumas mudanças que fazem este piso ser mais indicado para revestimentos internos, pois ele pode ser brilhante ou mate (não é fosco, é próximo disso), e liso ou áspero. Por poder ser áspero, ele não é indicado para uma garagem, mas é melhor para quem tem crianças em casa e idosos, evitando acidentes com o piso lavado ou limpo.
Struturato – É um antiderrapante e resistente à umidade e variações de temperaturas, por isso sua principal indicação é em banheiros, saunas e spas. O seu acabamento é levemente diferente da versão lisa, mas ainda assim bem brilhante e intensa, por isso é bastante usado. Este é o tipo mais indicado para garagens, pois não atrapalha na hora de colocar o carro.
Retificado – é quando suas bordas são retas e você pode usar pouco reajunte. Ele deixa a impressão que todo o piso é formado por uma peça única, por isso é ideal para colocar em locais amplos como um hall de entrada. Em casa também pode ser usado no interior dos cômodos sem qualquer problema, mas pede uma decoração bem mais sofisticada. Neste tipo de piso, o reajunte pode chegar a no máximo 1 mm entre cada pedra. Nos demais, em média 8 mm, pois as bordas são arredondadas. Este tipo de porcelanato ainda recebe um desbaste lateral, por isso deixa o visual ainda mais uniforme.
Rústico – é como se a porcelana estivesse em seu estado bruto, por isso é uma boa pedida para locais em que o verde está na decoração, ou ainda varandas e terraços. No visual, apresenta uma pedra áspera e de aspecto opaco, por isso não é indicada para combinar com decorações mais sutis e discretas. Mas mesmo assim ainda é bem moderno.
Rústico Polido – ele é mais bruto, mas mesmo assim ainda mais liso e brilhante, como um encaixe para ser aplicado em ambientes internos sem qualquer problema.
Lapado – conhecido porque tem um brilho tão intenso quanto o mármore e outras pedras naturais, uma ótima pedida para quem adora acabamentos que dão uma sensação maior de amplitude no espaço.
Acetinado – o diferencial dos outros tipos é apenas ter um brilho mais intenso e levemente acetinado, como se estivesse coberto com alguma coisa. No mais, não passa do tipo comum e durável tanto quanto os outros. O valor não muda muito do tipo comum, modificando para mais alguns reais apenas.
EXT – é o outro nome do porcelanato do tipo Struturato, abrasivo, por isso indicado para áreas externas, spas e locais onde a variação de temperatura é bem alta.
https://www.youtube.com/watch?v=dCHkJfa222s
Dicas para Limpeza e Conservação do Porcelanato
O porcelanato é sim um material extremamente resistente, mas merece alguns cuidados na conservação. Se seu produto iria durar 10 anos, pode durar o dobro do tempo se for bem conservado.
- Evite produtos abrasivos, responsáveis por remover a cobertura do porcelanato, seu brilho e assim seu melhor visual por mais tempo. Produtos a serem evitados na limpeza de seu revestimento: sabão em pó, ceras, água sanitária, detergentes sem ser do tipo neutro, soda cáustica e semelhantes.
- Use vassouras de pêlo. As de aço podem arranhar seu piso, pois elas arranham até mesmo a cerâmica, que é um piso mais grosseiro.
- Limpe com um pano úmido e vassoura: é tudo o que você precisa para deixar seu porcelanato novo.
- Passe um pano úmido ao final para remover a poeira.
Quem pode Aplicar Porcelanato?
Qualquer profissional que consegue assentar cerâmica também vai conseguir deixar este piso perfeito. O processo é o mesmo, por isso o cuidado na escolha do profissional ainda é a mesma. Procure referências, observe procure projetos anteriores e qualificação profissional em sua escolha.
Como Escolher Porcelanato?
A escolha do material deve ser definida de acordo com sua decoração e seu projeto, bem como os usuários do ambiente. Os modelos mais brilhosos são ótimos para salas de estar. Já os anti derrapantes são mais indicados para banheiros, quartos e salas de estar. Tudo depende do espaço a ser usado, como você planeja sua decoração e a pretensão de uma troca longa.