Parque Recreativo Natural: Uma Opção de Lazer para Toda a Família

Um parque recreativo é um lugar que mistura a natureza com atividades de lazer. Neles, toda a família pode se divertir com atividades físicas, passar à tarde com um bom picnic, ou somente descansar.
Esses locais são excelentes atrativos turísticos, pois apresentam a calma e o sossego para turistas que vem das agitações da cidade.
Alguns itens se tornam indispensáveis para um parque recreativo realmente atraente.

Parque

Biodiversidade:

O clima do Brasil, com uma mistura de tempo quente com dias chuvosos ou com sol, propicia um cultivo de uma variedade enorme de flores e árvores, além de várias espécies animais.
Para quem resolve transformar uma área verde em um parque recreativo, deve saber aproveitar os espaços disponíveis e as paisagens do lugar.
Se o solo estiver bem cuidado, regado e adubado, várias espécies de plantas poderão ser facilmente cultivadas. E com isso, muitos animais serão atraídos pro lugar. Para parques que ficam localizados perto de florestas, ou até mesmo fazem parte das florestas, a presença de macaquinhos silvestres é diversão garantida para crianças e adultos.

Especies

Água:

Parques chamados de ”circuito das águas” são bem atrativos também. Os turistas vão a esses lugares e se surpreendem com a variedade de tipos de água existente no lugar (potável, sulfurosa, ferruginosa, gasosa, etc.). Muitos tomam dessas águas por pura curiosidade, mas muito outros usam dessas águas pelas suas propriedades medicinais.
Outro atrativo em se falando de águas, é a presença de cachoeiras naturais, riachos, rios, lagos, piscinas, entre outros. Isso faz com que o ambiente fique mais fresco, além de serem lindos e enfeitarem a paisagem.

Descanso:

Lugares calmos e silenciosos, livres da barulheira das cidades grandes são importantíssimos para criar esse ambiente propício para o descanso. Para as pessoas que procuram um local para descanso, as melhores opções são parques com locais mais afastados com redes, chalés, mezaninos com poltronas, etc.

Ambiente

Gastronomia:

Mesmo que muitas pessoas procurem fazer os conhecidos piqueniques ao ar livre, há os que prefiram sentar em uma mesa e tomar um bom café ou chá. Pequenos bares ou até restaurantes, com comidas naturais e mais leves são uma boa opção. Vai da criatividade da administração de cada parque oferecer um local que satisfaça o gosto dos clientes e que não agrida a paisagem do lugar.

Esportes:

Há muitas pessoas que procuram lugares calmos para se exercitar. Para essas pessoas, o ideal é uma área com pistas de corridas ou áreas para andar de bicicleta, alem de equipamentos simples para ginástica, como barras.

Alguns parques recreativos naturais no Brasil:

– Parque Estadual de Campos do Jordão (Campos do Jordão/SP): Para quem procura descanso em uma área com clima mais fresco, ideais para épocas de inverno.

– Parque das Águas (São Lourenço/MG): Localizado ao sul de Minas, esse parque é conhecido por sua variedade de águas, que atrai turistas de toda cidade e região curiosos para experimentar essas águas e entrar em contato com a deliciosa paisagem do local.

– Parque Municipal de Belo Horizonte (Belo Horizonte/MG): Área grande, com diversas opções de lazer – desde os que procuram um local sossegado para ler um livro até aos mais esportivos que querem se exercitar. Localizado no centro da cidade.
Procure um lugar assim em sua cidade ou região que você mora. Parque recreativo, parque florestal, ou Horto florestal. O nome não importa, mas o prazer de se ter um momento sossegado e de descanso em um local cercado por verde é indescritível.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *