Boa parte das construções feitas no Brasil é irregular, pessoas sem instrução fazem suas construções, vão emendando casas e levantando paredes sem o menor cuidado. Este tipo de gente se intitula construtor civil e acha que pode sair construindo sem limites. Estas construções acabam prejudicando o bolso de quem as faz, pois a prefeitura não concede o habite-se da casa e ligação de água e luz também não são liberadas. Para colocar tudo em dia sai muito caro e é preciso desembolsar uma quantia bastante grande, fora a incomodação e as dores de cabeça para deixar a obra em dia com as exigências civis.
Quem é o Responsável
A prefeitura de cada cidade tem um setor responsável pela fiscalização destas construções, que devem ser feitas dentro do padrão exigido de cada município ou cidade. Quando a construção não apresenta as exigências necessárias ela passa a ser irregular e pode até ser condenada pela defesa civil.
Riscos de Construções Irregulares
Estas construções podem acabar desabando e com isso seus habitantes correm sérios riscos podendo se machucar ou o que é pior até mesmo morrer numa tragédia assim, por isso é necessário que um engenheiro ou arquiteto faça o projeto e se responsabilize por ele. Quando um engenheiro ou arquiteto são responsáveis por uma obra eles garantem o seu bom funcionamento e a segurança dos moradores. Quando uma tragédia acontece em uma cidade muito pobre as primeiras construções a ruir são as irregulares e milhares de vidas se perdem por causa da irresponsabilidade dessas pessoas.
Onde Existem Estas Construções?
Por todo Brasil é espalhada essa epidemia de construções feitas por “arquitetos sem diploma” e o pior é que cada vez mais elas são feitas, pois o povo sem dinheiro para contratar o serviço e mão de obra especializada acaba caindo em frias sem se dar conta do risco que está colocando a sua família. Este tipo de construção é mais comum nas cidades grandes como Rio e São Paulo, onde as pessoas acabam invadindo terrenos nas encostas dos morros e construindo suas casas, com esgotos á céu aberto poluindo e trazendo doenças á população.
O Que Fazer Para Corrigir o Problema?
Só tem uma solução para este problema, o governo em parceria com as cidades criar um loteamento para este tipo de moradores oferecendo condições melhores de moradia evitando tragédias e proliferação de vírus e bactérias entre a população carente. Para que cada um possa ser dono do seu teto o governo tem de oferecer financiamentos acessíveis cujas parcelas se encaixem no bolso do trabalhador.
Viver Com Dignidade
Hoje em dia é muito difícil viver com dignidade e ter uma casa própria, a maioria da população precisa pagar aluguel para ter onde morar, ou então constrói casas irregularmente correndo risco de vida com o desabamento da construção.
Por: Érica Ap. Gomes