Dentre os acabamentos mais normais usados atualmente, sendo feitos em paredes estão a massa corrida, a textura e o grafiato. Cada um deles tem uma forma própria de ser feita, deixando um aspecto diferenciado e mais ou menos elaborado.
Parede com Textura, Massa Corrida ou Grafiato
Já passou bastante o tempo em que nas construções as paredes somente eram deixadas no reboco e era feita a aplicação da tinta sobre ela, hoje há inúmeras técnicas e processos para se elaborar uma parede deixando-a com uma aparência mais bonita e a partir do uso de determinados materiais que podem transformar de maneira sensivel tanto o aspecto funcional quanto estético de uma parede.
Normalmente os acabamentos usam textura, massa corrida ou grafiato. Saiba diferenciar cada um deles:
Massa corrida
A massa corrida é geralmente utilizada em paredes de dentro dos ambientes e possui a finalidade de retirar as imperfeições na superfície deixando-a bonita e lisinha e com uma maior uniformidade, para depois, se aplicar a camada de tinta. Uma parede que possui a aplicação de massa corrida possui um aspecto visual muito mais uniforme e bonito, oferecendo um perfeito acabamento.
Finalizar a pintura de uma superfície de casa não é uma das tarefas mais difíceis de se cumprir, principalmente se na mesmo tiver sido usada a massa corrida, pois assim ela ficará mais lisa e com a superfície uniforme, o que vem a facilitar bastante as demãos de tinta, ainda que o serviço seja feito por pessoas que possua pouca ou nenhuma experiência com o assunto.
Grafiato
O grafiato é uma forma de textura que possui em sua composição um pouco de pedrinhas e quando passado na parede sai arranhado a mesma e provoca uma aparência de ranhura, e esse feito pode tanto ser conseguido na vertical, na horizontal ou ainda de outra maneira, depende apenas da vontade de quem faz a aplicação.
Textura
A textura é o acabamento mais recomendado para ambientes de fora, como paredes e muros, por possuir uma maior durabilidade e efeito diferenciado. Ela nada mais é que uma massa que contém a massa corrida, sendo aplicada na parede através do uso de um rolo especial que traça um desenho e ainda ranhuras na superfície. A principal vantagem da utilização da textura é que a mesma proporciona uma melhor aparência á parede e ainda garante uma melhor proteção contra umidade e contra a chuva.
Grafiato e Textura – Entenda Mais
Há inúmeros casos em que os proprietários preferem usar o grafiato e a textura ao invés de simplesmente passar massa corrida e, nesses casos, a pintura exigirá maiores detalhes e pode também deixar o processo um tanto mais complicado de ser executado, do que apenas usar a massa corrida.
O motivo principal dessa conclusão é normal, logo que você faz a pintura sobre a massa corrida não há nenhuma resistência da parede, uma vez que ela já está lisa, computando com a parede já uniformizada, porém, no caso de se colocar a textura é o oposto direto, ou seja, o a textura ou o grafiato causam na parede um irregular ambiente, dificultando não somente a assimilação da tinta, como também o processo de demão, gerando mais complicações de se chegar a todas as fases da parede naquela que necessita receber a pintura.
É ou não Mais Difícil?
Não chega a ser alguma coisa muito diferente ou muito difícil, mas o que ocorre é que necessário que se tenha um pouco maior nível de atenção à aplicação da tinta na parte que tem textura e usar o rolo não somente uma vez no mesmo lugar, para que assim, permitir que a tinta chegue a todos os lugares da parede. Também com o grafiato não é diferente e em razão de deixar ranhuras na superfície, o rolo de tinta precisa estar molhado além da conta para fazer com que chegue até as partes mais profundas das ranhuras.
Entendendo Melhor o Assunto
As paredes de um ambiente podem receber o revestimento de vários tipos de acabamentos e materiais. Em algumas, como cozinha e banheiro, são inseridos revestimentos cerâmicos, em razão do excesso de umidade e por ser necessário o uso constante de água na higienização. Existe ainda o reboco tradicional, a textura, o gesso, e o grafiato. No caso da textura e do grafiato que tem aparecido bastante nas construções mais modernas, além de embelezar o ambiente ainda contribui para a conservação.
Qual a Diferença que Há entre Grafiato e Textura?
As distinções entre eles estão presente basicamente no resultado que apresenta na aparência, pois enquanto que o grafiato é apresentado por forma de ranhura, a textura apresenta uma maior diversidade, podendo ser utilizada como superfície decorativa, arrepiada ou texturizada.
Dentre as inúmeras vantagens apresentadas por grafiato ou textura podemos citar as seguintes:
- Aparência Decorativa: talvez seja essa a principal aplicação de ambos os efeitos, o aspecto decorativo, que quando trabalhado da forma adequada pode auxiliar na melhorar visual do ambiente, seja ele uma cozinha, uma sala, área externa ou quarto. Além disso, o grafiato é amplamente utilizado em fachadas, para valorizar ainda mais o imóvel.
- Contraste: O uso dessas duas formas de coberturas de superfícies pode se mostrar bastante nos ambientes mais estáticos e que apresentam maior uniformidade de coloração, com isto ele criará um efeito positivo de contraste, principalmente quando pintado de tom diferente, usado para complementar aquela tonalidade já usada. Esta forma de uso requer cuidados e precisa ser executado com a ajuda de um profissional no assunto, para não correr o risco de se arrepender depois.
- Umidade em Controle: Várias pessoas usam o grafiato e a textura como uma forma de minimizar o problema de umidade de paredes com infiltrações, já que contam com suas características mais profundas do que apenas usar o reboco, tornando assim a parede mais resistente. Claro que em muitos casos o problema da umidade é bastante complexo, por isso é importante avaliar caso a caso e sempre solicitar a ajuda de um profissional.
- Superfície Lavável: Essa também é uma grande vantagem de usar esse tipo de acabamento, ambos são laváveis e isto é bastante útil durante a limpeza, seja ela externa ou interna.