?> Como Pintar Portas e Janelas de Madeira | Imóveis Cultura Mix

Como Pintar Portas e Janelas de Madeira

Quando você deseja dar uma cara nova para os ambientes da sua casa nada melhor do que usar um pouco de tinta para deixar cada detalhe com um visual renovado. As portas e janelas de uma casa têm grande influência nesse aspecto de casa renovada. A seguir vamos te dar algumas dicas de como pintar portas e janelas de madeira. Renovar a sua casa pode ser muito mais fácil quando você sabe como fazer.

Primeira Pintura

Para começar é importante saber como proceder quando se vai pintar pela primeira vez superfícies de madeira. Confira abaixo:

Primeiro Passo

A primeira coisa que você deve fazer é lixar bem a madeira para remover todas as suas farpas.

Segundo Passo

Em seguida você deverá passar sobre a madeira uma demão de tinta branca fosca para fazer uma base. Fique atento que a tinta deverá ter diluição de até 30% de água ráz, tudo depende da absorção da superfície.

Terceiro Passo

No passo seguinte você deverá corrigir as imperfeições da madeira usando para isso massa a óleo.

Quarto Passo

Depois da secagem você deverá lixar de novo para remover o pó e então aplicar o acabamento que é a tinta em si.

Repintura

No processo de repintura os procedimentos são parecidos, mas não precisa fazer a aplicação de tinta de fundo branco fosco. 

Pintura com Verniz Sobre Madeira

Quando for fazer a primeira pintura com verniz sobre madeira você deverá seguir alguns procedimentos como:

Primeiro Passo

É importante fazer a remoção das farpas.

Segundo Passo

Em seguida aplique sobre a superfície uma demão de Selador para Madeira, deve ter diluição de até 100% (isso no caso de um selador concentrado). A escolha depende da absorção da superfície.

Terceiro Passo

Depois de secar você deverá lixar novamente e por fim remover o pó e aplicar o acabamento que nesse caso é o verniz.

Repintura

No caso da repintura o procedimento é parecido com o da primeira pintura, porém, não é necessário aplicar o selador para madeira. 

Emassamento

Primeiro Passo

A primeira coisa que deve ser feita é aplicar a massa para madeira YL 1424/cores para que seja possível eliminar totalmente os defeitos como rachaduras ou buracos, por exemplo. Esse tipo de defeito na madeira pode ser corrigido de forma bem simples com a aplicação do produto com a ajuda de uma espátula.

Segundo Passo

A massa utilizada deve ter a cor mais próxima possível da madeira. A aplicação deverá ser feita em madeira que esteja limpa, seca e sem pó.

Terceiro Passo

Espere que seque bem antes de fazer o lixamento.

Dica – Em geral massa corrida para madeira ou parede tem um consumo em torno de 5 a 8 metros quadrados por galão. 

Lixamento

Para que o acabamento fique bom é importante contar com a ajuda de boas lixas. O principal objetivo do lixamento é eliminar possíveis desigualdades, fibras que estejam arrepiadas ou pequenos danos na madeira de maneira que seja possível deixar a superfície nivelada. Com a superfície bem lisa se tem condições melhores para fazer a aplicação do acabamento esperado.

A Lixa Certa

Para chegar a um bom resultado é importante usar a lixa correta para o processo, sendo assim é necessário usar uma lixa adequada para madeira e fazer uso de uma sequência gradual de granas.

Não tem muito como errar na sequência, lembre-se de que quando for mudar de lixa na madeira deve pensar sempre que a próxima lixa deve ter uma grana de no máximo 50% a mais que a lixa anterior. Por exemplo, quem usou uma lixa de grana 150 deve usar na sequência uma lixa de grana de 220 e assim por diante.

Na madeira você pode começar com uma lixa grana 180 e depois passar para uma de 240 e pode-se chegar até mesmo a usar uma lixa de 280 para que a superfície fique mais lisa. No caso de aglomerado ou MDF é necessário usar lixas que fiquem acima de 150. O compensado laminado geralmente já vem lixado de fábrica então se mostra necessário apenas aplicar uma grana 220 para começar o acabamento. 

Como Fazer o Lixamento

Também é importante fazer o lixamento de forma correta, ou seja, no sentido dos veios já que assim se consegue fazer com que os riscos quase não apareçam de maneira que pareçam apenas poros da madeira.

Repintura

Quando se deseja preparar a superfície para uma repintura a dica é usar uma lixa 240 ou 280. Já no caso do lixamento intermediário da seladora, fundo ou verniz, a sequência das lixas deverá ser de 280/320/360. Nessas situações não é recomendável se aprofundar muito na abrasão para não ter o risco de arrancar o material da madeira, é importante que se dê uma continuidade ao polimento da superfície de maneira que se remova todo o arrepiado e se deixe o acabamento acetinado. 

Como Pintar Portas e Janelas de Madeira

Materiais Necessários

  • Rolo de espuma (9 e 15 cm)
  • Pincéis
  • Bandeja para pintura
  • Massa a óleo
  • Plásticos ou jornais
  • Tinta a óleo ou esmalte
  • Diluente aguarrás
  • Lixa p/ madeira no 100 e 150

Como Fazer

Passo 1

Prepare a superfície para receber a pintura como indicamos acima.

Passo 2

Antes de começar a pintar as suas portas ou janelas você deve forrar o chão usando jornais ou plásticos.

Passo 3

Depois disso pegue uma lixa de madeira no 150 e lixe a superfície até perceber que todas as partes soltas de tinta e o brilho da tinta anterior foram eliminados, isso inclui as farpas também.

Passo 4

Depois de fazer isso verifique a superfície e se perceber que existem imperfeições ou rachaduras na madeira você poderá corrigi-las usando massa a óleo aplicada com a ajuda de uma espátula para as rachaduras ou com uma desempenadeira de aço para o caso das superfícies muito grandes.

Passo 5

Espere que seque por umas 10 horas e se achar que é necessário passe outra demão e aguarde o mesmo tempo.

Passo 6

Depois de a massa a óleo ter secado você deverá começar a lixar usando uma lixa para madeira até que a superfície esteja completamente nivelada, ou seja, lisa.

Passo 7

Depois disso elimine todo o pó da superfície usando um pano que esteja molhado em aguarrás. Aguarde até que seque por uns 30 minutos.

Passo 8

A superfície então poderá ser pintada.

Passo 9

Prepare a tinta de acabamento que pode ser esmalte ou a óleo. Misture de 15 a 20% de diluente (aguarrás) na tinta.

Passo 10

Mexa bem usando um bastão de madeira ou plástico e pinte. Comece a aplicar de 1 a 3 demãos com o rolo ou com o pincel.

Dica – O intervalo entre uma demão e outra é de 12 horas. A secagem fica completa depois de 24 horas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *