?> O Que Usar na Pintura das Paredes | Imóveis Cultura Mix

O Que Usar na Pintura das Paredes

Para realizar a pintura das paredes seja de sua casa, de seu escritório ou de qualquer outro lugar, é importante que a pessoa saiba fazer a preparação da parede e qual o material a ser escolhido, para assim definir os produtos a serem usados na pintura da parede.

Por isso que na hora de dar uma repaginada no visual de um imóvel, muitas vezes ficamos repletos de duvidas, pois o mercado oferece inúmeras opções de produtos, principalmente com relação a acabamentos e cores, e muitas vezes acabamos fazendo as opções erradas na aquisição dos materiais que acabam causando problemas nas paredes.

Entre os Problemas Causados pelo uso de Materiais Errados na Hora da Pintura das Paredes Temos

  • A formação de manchas brancas por causa do reboco ainda úmido (eflorescência);
  • Manchas ocasionadas pela reação do cal da tinta junto ao cimento do reboco (saponificação);
  • Pintura e reboco se soltando (desagregação);
  • Descascamento da parede (calcinação);
  • Formação de bolhas na pintura;
  • Surgimento de machas, fissuras e trincas;
  • Outros problemas;

Por isso é importante, conhecer os produtos e o que eles causam quando são aplicados de forma que a parede seja bem pintada e cause o efeito visual desejado.

A Pintura das Paredes

A pintura de uma parede é um processo que exige planejamento: aquisição dos materiais, contratação de mão de obra especializada e a execução do serviço. Muitas pessoas pensam que pintar as paredes de uma casa é algo fácil e simples, e acabam não contratando um pintor profissional, e a grande maioria dos erros acabam acontecendo nesse instante. Os pintores de fim de semana acabam, cometendo erros na aplicação dos produtos e no próprio ato da pintura que acabam ocasionando alguns problemas, como os citados acima.

Por isso é importante que a o serviço seja feito por completo, isto é, começou a pintar uma parede, só pare depois que terminar e as partes pintadas não fiquem sem as suas bordas com umidade.

Depois disso, tome certa distancia e verifique a parede pintada, veja se ficou algum canto sem ter sido pintado ou manchado para poder realizar a correção. O ordenamento da pintura ficará a critério da pessoa que está executando o serviço, pode ser tanto de cima para baixo como de um lado para o outro.

A Escolha das Tintas

A escolha do tipo de tinta é de grande importância, e é bastante comum as pessoas se equivocarem e escolherem a tinta de maneira errada, pois existe uma grande variedade de opções de cores, de materiais para acabamento, de resinas e etc.

Devido a isso é de grande importância o conhecimento dos produtos antes de fazer a aplicação nas paredes.

É importante também ter a consciência de que antes de pintar qualquer parede é fundamental que a superfície esteja completamente livre de qualquer tipo de imperfeição – buracos, manchas, paredes descascadas – pois caso exista alguma imperfeição a tinta não irá fixar corretamente.

Os Tipos de Tintas

Segue Abaixo os Principais Tipos de Tintas Existentes e a sua Aplicação nas Pinturas

a)   Tinta Látex

A tinta látex é uma das mais conhecidas e comuns que existe no mercado. A tinta látex possui boa cobertura e se dissolve com a aplicação de água, o que torna a tinta látex econômica e permite que ela seque com boa velocidade após ser aplicada.

Outra característica da tinta látex é que a mesmo não possui um odor muito intenso após ser aplicada, o que permite que as pessoas possam frequentar a casa logo após a pintura.

No entanto, a tinta látex apresenta a desvantagem de não ser tão resistente a condições climáticas mais intensas (exemplo: chuvas fortes). Por isso, os especialistas recomendam que a tinta látex seja usada apenas em ambientes internos e a limpeza seja feita através da aplicação de um pano úmido.

b)   Tinta Acrílica

A tinta acrílica, assim como a tinta látex, é dissolvida na água, no entanto ela é diferente pelo fato de possuir resinas acrílicas em sua composição.

Essas resinas concedem a este tipo de tinta uma grande impermeabilidade, isto é, não é possível a passagem de líquidos. Por isso, a tinta acrílica é indicada para ser utilizada em ambientes externos, pois mesmo com a ação da chuva, ela não perderá a sua qualidade.

Outra característica da tinta acrílica é o fato de ser fácil de limpar. O mercado de tintas, oferece tintas acrílicas que são resistentes a mofo, fungos, bactérias e etc.

No entanto, ela apresenta uma grande desvantagem com relação a tinta látex, que é o preço muito mais alto.

c)   Esmalte Sintético

Este tipo de tinta é direcionada para pintura de materiais como o metal, o vime e a madeira. Uma das grandes vantagens dessa tinta é que ela possui alta durabilidade (cerca de 10 anos) e um grande brilho.

No entanto, possui a desvantagem de necessitar ser dissolvida com a aplicação de solvente químico, que exala um odor forte e intenso. Outro problema é que esse tipo de tinta não consegue ser removido de roupas, além de apresentar um preço maior que o dos outros tipos de tintas citados.

Além disso, a sua aplicação necessita ser feita com muito cuidado, pois o mal uso pode ocasionar bolhas e descascamento rápido.

Materiais Para Acabamento da Pintura

Para uma melhor fixação da tinta e a mesma ofereça maior brilho e qualidade, existe no mercado uma série de produtos de acabamento que auxiliam neste objetivo:

a)   Epóxi

O epóxi é uma resina que tem como maior característica a impermeabilidade, e isso faz com que ela seja resistente a umidade e a abrasividade.

A tinta acaba apresentando maior aderência para ser aplicada nos mais diversos tipos de superfícies: pastilhas, placas de cimento e porcelanato.

O epóxi é muito fácil de limpar, o que permite ser usado em lavanderias e banheiros.

https://www.youtube.com/watch?v=yrfkIvkvnWM

b)   Verniz

O verniz é um produto que cria uma película de proteção nas superfícies e ajudam ao acabamento ficar mais bonito.

É necessário cuidado na aquisição de verniz que tenham materiais brilhantes (exemplo: verniz marítimo) que acaba deixando os lugares muito escorregadios.

c)   Fosco

O fosco é um produto que ajuda a esconder as imperfeições que possam vir a existir nas superfícies. É um tipo de acabamento que possui bom rendimento e durabilidade, no entanto é bastante poroso, o que permite o acumulo de sujeira e pó com muita facilidade.

d)   Acetinado

O acetinado é um produto que dá a parede muita elegância pelo fato de transmitir suavidade. Com relação ao brilho, o acetinado se encontra em um nível mediano. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *