O espelho é um objeto que tem o objetivo de refletir as imagens e é tão popular que encontramos praticamente em todas as casas, com os mais diversos formatos e tamanhos.
O espelho é um objeto bastante ligado à vaidade, e praticamente em todas as bolsas de mulheres existe um.
Contudo, por serem produtos feitos de vidro, os espelhos são muito fáceis de serem quebrados. E na cultura popular, um espelho quebrado é sinônimo de azar, no entanto isso é mera superstição.
Quando Surgiu a Superstição De Quebrar Espelhos
A superstição da pessoa que quebra um espelho tem 07 (sete) anos de azar vem de muito tempo, desde a Grécia antiga. Para alguns historiadores, o inicio está com a historia de Narciso, que ficou apaixonado pelo seu reflexo e morreu afogado quando viu a sua imagem refletida em um lago quando tentou acariciar.
Outro fato que está ligado ao surgimento da superstição é o método de adivinhação denominado de catoptromancia, que pode ser tido como o inicio da bola de cristal. Esse método se baseava no uso de um copo ou tigela, para as pessoas que desejavam conhecer o seu futuro. No entanto, se durante a consulta o recipiente quebrasse, significava que a pessoa passaria por momentos ruins e podia até morrer com brevidade.
Mais adiante, por volta do século XVI, quando os espelhos surgiram, eles eram produtos para as famílias dos nobres e a superstição acabou se ligando ao fato econômico, pois os espelhos eram muito caros, e os empregados tinham que tomar muito cuidado para não quebrar os mesmos.
Essa superstição ficou tão popular, que surgiu até mesmo uma solução para a pessoa que tiver a falta de sorte de quebrar um espelho: ela precisa juntar todos os pedaços e cacos do espelho, quebrar em pequenos cacos e eliminar qualquer possibilidade de existir reflexo, para enterrar no chão e acabar com qualquer chance de passar 07 anos com azar.
Como Consertar Um Espelho Quebrado
Apesar de muitas pessoas associarem espelhos quebrados com azar, e a crença popular dizer que temos que transformar os cacos de espelho em pó, para que não possamos ver nenhuma imagem refletida.
Atualmente podemos consertar ou até mesmo reciclar os espelhos, independente do motivo que tenha acontecido para seu espelho ter sido quebrado (acidente ou qualquer outra situação).
Segue Abaixo Um Pequeno Passo a Passo Para Realizar o Conserto De Um Espelho Que Tenha Sido Quebrado Em Sua Residência:
- Faça a limpeza de uma superfície plana (uma mesa, uma bancada ou uma escrivaninha, por exemplo) para que o espelho quebrado possa ser colocado de forma que fique apto para o conserto;
- Procure encaixar todos os pedaços quebrados, de forma que não fique faltando nenhum pedaço. Não tem condições de remontar um espelho que esteja faltando algum pedaço;
- Coloque a parte do vidro do espelho de cabeça para baixo e faça a aplicação de uma cola forte, capaz de juntar todas as partes que se encontram quebradas.
- Não aplique muita cola, para que o processo não fique bagunçado e descontrolado;
- Após a colagem de todos os pedaços do espelho quebrado, permita que a cola descanse por um tempo mínimo de (duas) horas por dia para que a cola fique plenamente seca e tenha se conectado ao vidro anteriormente quebrado;
- O seu espelho está em condições de ser utilizado outra vez;
- Quando a pessoa for realizar o trabalho de consertar o espelho que foi quebrado é indicado que utilize material de segurança, como óculos protetor dos olhos e luvas, como uma maneira de prevenir a ocorrência de acidentes, pois o vidro é um material extremamente cortante.
Todo o cuidado é pouco na hora de consertar um espelho que quebrou, pois o vidro é um material cortante e a pessoa que for manipular precisa ser cuidadosa. Além do cuidado com o vidro, a pessoa não deve manipular diretamente com sua mão a cola epóxi, que contem substâncias que podem irritar a pele e os olhos.
Na hora em que a pessoa estiver realizando o conserto do espelho, é importante que ele fique sob uma superfície reta, com a parte que reflete a imagem (espelhada) fique voltada para o lado de cima. Para conferir se seu trabalho deu certo ou não, basta ver se o espelho desliza quando você balançar ou virar o mesmo.
Um Espelho Quebrado Nunca é o Mesmo De Antes
Apesar de toda a dedicação e esforço empregado na atividade de recuperar o espelho, este nunca mais ficará como antes, pois a reflexão não irá ficar perfeita como antes devido aos pontos onde o vidro foi quebrado.
Por isso, que a pessoa que opta por realizar o conserto de um espelho necessita ter a ciência de que as partes rachadas nunca irão desaparecer do seu espelho.
Por isso, para as pessoas que se prendem a aspectos de perfeição é necessário bastante cuidado para não quebrar o espelho, pois apesar do mesmo ter conserto, jamais terá a reflexão total da imagem em um espelho que tenha sido quebrado anteriormente.
O Aproveitamento Do Espelho Quebrado
Tem pessoas que não suportam a ideia de ter que usar um espelho consertado ou remendado, e querem logo comprar outro espelho, e acabam se desfazendo do espelho que quebrou.
No entanto, apesar da pessoa não querer ficar com o espelho quebrado, com um pouco de criatividade, ela pode aproveitar o espelho que se quebrou e criar um novo espelho através da reciclagem e criação de novas molduras.
Segue Abaixo Um Pequeno Passo a Passo Para a Confecção De Uma Moldura Para Reaproveitar o Espelho Que Foi Quebrado, Criando Uma Moldura Diferente e Personalizada Para Você:
- Junte o pedaço do espelho que quebrou e verifique se o tamanho tem condição de formar um novo espelho personalizado;
- Pegue 02 (dois) pedaços de papelão que seja maior que o tamanho do pedaço de vidro quebrado. Depois corte o papelão de forma que exista uma margem de 02 (dois) centímetros para formação da moldura do novo espelho;
- Coloque o espelho entre os dois pedaços de papelão de forma que crie a sua moldura para o pedaço de espelho outrora quebrado;
- Depois pegue o tecido que irá revestir o papelão, e com uma fita dupla face pregue o tecido no papelão;
- Depois faça um acabamento com papel, tecido ou outro material da sua escolha, na parte de trás do espelho;
- Agora você tem um novo espelho, em tamanho menor e com uma moldura personalizada, aproveitando o pedaço de espelho outrora quebrado;