O Que Tira Gordura De Madeira? Como Fazer?

Definitivamente não tem coisa que estressa mais uma dona de casa são as macas de gordura deixadas pela casa. Elas são extremamente difíceis de serem retiradas e ainda acabam com a aparência dos móveis da casa, é horrível. E ainda nem todas as manchas de gorduras são retiradas utilizando apenas uma técnica especifica.

A forma de retirada da mancha de gordura irá depender do local e em qual material ela está, como por exemplo retirar manchas de gordura em superfícies de vidro são extremamente fáceis, basta utilizar um detergente ou um multiuso, mas como retirar a mancha de gordura em uma superfície ou armário de  madeira? O texto trará diversas soluções e métodos.

Maneiras De Retirar Manchas De Gordura Em Superfícies E Móveis De Madeira

Por mais caprichosos e cuidadosos as pessoas são se torna inevitável o respingo de gordura em determinados locais da casa, a cozinha principalmente. Ela é o alvo principal de ataque, é muito difícil usa-la para fazer receitas e comidas do dia a dia sem que fique suja de gordura.

Dessa forma, grande parte das donas de casa ficam loucas a procura de produtos e soluções que irão ajuda-las a remover toda aquela gordura respingada depois de ter feito alguma fritura, por exemplo, uma dona de casa acabou de fritar uma panela de torresmo. Para os que não conhecem, o torresmo espirra bastante no momento em que está sendo frito, literalmente é o terror das cozinhas limpas.

Pensando nisso, o texto tem como intuito auxiliar e facilitar a vida das pessoas que estão sofrendo para retirar as famosas manchas de gordura, principalmente as manchas deixadas em superfícies de madeira, as mais complicadas de serem retiradas.

Mancha de Gordura na Madeira

Mancha de Gordura na Madeira

Os móveis de madeiras e as superfícies devem ser tratadas de formas diferentes do que os moveis de vidro, inox e plástico. Pelo fato de que o uso incorreto de determinadas substancias nesse local pode danificar por completo seu móvel, além de ter o móvel com gordura terá um danificado também. Sendo assim, existem métodos que podem ser utilizados e que trarão resultados significativos se m danificar sua superfície de madeira.

Serão apresentados três métodos de limpeza, o primeiro é de limpeza diária, para que não ocorra o acumulo de gordura nos móveis e nas superfícies. Ou seja, esse método é para ser utilizado diariamente.

Limpeza Diária Dos Moveis De Madeira

Para essa limpeza diária você irá utilizar um grande aliado na vida de muitas pessoas, serve para diversas coisas, saúde, cabelo, limpeza entre outros. Fará uma solução de vinagre, onde irá dissolver uma xícara desse produto com água. Essa solução é bastante suave e não irá danificar a madeira.

Como essa é uma dica de limpeza diária, é aconselhável que você a faça assim que terminar de utilizar o local, a cozinha por exemplo. Assim que finalizar o processo de cozimento, limpe as superfícies e portas dos seus armários, pois sempre ficam resíduos de comida e gordura sobre esses móveis. Para isso, utilize um pano e mergulhe sobre a mistura de vinagre e limpe as superfícies. Torça bem o pano.

Depois de feito isso, seque a superfície de madeira ou o móvel com um pano limpo para retirar qualquer resíduo deixado pela substancia inicial.

A parte interna dos moveis também devem ser limpas, no entanto não com a mesma frequência da parte externa. Aconselha-se fazer a limpeza do interior dos móveis ao período de duas semanas. Utilizando a mesma solução de água e vinagre ou detergente e água.

Outra coisa importante a se fazer é retirar a poeira dos moveis constantemente, isso pelo fato de que o acumulo de poeira nas superfícies e os respingos de gorduras se tornam ainda mais difíceis de serem removidos em longo período de tempo.

Limpeza Pesada Para Manchas De Gordura Em Madeira

Essa dica vai para aqueles que precisam fazer uma limpeza mais pesada ou de um local especifico com uma mancha de gordura.

Para essa limpeza iremos utilizar o óleo de peroba. Esse tipo de produto tem a capacidade de remover grande parte da gordura sem trazer danos e desgaste para a superfície. Obviamente esse produto é muito mais eficaz e potente do que a substancia utilizada para fazer a limpeza diária (vinagre). Dessa forma, é sempre bom possuir esse produto em casa para fazer uma limpeza mais profunda dos móveis.

Tirando Gordura do Móvel de Madeira

Tirando Gordura do Móvel de Madeira

Antes de fazer a utilização do produto na madeira, faça um pequeno teste em uma fração do móvel, caso o verniz fique esbranquiçado ou russo não utilize esse produto para fazer a limpeza, pois irá trazer danos a superfície.

Depois de feito o teste e nada aconteceu, pode aplicar o produto pelo armário, balcão entre outras superfícies. Para isso, utilize um pano com o tecido macio e faça movimentos circulares sobre a mancha. Permaneça esfregando a superfície até que toda a mancha de gordura ou crosta seja removida.

Em seguida, com o auxilio de um pano limpo retire todo os resíduos deixados e o óleo, para que o móvel fique completamente limpo e livre de gordura.

Se tiver presença de crostas de gorduras difíceis de serem retiradas, possui um outro produto que pode ser utilizado. O bicarbonato de sódio tem a capacidade de amolecer essa camada de gordura sem danificar a superfície. Basta fazer uma mistura do bicabornato com um pouco de água, até que vire uma mistura pastosa. Depois disso, aplique sobre a superfície com ajuda de um pano e esfregue bem, caso não saia com facilidade, deixe a pastinha de molho por até 15 minutos e depois retire.

Limpeza De Manchas De Gordura Em Madeira: Polimento

Além das maneiras de limpeza apresentadas acima, ainda temos mais uma, o polimento das superfícies e dos móveis. Além de remover a gordura, dão uma nova aparência para os móveis de madeira, são revitalizados.

Para isso, é necessário que escolha um lustra móvel ou cera de sua preferencia para fazer esse processo. No entanto, o processo de lustrar os móveis envolve os outros dois processos de limpeza citados acima, pois antes de passar o lustra móveis a superfície deve estar completamente limpa.

Depois que as superfícies foram todas desengorduradas passe o lustra movem com o auxilio de um pano limpo e seco, ele dará brilho a peça dando a ela uma aparência de nova.

Faça movimentos circulares por pequenas áreas, para que o lustre fique totalmente uniforme. Em seguida, depois que toda a superfície recebeu o produto, com o auxilio de outro pano limpo e seco continue fazendo movimentos circulares, afim de retirar o excesso do produto e dar ainda mais brilho aos móveis.

Dessa forma, para fazer a retirada de gordura de madeira você precisará de uma série de materiais e eles geralmente temos em nossas casas, pois são de uso básico no dia a dia. Sendo eles: diversos panos limpos e secos, vinagre, óleo de peroba, detergente, baldes bicarbonato de sódio, toalhas de microfibra, sabão neutro e água.

Depois que separados esses materiais, o segundo passo é seguir as instruções de limpeza que o texto sugere. O problema que gera extrema dor de cabeça e desconforto para as donas de casa pode ser facilmente resolvido com produtos que elas já têm em casa, no entanto não conhecem a funcionalidade que eles têm em conjunto com outros.

Dicas Para Conservar Móveis De Madeira

A decoração das casas em grande parte é composta por móveis de madeira, como mesas, balcões e armários. Dessa forma, surge a necessidade de conservação dessas peças, pelo fato também de serem adquiridas por durar grande período de tempo e ter o valor elevado.

Sendo assim, existem diversas formas de conservar os seus móveis, sendo elas: fazer a limpeza diária da peça, lustrar os móveis pelo menos uma vez a cada duas semanas, evitar expor a peça ao sol, não molhar a superfícies de madeira e evitar arrastar os móveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *