Como Tirar Gordura do Armário de MDF?

Como Escolher O Armário Da Cozinha?

O armário da cozinha é um item de muita funcionalidade – sendo essa a principal e mais importante característica – porém, por ocupar uma grande parte do espaço, ele também chama bastante atenção, e por isso fatores como a estética e a harmonia com o restante do ambiente são muito importantes de serem levados em conta no momento da escolha, além é claro, da qualidade que é um fator imprescindível, já que a compra de um móvel sempre é um investimento e por isso é interessante que ele tenha a maior durabilidade possível.

Assim sendo, uma das primeiras coisas a serem realizadas no momento em que se decide comprar um armário de cozinha é pensar nas proporções e medir todo o local onde se deseja posicionar esses armários. Na realidade o ideal é que se possua uma planta da cozinha, pois assim, também será possível levar em consideração outros fatores, como a posição das janelas e portas – para que dessa forma não sejam prejudicadas nem a iluminação, nem o fluxo de ar do ambiente – e até mesmo considerar a aberturas de tampas de forno, fogão, micro-ondas, geladeiras, entre outros eletrodomésticos.

São inclusive os eletrodomésticos a segunda coisa que merece muita atenção no momento de se escolher o armário da cozinha, já que saber o tamanho deles é fundamental para que não existam problemas na hora em que o armário for instalado. Isso é importante principalmente pelo fato de existirem muitos armários que já contam com um espaço destinado para o micro-ondas por exemplo, ou ainda alguns compartimentos do armário que são indicados para serem colocados acima da geladeira. Por isso, é importante pensar nessas duas gamas de itens de forma conjunta.

nalidade é um dos pontos mais importantes na hora da escolha de um armário, e isso pode ser controlado nos detalhes mais simples, como por exemplo, posicionar armários em locais muito altos só é interessante caso se opte em usá-lo para guardar itens que serão utilizados com menor frequência, já que caso contrário, será utilizado um esforço muito frequente para pegar os objetos que lá se encontram, além de o risco de acidentes aumentarem, já que para o acesso a esse armário muito provavelmente será necessário o uso de cadeiras ou escadas.

Pelo fato de a cozinha ser um ambiente exposto a muitas intempéries, como é o caso da gordura e do vapor, tanto os móveis como um todo, quanto especialmente os puxadores, devem ser pensados na escolha de um material bastante durável, para que ele não absorva a sujeira e a gordura. É inclusive por isso que muitas pessoas optam por móveis que possuem um sistema para que as portas e gavetas se abram e fechem com um leve toque, já que isso influencia muito na economia de tempo, na praticidade e até mesmo na higiene. As cores escolhidas para os móveis devem agradar e combinar com o restante do ambiente, mas também refletir o gosto e a personalidade dos moradores.

Por fim, mas não menos importante, no momento da escolha dos armários da cozinha é necessário que se atente ao material que o compõe, já que esse fator está diretamente ligado a estética, a durabilidade e a resistência do móvel. Os materiais mais comuns para os armários de cozinha são o aço inoxidável, a madeira e outras variações como é o caso do laqueado e do MDF, sendo que esse último é o foco do artigo de hoje e será apresentado com maiores detalhes logo abaixo.

Armários de MDF

Armário MDF

Armário MDF

O MDF é a sigla para o termo Medium Density Fireboard, que em português quer dizer chapa de média densidade, representando assim um material muito comum em diversos móveis de uma casa, inclusive nos armários da cozinha, que é o caso tratado no artigo de hoje. Todas as peças constituídas de MDF são bastante homogêneas e suaves ao toque, e é isso que faz com que esse material chame tanta atenção.

Para se obter o MDF, é necessário processar fibras de madeira até que se obtenha um pó bem fino, que é submetido a um processo chamado aglutinação e por fim sofre a condensação com o auxilio de uma resina adesiva e de uma cera especial. A popularidade desse material cresce cada vez mais devido a sua alta maleabilidade e a grande versatilidade no revestimento e no acabamento sendo assim muito indicado para a fabricação de móveis.

Pelo fato de o MDF contar com uma característica homogênea e sem nódulos de madeira, ele é um material que permite a realização de cortes em todas as direções, permitindo até mesmo acabamentos mais elaborados como bordas arredondadas e outros detalhes. Eles podem ainda ganhar revestimentos de outros materiais, o que dá ainda maior possibilidade de variedade ao móvel. As formas de revestimento mais conhecidas são a fórmica, a pintura, o filme de PVC e as lâminas de madeira.

Dicas De Como Limpar Armários De Mdf Engordurados

Apesar de ser muito versátil e prático, o MDF conta com alguns detalhes que podem facilitar muito toda a sua manutenção e limpeza, para que assim suas características sejam mantidas ao longo do tempo e preservadas pelo maior período possível. Uma das primeiras coisas a serem levadas em consideração é o fato de que os móveis que são compostos desse material devem ser protegido da umidade e do calor em excesso, já que eles podem danificar toda a superfície. Para isso é sempre indicado utilizar bandejas e jogos americanos, visando sempre prevenir essas intempéries.

Outro ponto muito importante da manutenção desses móveis de MDF é a limpeza. Nos casos de uma sujeira mais superficial, como a poeira, por exemplo, deve ser realizada essa limpeza com um espanador de pó ou com um pano macio, evitando sempre produtos abrasivos para isso. Já no caso de sujeiras mais profundas e que estão mais aderidas no móvel, como a gordura, por exemplo, é interessante que se utilize um pano com uma misturinha de água e de detergente neutro, ou algum outro produto desengordurante mas que não seja muito forte, sempre torcendo bastante o pano, já que a umidade em excesso pode acabar prejudicando o móvel e acarretando danos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *