?> O Que Fazer Com O Quarto Do Filho Que Casou | Imóveis Cultura Mix

O Que Fazer Com O Quarto Do Filho Que Casou?

“Quem casa quer casa” diz o ditado e quando o filho ou a filha se casam é isso que acontece, ele ou ela deixam a casa dos pais e seguem para o próprio lar, para iniciar uma nova família e uma nova vida.  E deixam para trás o velho quarto, que já pode ter sido compartilhado com um outro irmão ou que sempre foi exclusivo para ele (a).  E quando isso acontece, o que os pais devem fazer com o quarto do filho que casou.

Deixá-lo exatamente como era ou experimentar uma alternativa nova naquele ambiente? Tudo dependerá do que foi combinado entre as partes. Pode parecer brincadeira, mas alguns filhos preferem deixar todas as lembranças no quarto da casa dos pais e não levam nada para casa nova.

Resultado: os pais ficam com um quarto fechado, que precisa ser limpo e uma vez ou outra o filho lembra de procurar alguma coisa dentro dele. Mas, o ideal mesmo é que o filho não seja egoísta, leve tudo o que interessa a ele, se desfaça do resto e deixe o espaço livre para ser usado pelos pais como eles acharem melhor.

Veja Algumas Soluções Para “Reaproveitar’ o Quarto do Filho que Casou!

1- Transforme o quarto que era do filho em quarto de visitas

Como foi dito antes, tudo depende da situação, por exemplo, um filho pode estar casando e estar indo morar em uma outra cidade. Neste caso, cada vez que ele voltar para a terra natal para visitar a família deverá ter um lugar para ficar e com certeza, não será num hotel. Além disso, ele voltará acompanhado e um quarto de solteiro não é o ideal para abrigar um casal confortavelmente. Então, uma boa dica de o que fazer com o quarto do filho que casou é transformá-lo em um quarto de hóspedes, que incluirá também o próprio “ex-dono” do espaço.

Troque a cama de solteiro por uma cama de casal e coloque um guarda-roupa maior se for o caso de manter algumas coisas do filho ainda na casa da família. Não precisa apagar completamente a passagem do seu filho naquele quarto. O ambiente pode manter a decoração de quando era do seu filho ou filha e ter um toque da decoração do resto da casa. Porém, evite deixar objetos pessoais do antigo “morador” à vista. Sendo um quarto de visitas, poderá ser usado por outras pessoas.

2- Transforme o quarto que era do filho em espaço para “guardar tudo”

Em alguns casos não tem muita conversa, os filhos saem de casa, mas querem permanecer donos do antigo quarto e se opõem a jogar fora as recordações e levá-las para o lar novo. Neste caso, teoricamente, a família fica com um quarto fechado e sem poder utilizá-lo. Um grande erro! Pais e filhos devem negociar um meio termo e a melhor maneira neste caso, é transformar o quarto em um lugar para guardar qualquer coisa da casa que não tenha encontrado espaço em outro ambiente. Os armários permanecem, assim como as coisas do seu filho, mas cama e mesa dão lugar a outros armários ou cômodas. O quarto passará a ser uma espécie de espaço para guardar tudo, bem organizado claro e sem jogar fora as coisas do ex-dono do ambiente. Dessa forma, ficam felizes todos!

3- Transforme o quarto do seu filho em um escritório

Se o seu filho é daqueles bem legal que mesmo antes de entrar na igreja já tinha dado o sinal de positivo para você desmontar o antigo quarto dele, uma boa maneira de fazer uso do espaço é transformando-o em um escritório – biblioteca. Pode ser a sua grande chance de ter aquele tão sonhado espaço para colocar toda a papelada da casa, comprar uma mesa bem legal e aquela cadeira de designe e encher as paredes de estantes com os livros que estão guardados no fundo do armário. Se o quarto for grande, coloque o sofá-cama, é sempre uma boa maneira de ter um cantinho pronto para receber uma visita que decida passar a noite e terá privacidade no cômodo. E se por acaso ainda ficar alguma coisa do seu filho, tenha um armário para acomodar tudo bem guardado e fora dos olhos.

4- Faça a troca dos quartos se for o caso

É muito comum que pais deem aos filhos o melhor quarto da casa e nada mais justo do que fazer uma troca de quartos depois que ele deixar o lar para construir uma nova vida. Faça uma boa reforma, decore como o casal preferir e troque o velho quarto pelo novo. Neste caso, o antigo quarto do casal é que passará a ser o ambiente vazio que poderá ser usado para o que atender melhor a família. Escolha entre as opções aquela que atenda melhor a exigência da casa, como um quarto de hóspedes, um lugar para guardar roupas e outros objetos, uma biblioteca, um escritório, um quarto de costura, enfim, o que não faltarão são possibilidades de usar o ambiente que ficou vago.

5- O quarto do filho que casou também pode ampliar outro espaço da casa

Essa alternativa vai depender muito da necessidade da família e da estrutura da casa. Nem pense em sair quebrando paredes sem ter o aval de um arquiteto ou engenheiro. Se o quarto do filho ficava ao lado do quarto do casal, por exemplo, e a casa já possui um ambiente para hóspedes, pode ser a hora de ter um super “aposento”. Derrubando a parede e transformando dois em um. Dá até para pensar no projeto do closet, que ficou na gaveta por falta de espaço ou simplesmente, usar todo o outro quarto para esse fim, colegando-o ao primeiro. Se a localização permitir, também seria uma alternativa para aumentar a sala de estar e transformá-la em um verdadeiro salão. Pode ser a hora de comprar aquele piano que não encontrava espaço antes na casa ou criar um grande espaço dedicado a televisão com tela de cinema e poltronas muito confortáveis.

O importante é antes de pensar em qualquer projeto para o quarto do filho que casou, avaliar quais são as verdadeiras necessidades de espaço na casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *