Dicas Para Não Errar na Decoração da Cozinha

A cozinha é um dos ambientes da casa que merece uma atenção especial na hora de fazer a decoração, pois se trata de um dos cômodos em que passamos a maior parte do nosso tempo. Cozinhar é uma atividade que exige conforto e principalmente funcionalidade uma vez que não sobra muito tempo para essa tarefa.

Muitas pessoas se arrependem de algum item da decoração de suas cozinhas depois de algum tempo porque se dão conta que esqueceram esse ou aquele detalhe. Para que você não tenha esse problema vamos te dar dicas para não errar na decoração da cozinha. Saiba quais detalhes não podem ser deixados de lado.

Dicas Para Acertar na Decoração da Cozinha

A Coifa

Para que a cozinha seja um ambiente agradável e sem nada de fumaça enquanto você prepara as suas refeições é importante investir numa coifa. O acessório também ajuda a acabar com o cheiro de fritura que fica pela casa. Isso é válido especialmente para quem deseja fazer uma cozinha americana (que não tem divisórias com o resto da casa).

Esteja atento ao fato de que além de investir em itens decorativos é necessário equipar bem o ambiente para driblar possíveis incômodos. Uma bela cozinha ficará ainda mais bonita se tiver uma coifa que ajude a eliminar a fumaça e os odores.

Dividir ou Não Dividir?

A cozinha americana que não tem divisórias com outros ambientes, quase sempre separada da sala por um balcão está ganhando cada vez mais adeptos. A questão é definir se esse estilo decorativo realmente funciona para a sua casa ou apartamento. Em geral quem opta por esse estilo tem um imóvel com dimensões menores e precisa ganhar espaço com essa integração.

Quem gosta de cozinhar, mas não quer perder o contato com os amigos enquanto prepara as refeições pode se valer dessa integração com a sala de uma forma bem positiva. Aqueles que não cozinham muito e que vão a cozinha para pegar algo na geladeira e fazer congelados no microondas também se dão bem com esse tipo de cozinha.

Integração

Se o projeto da sua cozinha segue o estilo americano haverá integração pela falta de paredes do ambiente. Outros tipos de cozinha também podem integração com outros cômodos. Por exemplo, se você observar que a sua cozinha não tem muita luz natural ficando um pouco escura durante o dia claro você poderá colocar uma porta de comunicação com a sala de jantar.

Assim enquanto o dia estiver claro pode deixar a porta aberta para que a luz entre. Trata-se de um exemplo de como a integração pode ser funcional e oferecer realmente algo de positivo. As divisórias também podem ser suas aliadas para deixar a cozinha ora integrada e ora fechada.

O Balcão Para Cozinha Americana

A divisória da cozinha americana é realmente o balcão, para que ele funcione de forma ainda mais funcional a dica é transformá-lo numa mesa de jantar improvisada. Quanto mais prático e fácil de transformar o seu balcão em outro utensílio melhor será.

O Piso

O piso da cozinha deve ser fácil de limpar, pois sempre tem alguma coisa que cai no chão e quando isso acontece não pode se tornar uma tragédia. Um bom exemplo de piso para cozinha é o de porcelanato, mas é importante saber que ele é um pouco liso. Outro tipo de piso que faz sucesso para esse ambiente da casa por ser fácil de limpar é o cimento queimado.

Para as cozinhas americanas a dica é deixar um pouco a praticidade de lado e tentar manter uma continuidade, ou seja, usar o mesmo material dos outros cômodos para o chão da cozinha. Até madeira pode ser uma boa alternativa.

Revestimentos nas Paredes

Quando se está pensando em decoração da cozinha geralmente a primeira ideia que se tem quanto as paredes é a de pintar de branco. Porém, nem sempre a resposta é apenas tinta branca, quem gosta de algo diferenciado pode optar por revestimentos nas paredes. Uma ideia mais moderna para fazer a decoração da cozinha, sugestões de revestimento interessantes para esse ambiente são a fórmica e as pastilhas, mas nada impede de ser mais criativo e escolher algo mais irreverente.

Os Móveis

Em relação aos móveis da cozinha a dica é escolher de acordo com o seu gosto e seguindo um estilo. Para dar mais alegria ao ambiente você pode escolher móveis coloridos, se você prefere um estilo mais clássico pode escolher uma combinação de preto e branco enfim deve buscar por um estilo que esteja no contexto da decoração do restante da casa/apartamento e de que você goste.

Quem deseja uma cozinha com um visual mais rústico pode selecionar móveis feitos de madeira de demolição que além de estarem na moda também são muito resistentes. Para que os móveis ajudem a deixar o seu dia a dia mais prática prefira os mais funcionais. Embutir eletrodomésticos e armários nas paredes ajuda a otimizar mais o espaço da cozinha.

Aumentando os Espaços

Hoje em dia os imóveis estão ficando cada vez menores e com essa redução a cozinha é uma das primeiras que diminui. Para que a sua cozinha não pareça ainda menor a dica é pintá-la com cores claras, pois elas dão uma sensação de mais amplitude. Para dar contraste e deixar o cômodo maior visualmente invista em cores nos móveis como, por exemplo, armários com portas coloridas.

Tente fazer com que tudo ocupe o menor espaço possível, por exemplo, o fogão de mesa é uma excelente e moderna alternativa para uma cozinha pequena. Uma cozinha americana ganha mais com um balcão do que com divisórias, pois o balcão pode ser convertido em mesa de jantar resolvendo em parte da falta de espaço na sua cozinha.

Atenção aos Detalhes

A cozinha é um dos cômodos que exige mais atenção porque fica muito exposto a gordura, fumaça entre outras intempéries do dia a dia. Dessa forma invista em qualidade acima de qualquer coisa, os eletrodomésticos e revestimentos devem ser escolhidos de acordo com a sua resistência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Coisa linda. Essa fase das descobertas e9 uma deledcia. Curta muito pourqe passa voando.Como je1 falei e repito, essa e9 das suas melhores obras. Fofo demais!Ontem fui na feira procurar acelga chinesa pourqe queria muito experimentar. Ne3o encontrei, mas trouxe as ervilhas e je1 executei. Deledcia.Adoro suas sugestf5es pourqe as vezes a gente fica sem ide9ia do que fazerbeijo grande pra vcs

    Eka 25 de abril de 2014 16:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *