Um dos artigos mais bacanas para se ter na cozinha moderna é, sem dúvida, o micro-ondas. Este produto tem como principal finalidade esquentar pratos de forma rápida e é tão simples de usar que crianças e adultos podem compartilhar de sua facilidade. Seu funcionamento é a base de energia e por isso faz sucesso: gera uma economia significante para o gás de cozinha.
No começo, o micro-ondas surgiu com a simples ideia de esquentar comidas. Com o passar dos anos, marcas de alimentos enxergaram o potencial do item e diversos pratos começaram a ser vendidos prontos apenas para ele. O uso básico do produto era esquentar alimentos e descongelar de forma rápida. Hoje, sua utilidade é bem mais sofisticada na cozinha e algumas pessoas usam para cozinhar bolos, tortas, preparar feijão e arroz e há quem crie receitas apenas para o uso de um micro-ondas.
Todo micro-ondas funciona no sistema de segundos: você diz quantos segundos quer que ele funcione e basta apertar o botão. Alguns são tão bacanas que possuem uma pré programação para cozinhar alimentos, outras apenas para pães e dão sugestões de tempo para diversos alimentos e qual o seu melhor tempo de preparo. Como é simples, diversas crianças podem usar, com o cuidado de usar pratos e vasilhas e pratos que suportem a alta temperatura.
O produto é um dos mais vendidos quando se fala em artigos para cozinha, mas exige um investimento que vai de mediano a alto, por isso é importante pensar um pouco antes de comprar. A variedade de marcas e modelos é bem grande nas prateleiras de lojas e, para não perder o investimento, o melhor é analisar antes da compra qual seria o mais bacana para você. Para isso, você tem que avaliar alguns itens de modelo do produto. Confira alguns pontos que devem ser observados na hora da compra:
Capacidade do Micro-Ondas
A capacidade de um micro-ondas é medida por litros e ela pode variar bastante. O menor é de 18 litros que corresponde a um prato pequeno de comida e o maior possui é de 80 litros. Outra forma de medir que os fabricantes usam é também o centímetro, mas sempre na embalagem é informada a capacidade em litros e seu comprimento para dar uma ideia real de como ele pode ser usado.
A capacidade de um micro-ondas é um dos fatores determinantes no seu preço porque aumenta a sua capacidade de cozimento e também consumo de energia e, por isso, esse fator não pode ser ignorado. Se não precisa de um micro-ondas grande, o melhor é não investir em um item tão caro, pois ele vai consumir a mesma energia para esquentar um prato de arroz que levaria para preparar um bolo inteiro e, por isso, esta avaliação é importante.
Para pessoas que moram sozinhas e passam pouco tempo fora de casa, o menor modelo, com apenas 18 litros, que já é de bom tamanho. Ele faz pipoca normalmente de saquinho para micro-ondas, esquenta pizza, ferve água, descongela alimentos refrigerados e outros itens mais simples da culinária básica. Para famílias maiores, o melhor seria o modelo a partir de 6 litros em diante. Já os de grande capacidade, como 20, 30 e 40 litros ou acima deste número, o uso deve ser voltado para cozinhas de restaurantes, hotéis e pousadas ou ainda lanchonetes, em que uso é constante.
Avalie seu uso do Produto Antes da Compra
Antes de comprar um item que exija um investimento considerável como este, é importante saber se você precisa mesmo do produto. Se seu desejo é apenas esquentar água e alguns alimentos e está sempre em casa, melhor usar seu dinheiro em algo que precise mais, porque com certeza de um micro-ondas você não precisa.
Porém, se há bastante gente em casa com uma alimentação em horários variados, o produto pode ser bem útil. Como o micro-ondas funciona com base na energia elétrica, você pode estar economizando bastante do gás de cozinha nas diversas requentadas que se dá em alimentos ao longo do dia. E se você e sua família são fãs de frios e sempre optam por comida congelada ou rápida, usar o micro-ondas pode ser uma boa forma de entrar na vida prática. O tempo de cozimento do produto é de um terço do cozimento de um fogão tradicional, por isso a vantagem em usar o item.
Para quem deseja cozinhar de verdade e não possui espaço na sua casa para um fogão ou não quer mesmo ter o item, uma boa pedida vai ser mesmo fazer o uso de um micro-ondas. A economia para preparar um bolo ou torta é bem significativa em tempo e no gasto de gás de cozinha.
Marcas e Assistência Técnica
Sempre que se compra um eletrônico, uma boa pedida é observar a marca acima do preço. Nem sempre o produto mais barato é o melhor, e a regra é a mesma para os itens mais caros na loja. Você pode ter um ótimo custo de um micro-ondas mas, e se quebrar? Precisa saber onde fica a assistência técnica mais próxima. Em alguns casos, não há uma assistência nacional e observar este quesito antes é importante. Você pode fazer isso de duas formas: procurar na internet ou pedir o manual de instruções do produto na loja para verificar o endereço das assistências em sua cidade. Se não tiver nenhuma o melhor é desistir da compra.
Forno de Micro-ondas Consu
Fuja de marcas desconhecidas ou preços extremamente baixos. Se o valor mediano do produto com a capacidade desejada é de R$ 500, fuja de produtos com a mesma capacidade mas custando menos de 50%. Não existe uma promoção tão boa assim, pode ser um item com defeito ou ainda de uma marca sem nome no mercado. E marcas novas tendem a experimentações. Pode ser que você dê sorte mas em alguns casos de alto investimento de compra é bom correr para o lado mais seguro.
Forno de Microondas Electrolux Blue
São marcas conhecidas, populares e com raros casos de reclamações de defeitos de fábrica: Eletrolux, Brastemp, LG, Arno e Panasonic. Outras grandes fabricantes de geladeiras e fogões estão investindo na fabricação de micro-ondas como Consul e GE, ainda começando a ganhar mercado.