Com todos os problemas que vem acontecendo com a avaliação de casas e apartamentos, a ser financiada pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha vida o que especialistas vem aconselhando ao futuro mutuários é para que não deixe a avaliação para depois, solicite para que a Caixa Econômica proceda ao encaminhamento dessa avaliação o quanto antes.
Avaliação Enganosa
Na verdade são cada vez mais, casos de avaliação enganosa que está depondo contra o programa e prejudicando os candidatos a compra desses imóveis, afinal são pessoas que economizam fazendo muitos sacrifícios para dar a entrada ou sinal e que além de não conseguirem comprar a casa acabam perdendo até mesmo esta pequena quantia dada ao corretor ou construtora.
A caixa alerta para o fato de que quando o consumidor tem o credito aprovado e feito a avaliação, não corre o risco de ter a surpresa de saber posteriormente que não vai conseguir o financiamento nas condições desejadas.
É Preciso Confiar na Construtora
Uma das principais medidas na hora da compra é se informar sobre a idoneidade da construtora uma vez que é ela quem vai dizer se o comprador pode pedir o financiamento logo no inicio da obra ou se isto só deve acontecer no momento em que as chaves forem entregues.
O problema é que o comprador nem sempre tem as condições exigidas para pedir uma avaliação logo no inicio, pois esta está atrelada ao financiamento.
De qualquer modo as pessoas devem se cercar de todos os cuidados e garantias para não acabar se desiludindo e o que é pior ficando sem o imóvel e muitas vezes perdendo ainda as poucas economias que têm.
Caso a construtora não tenha condições de garantir se ao termino da obra os imóveis continuarão dentro do teto exigido, elas não estão aptas para operar no programa.
Compra com Obra Adiantada
A verdade é que os empreendimentos antes de serem construídos podem ser negociados dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, isso não significa, entretanto que todos os apartamentos ou casas irão se enquadrar dentro do programa.
Um alerta especial deve ser dado ainda as pessoas que queiram fazer a compra quando a obra estivem mais adiantada pois certamente os preços já não serão os mesmos e é muito provável que esses compradores não consigam mais se incluir nesse tipo de financiamento, O cuidado deve ser maior ainda quando o preço inicial se equiparar ao teto do programa.
Se você perder os benefícios que o programa oferece por causa de propaganda enganosa dos vendedores pode vir a processar a construtora ou mesmo a corretora por damos materiais e dependendo do caso, caberá até mesmo um processo por danos morais também.