Mudança de Casa – Tentando Organizar o Caos

A mudança para uma nova casa é sempre motivo de muita festa e alegria pata todos da família, mas só que já passou por uma experiência dessas pode dizer o trabalho que dá para organizar toda a bagunça que se forma. São caixas e caixas empilhadas e espalhadas por todos os cômodos da casa, isso porque, antes de mudar, sempre achamos que nem teremos direito o que levar.

A Bagunça da Mudança

O fato é que mudança dá sempre muita mão de obra e como a grande maioria não pode pagar uma firma especializada no assunto, o grosso do trabalho fica mesmo para a família. Porém, há sempre ideias legais que podem ajudar muito na hora de arrumar as coisas para mandar à casa nova.

Por isso, fique de olho em todas as dicas que daremos para fazer com que sua mudança não se transforme em uma amostra do caos.

Contratando a Equipe de Mudança

Ninguém faz mudança sozinho, por isso, contratar profissionais especializados é fator muito importante para que as coisas cheguem intactas a seu destino. Para isso, há diversas empresas especializadas no ramo de transporte. Basta buscá-las através de amigos, conhecidos e ainda pela internet.

Entre as empresas mais conceituadas está a Granero, que possui grande tradição nesse mercado e conta com mão de obra treinada para tirar suas coisas do armário, acondicionar suas roupas e tudo o mais.

Entretanto, basicamente, as empresas de transporte apenas retiram suas coisas de um lugar e levam a outro, sem arrumarem tudo por você, por isso, daremos dicas de como fazer essa mudança sem a maravilhosa ajuda profissional.

Como Organizar as Coisas da Casa para a Mudança

Para iniciar essa conversa sobre arrumação, lembre-se que todos os detalhes fazem diferença, especialmente em se tratando de organização de ambientes. Por isso, todos os recipientes para guardar as coisas de casa serão essenciais, como caixas de papelão (de todos os formatos e tamanhos), fita adesiva, plástico bolha, caneta grossa (para escrever a localidade de destino de cada caixa) ou pincel atômico, ferramentas para montar e desmontar os móveis, caixas organizadoras e uma dose extra de disposição e bom humor.

Todos os itens devem ser separados de acordo com o local de onde são retirados. Não misture as coisas do quarto com as da sala, ou vice-versa, senão, encontrá-las vai ser tarefa quase impossível.

Faça uma lista com os itens que requerem mais zelo durante o transporte, como cristais, televisão, espelhos, e os deixe separados. Embale-os primeiro para que todos saibam que são os objetos frágeis e faça com que sejam levados mais rapidamente. Certifique-se que haverá alguém na casa nova para recebê-los e deixá-los em local seguro.

Conforme for desmontando os móveis e retirando os objetos do armário, certamente você descobrirá diversos itens que não são de utilidade nenhuma. Por isso, os coloque em uma caixa e separe. Se estiverem estragados, mande para o lixo. Caso contrário, encaminhe a alguém que precise, pois o que não utilidade para nós, certamente servirá para outras pessoas.

Faça o mesmo com roupas, calçados, e cobertas, já que muitas coisas não servem mais e você terá de comprá-las novas.

Organize primeiro as coisas que utiliza pouco, lembrando de acondicioná-las conforme sua fragilidade. Quando for guardar objetos de vidro, cerâmica, louças, passe item por item no plástico bolha e acomode um próximo ao outro dentro da caixa. Assim, o impacto entre as peças será bem menor.

Depois que já tiver organizado todos os cômodos da casa e colocado todos os objetos em suas respectivas caixas, não esqueça de escrever em cada uma delas a que ambiente se destina. Quando as caixas estão com etiqueta, fica muito mais fácil de colocar todas as peças em seu devido lugar na casa nova.

Uma dica interessante, que poupa muito tempo e não desorganizar as gavetas. Elas não precisam ser desfeitas, basta embrulha-las com um papel, para que nada caia ou as coisas se sujem. Assim você ganha muito tempo e quando os móveis estiverem montados é só colocá-las em seu devido lugar.

Cada Coisa em seu Lugar

Para finalizar a primeira arrumação, faça um kit para os membros da família com os objetos essenciais que usarão nos primeiros dias. Nele você poderá colocar roupas, sapato, além de roupa de cama, mesa e banho. Também não se esqueça de materiais de higiene, como xampu, condicionador, escova de dente e creme dental.

A ideia do kit facilita muito, pois nos primeiros dias na casa nova dificilmente se encontra o que se procura. Por isso ele é fundamental para que todos ganhem tempo, já que a casa é nova, mas a vida continua e todos têm seus afazeres cotidianos.

Organizando as Coisas na Nova Casa

No dia da mudança não fique afoito, tentando colocar as coisas em ordem de uma só vez. Fique tranquilo, espere tudo chegar e tente arrumar um pequeno espaço para que a família consiga fazer suas refeições antes da organização final.

No dia seguinte, depois de estar descansado o suficiente, comece a arrumação através da cozinha. Pois é o lugar que contém mais minúcias e que ocupa mais tempo, sem mencionar que o local que passamos grande parte do dia.

Comece organizando os armários de pratos, talheres e copos. Depois vá para as panelas e acessórios, sempre contando com a ajuda de alguém. Terminada a cozinha, passe para a sala, já que é o ambiente onde você recebe as pessoas, e se ela estiver arrumada, ninguém vai prestar atenção nos demais cômodos. E como não possui muitos objetos, sua arrumação não demorará demais.

A partir da arrumação dos cômodos de emergência, parta para os quartos, começando pelo das crianças. Quando for organiza-lo, leve o dono do quarto junto para que ele coloque as coisas no lugar que achar melhor e você não corra o risco de impor a decoração e arrumação a seu modo.

Depois de tudo arrumado, limpo e organizado, veja o todo, se não falta nada. Com a visão geral da casa parta para os objetos decorativos, como quadros, vasos, cortinas. Desse modo, tudo ficará mais fácil e sua casa estará sempre linda e pronta para receber seus convidados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *