?> Morar Sozinho Ou Dividir Despesas? | Imóveis Cultura Mix

Morar Sozinho Ou Dividir Despesas?

Morando Com Os Pais: é Um Dilema?

Morar com os pais é sem dúvida muito bom, principalmente quando contamos com o sustento financeiro, típico dos patriarcas e corujismo das mães, que independente da idade do filho o trata eternamente como uma criança, com direito a mordomias do tipo: roupa lavada, alimentação feita, e os cuidados que só elas têm quando apresentamos qualquer desanimo, mas como diz o dito popular: Tudo demais é veneno, e chega uma hora na vida que nosso instinto “adulto” começa a se incomodar com tantos cuidados e proteções. E nos sentimos sufocados.

É como se o tempo tivesse passado para nós, e para nossos pais não! É como se continuássemos sendo crianças totalmente dependentes deles, ao que se refere as nossas atitudes e decisões.

Com o passar dos anos e a chegada da maturidade muitos filhos que ainda moram com os pais, aos poucos vão percebendo que já não tem idade para tomar bronca porque deixou o quarto bagunçado, ter obrigação de dar satisfação do que vai fazer que horas vai sair e voltar e para casa, ou dizer aonde vai!

Morando Com Os Pais: é Um Dilema?

Morando Com Os Pais: é Um Dilema?

Buscando a Estabilidade Financeira x Morar Sozinho

Nesse momento a estabilidade financeira funciona como fator encorajador para que em momentos de raiva possamos dizer precipitadamente: Eu vou embora!

Mas é importante perceber que o problema não está na sua família (afinal ela sempre foi assim) e não adianta descontar algo nela só por que agora você tem poder aquisitivo suficiente para ser dono do seu nariz e já não está satisfeito em permanecer morando com eles.

A questão é que você cresceu e não percebeu que é hora de sair da casa dos pais, e cuidar da sua própria vida. Então se for para fazer isso não torne as coisas ainda mais difíceis, empinando o seu nariz e achando que dinheiro compra tudo, seja honesto consigo mesmo e prepare o terreno para que você possa sair da casa de seus pais pacificamente, afinal a vida lá fora é dura, e ninguém sabe o que pode acontecer no dia de amanhã. Quem sabe se de repente a vida inverte, ou muda os caminhos e você acaba tendo que voltar para o aconchego da sua família, querendo ou não.

Buscando a Estabilidade Financeira x Morar Sozinho

Buscando a Estabilidade Financeira x Morar Sozinho

Morando Sozinho: Vantagens e Desvantagens!

Claro que sair de casa, e morar sozinho é no mínimo uma decisão difícil a ser tomada por você, afinal separa-se e abrir mão de todo o conforto da casa de seus pais nem se compara a nova vida repleta de responsabilidades que lhe aguarda. Por isso é preciso ter convicção de que é isso mesmo que você quer e precisa e preparar-se para essa nova fase, financeira e psicologicamente.

 A Ideia De Morar Só é a Principio Um Sinônimo De Liberdade. Você Tem Privilégios Como:

  • Um espaço só seu: Onde você vai poder decorar bagunçar, organizar a seu modo. Sem precisar ter a opinião ou determinação de ninguém;
  • Privacidade: Ninguém ira consumir ou usar o que é seu. A sua organização ainda que desorganizada permanecesse lá intacta.
  • Liberdade: Para ouvir o estilo musical que quiser beber água no gargalo da garrafa e dançar pela casa, esquecer a tolha sobre a cama, e receber visitas a qualquer hora.
  • Comodidade: Você terá o privilegio de acordar, ir dormir, arrumar a casa na hora que você quiser, sem ter que fazer por obrigação e sim por necessidade.

Porém Nem Tudo Na Vida De Um Solteiro Que Resolve Morar Longe Dos Pais São Mil Maravilhas, Observe:

  • Obrigações domesticas: Principalmente as relacionada a higiene, elas fazem parte do kit que acompanha a casa. E agora é você quem terá que cuidar do seu lar.
  • Contas a pagar: Agora a sua participação no seu sustento não é apenas parcial, ajudando com uma cota na feira do mês, ou escolhendo uma conta mensal para pagar. Quando você decidir morar só, esteja ciente que todas as contas pagas pelos seus pais por você quando morava lá serão transferidas para você. Como energia, água, aluguel, feira, etc. Então é bom ter no mínimo um bom emprego fixo.
  • Você vai sentir saudade da casa da sua mãe: Mas o orgulho vai ser maior e você vai ter que por necessidade coisas do tipo: lembrar-se de se cobrir-se nos dias frios, medicar-se e se virar quando estiver atrasada e ainda tiver que fazer a refeição e engomar a roupa.

E Que Tal Morar Com Os Amigos?

Sabendo que nem todo mundo tem condição de sustentar uma casa, surge outra possibilidade para “sair de casa” e dar conta das despesas: Morar com amigos que estejam na mesma situação que você, é uma saída.

É fácil encontrá-los, porém é preciso conhecê-los bem e estar atento para não frustrar-se morando com outra(s) pessoa(s) e só depois descobrindo suas manias, medos, excessos, e tornar a convivência insuportável. Afinal, a gente só conhece uma pessoa quando convive com ela. Por isso é muito importante avaliar bem antes de tomar qualquer decisão.

http://www.youtube.com/watch?v=CQJKo_5u0to

A maior vantagem de morar com amigos é sem dúvida dividir as despesas e as obrigações. Mas há também a experiência de relacionar-se com outras pessoas, cultivando o bom relacionamento, estreitando laços etc. Em contrapartida há outras questões delicadas, que são vistas por alguns como desvantagens:

  • Respeitar: As individualidades, manias e espaço do amigo que resolveu morar com você.
  • Socialização: Sala, banheiro, cozinha e, e até mesmo quarto serão divididos.
  • Compreensão: Seus amigos certamente possuem necessidades e convidados diferentes dos seus, por isso seja flexível. A casa não é só sua.

Para evitar problemas futuros, antes de convidar ou aceitar morar com alguém para dividir as despesas observe algumas questões como se a personalidade de vocês se parecem. O que gostam ou desgostam em comum, se são organizados, higiênicos e se estão dispostos a entrarem em consenso em tudo que for relacionada a morada de vocês.

Por fim, sabe-se que a decisão de sair de casa não é fácil, mas só depende inteiramente de você. Claro que, se deve ter condições financeiras de se sustentar, principalmente se você gostar de alguns luxos. Também deve ficar atento se você pode cuidar de uma casa sozinho, já que não é uma tarefa fácil, enfim, procure o melhor para você e para seu bolso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *