Assim como a moda das passarelas que estamos acostumados a ver em constante inovação, a casa também segue tendências. Só que elas por sua vez mudam de estação pra estação mais por questões de necessidades estéticas e conforto, que por vaidade.
Isso fica nítido com a chegada do inverno, que é uma estação bastante aconchegante porem que exige uma atenção especial.
Pois enquanto lá fora impera a chuva, terra molhada, frio, dentro de casa impera a escuridão e o clima abafado, por isso a principal preocupação das donas de casa, e profissionais preocupados com o conforto da família das donas de casa se refere ao clima e a luminosidade da casa;
Por isso é importante preparar-se para receber essa mudança temporal e poder curtir os dias frios em um ambiente confortável;
Luminosidade
Bem, como sabemos no inverno o sol tira férias prolongadas. Então a luminosidade natural que invadia a casa através das janelas, portas, telhados de vidro e varandas. No verão não serão vistos enquanto chover, afinal o aspecto nublado do céu, escurece tudo.
Por essa questão, a saída obvia para muita gente é acender todas as luzes da casa na intenção de deixar claro como em um dia de sol, porem essa não é a saída mais sustentável nem a melhor, pois os gastos com energia certamente aumentarão.
E como sabemos que o inverno virá outras vezes, melhor que usar o óbvio é usar a cabeça investindo em uma decoração que proporcione iluminação ao ambiente e possa ser reutilizada outras vezes. É um gasto de retorno imediato e ainda por cima se bem conservado servira para você utiliza ou reforma para o próximo inverno que virá nos anos seguintes.
Convencido disso, então a primeira coisa a ser feito é trocar as luzes que você usas com mais frequência por lustres maiores que sejam capazes de propagar a luz com mais facilidade que as lâmpadas pequenas e frias. Você pode também optar por usar Lamparinas de ferro com velinhas dentro, ou pequenos pontos de luz similares as velas e espalhar pela casa em locais que não apresentem risco de acidente domestico.
Por falar em velas, há uma infinidade delas, em diversas cores, formatos e aromas como é o caso das com cheiro do tipo lavanda, hortênsias e azaleias, que combinam com a estação.
Cores e Texturas
É fato que as cores são sem dúvida grandes influenciadoras e responsáveis por propagar a luz ou não em um ambiente. E como a intenção nesse caso é tornar o ambiente com aspecto mais claro, você deve investir em paredes de cores e tons claros, pois os escuros logicamente escurecem o ambiente e não propagam a luz.
Quanto aos itens de tecido do tipo: capas que revestem almofadas, toalhas de mesa, cama, os estofados, tapetes e cortinas também devem ser mantidos com tecidos em cores claras pelo mesmo motivo das paredes. E caso você queira nos tecidos um toque mais quentinho aposte no uso do couro, camurça, lã, tricô e crochê que são os mais recomendados.
A atenção, porém está voltada para os tapetes que estão espalhados pela casa, que em vez do aspecto seco e fino típico de tapetes pode ser substituído por um mais pesado e do tipo felpudos, principalmente se ele for decorativo usado no centro de sala.
Já para as cortinas, o recomendável é que sejam de tecido fino ou vazado que permita a passagem da pouca luz que vem de fora para dentro. O efeito será de sucesso total caso a janela a qual a cortina for uma vidraça que com sua transparência permita o contato externo e interno.
Transparência
Outro fator que pode ajudar bastante na decoração de inverno do seu lar é utilizar itens transparentes do tipo acrílico, vidro ou cristal pois eles permitem a passagem de luz sem dificuldade e não sombreiam e com tanta intensidade como faz um item opaco.
Proteção
Não é de hoje que vemos as donas de casa cobrindo moveis, eletros, e decoração com longas toalhas a fim de protegê-los da umidade.
Certamente a umidade afeta a estrutura de muitos objetos, mas o melhor a ser feito nesse caso não é esconder a sua casa e sim guardar em caixas organizadoras os itens mais delicados como fotos, decorações em biscuit e papeis até que o inverno passe. Ou providenciar capas plásticas transparentes nas medidas exatas para cada móvel, eletro e decoração.
Ventilação
Nem todo mundo possui ar condicionado, ou recurso financeiro para sustentar o seu uso durante todo o inverno. Então o recomendável aos dias de chuva é sempre que a chuva der uma trégua abrir janelas, e persianas, a fim de garantir a troca de ar, afinal a sua casa também precisa respirar.
Entretenimento
A inquietação é natural do ser humano, por isso o inverno pode ser para muitos um tormento pois nos força a abdicar algumas atividades que exigem estabilidade climática, como jogar bola no campo, estender roupa na varanda e ter a certeza de que ira secar, ou simplesmente pegar vento na frente da casa;
E para trazer descontração ao ambiente e quebrar o clima mórbido típico do inverno, você pode começar por decorar sua casa com pequenas mudas de planta sobre estantes e mesas, ou ainda peças grandes dentro do espaço externo. Prefira as plantas naturais que trazem fragrância, beleza e sofisticação aos locais escolhidos.
Você pode também optar por ter um aquário que alem de item decorativo, poderá criar nele peixes pequenos e de livre permissão. Seus constantes movimentos trazem vida ao ambiente.
Por ultimo não se esqueça de tirar das gavetas livros, jogos, filmes interessantes e coisas do tipo. Deixe sobre a mesa e estante da sala de estar da sua casa de forma mais acessível, para que você possa ir preenchendo seu tempo livre com coisas interessantes e prazerosas e não apenas cedendo ao convite do clima para dormir o tempo inteiro.
Não encare o inverno como um inimigo, pelo contrário, veja nele uma estação desafiadora, porém que estimula a elegância e os novos hábitos de vida. Portando torne-se uma pessoa mais elegante e torne sua casa mais elegante também.