Economizar é sempre uma coisa boa, já que esse dinheiro que deixamos de gastar pode se transformar em algum eletrodoméstico novo, numa viagem com a família ou numa poupança para realizar algum sonho. Se existe um ponto em que todo mundo pode economizar um pouco mais é na conta de luz.
Para te ajudar vamos dar algumas dicas de medidas para baixar o valor da sua conta de luz. Saiba como com alguns cuidados é possível pagar menos no final do mês além de ajudar o planeta economizando energia.
Escolha das Lâmpadas
Todo mundo já ouviu falar que as lâmpadas fluorescentes costumam gastar menos energia do que os outros tipos de lâmpadas. Entretanto, é importante ficar atento que esse tipo de lâmpada não pode ficar sendo ligada e desligada com frequência já que elas têm mais facilidade de queimar.
Num local que tenha sensor de presença pode não ser interessante usar lâmpadas fluorescentes, por exemplo. Na hora de escolher prefira as lâmpadas amarelas que são mais suaves de maneira que tornam os ambientes mais aconchegantes. Saiba que as lâmpadas brancas deixam os ambientes muito frios podendo até mesmo interferir no seu bom humor. A dica é usar lâmpadas brancas apenas em locais em que se fica pouco tempo.
Lâmpadas de LED também podem ser boas alternativas, mas saiba que elas tem menos intensidade de luz então são mais fracas. Dessa forma não adianta fazer a troca de uma lâmpada comum por duas de LED para iluminar o mesmo local. Esse tipo de lâmpada é ideal para dar um destaque a um objeto, por exemplo.
Cor das Paredes e Janelas
Ambientes que tem paredes claras precisam se menos luzes ligadas para iluminar, sendo assim pode ser uma medida de economia pintar as suas paredes com cores suaves. Uma casa que tem várias aberturas para a entrada da luz natural é mais iluminada de forma que necessita de menos energia elétrica.
Contudo cuidado com telhas transparentes e janelas de teto que podem deixar os ambientes muito quentes o que pode acarretar em mais tempo com o ar-condicionado ligado, um dos eletrodomésticos que mais gastam numa casa.
Tenha pequenas fontes de luz natural em casa e nunca faça um telhado que seja completamente feito de telhas transparentes. As janelas de teto devem ser feitas de vidro laminado ou então acrílico prismático. Também é possível utilizar cortinas ou persianas solares para completar.
Pontos de Economia na Casa
Alguns ambientes, como aqueles de passagem como corredores não precisam de grande quantidade de luz e podem acabar se transformando em pontos de economia na sua casa.
Uma boa dica para quem deseja levar a sua economia ainda mais a sério é instalar sensores de luz que fazem a medição da quantidade de luz solar que entra nos ambientes e assim utilizar o mínimo de energia elétrica. A instalação desse tipo de sistema deve ser feito por um profissional que irá avaliar a real necessidade de cada ambiente.
Vilões – Ar-Condicionado e Aquecedor
Tem algumas cidades do país que não podem deixar de ter um ar-condicionado para enfrentar as altas temperaturas enquanto em outros locais não se pode viver sem um bom aquecedor. Porém, esses aparelhos são verdadeiros vilões da conta de luz, saiba quais medidas tomar para economizar.
Para deixar a temperatura ideal num ambiente feche as portas e janelas e depois que chegar a temperatura desejada desligue os aparelhos. Fique atento também para a limpeza periódica dos filtros dos aparelhos.
A Geladeira e o Freezer
Outros dois eletrodomésticos que podem ser vistos como vilões, mas que seguindo algumas dicas podem se tornar pontos de economia. Uma das atitudes que mais fazem a conta de luz subir é ficar abrindo e fechando a geladeira a todo momento. Quando abrir a geladeira pegue tudo o que precisa de uma única vez e feche a porta.
Observe ainda se a borracha de vedação do aparelho está em boa condição para evitar que o ar frio escape. Além disso, evite colocar dentro da geladeira alimentos que ainda estejam quentes e evite forras as prateleiras com plásticos ou vidros já que isso pode dificultar a circulação do ar.
Na hora de escolher o local em que vai colocar a geladeira e o freezer procure o mais ventilado da casa e que de preferência esteja fora do alcance dos raios do sol e que fique longe do fogão para que não seja exigida muita potência do refrigerador. Também é importante fazer o degelo quando perceber que a camada de gelo já tem uma espessura de mais ou menos 1cm.
Durante o período de inverno regule o termostato para que fique uma posição de frio não muito intenso. Se for fazer uma viagem prolongada pode esvaziar a geladeira ou o freezer e também deve desligar o aparelho da tomada.
Aparelho de Televisão
A televisão é outro aparelho que costuma gastar bastante isso porque as pessoas costumam deixá-la ligada enquanto não estão assistindo e até dormem com ela ligada. Quando for escolher uma TV prefira aquelas que tem timer, aquela função para desligar automaticamente.
Banhos
A grande dica é reduzir o tempo embaixo da água para reduzir a sua conta de luz. Quando o chuveiro está no seu modo inverno gasta em torno de 30% a mais do que quando está no modo verão. Sendo assim em dias quentes deixe a posição do chuveiro no verão. Dentre os tipos de chuveiros disponíveis o elétrico ainda é o mais econômico.
Ferro Elétrico
O ferro elétrico quando ligado junto com muitos outros aparelhos pode acabar causando sobrecarga na rede de energia elétrica. Sendo assim vá juntando uma grande quantidade de roupas para passar de uma única vez. Fique atento as instruções de temperatura para cada tipo de tecido e comece pelas peças que demandam temperaturas mais baixas.
Máquinas de Lavar – Roupa e Louça
Para a máquina de lavar vale a mesma dica do ferro, ou seja, aguarde ter juntado uma grande quantidade de peças para lavar de uma vez só. Os filtros dos aparelhos devem ser limpos com frequência, isso vale para a máquina de lavar roupas e louças. Sempre utilize a quantidade indicada de sabão e detergente assim você evita enxaguar de novo.