Prateleiras na Cozinha

A decoração da casa deve ser pensada sempre levando em consideração a praticidade. Em alguns cômodos essa “regra” deve ser priorizada ainda mais, como no caso da cozinha. É um ambiente muito usado por qualquer família e para facilitar esse uso diário deve ter tudo o que precisamos e de preferência próximo das mãos. Não dá para ter um cozinha linda e toda arrumada e na hora de tirar alguma panela ou precisar de alguma coisa ter que pegar cadeira para subir, retirar vários objetos que estão na frente, enfim, superar “obstáculos”.

O ideal é precisar e estar bem ali pertinho de você sem nada no meio para atrapalhar. Porém, conseguir essa arrumação aliada a praticidade em determinados espaços pode ser muito difícil, pode até parecer impossível.

As cozinhas, principalmente aquelas de apartamentos, estão cada dia menores e colocar tudo o que é preciso sem ter que amontoar um monte de coisas nos armários pode ser batalha perdida. Até porque sobra bem pouco para armários depois de fogão, geladeira, forno micro-ondas, entre outros eletrodomésticos. Mas, dá sempre para arrumar uma alternativa. No caso da cozinha, experimente as prateleiras.

As Prateleiras na Cozinha Seja ela Grande e Principalmente nas Pequenas

Sempre que o espaço no chão é pouco, colocar prateleiras nas paredes pode ser uma solução. Uma boa alternativa para ter o espaço necessário. Sem falar que as prateleiras quando bem utilizadas podem casar muito bem com a decoração, ou melhor, podem fazer toda a diferença no ambiente.

Na hora de escolher a prateleira para a sua cozinha pense:

  • Qual o seu material preferido, mas sem deixar de pensar no que é mais adequado para um ambiente como o da cozinha, principalmente o vapor dos alimentos e a gordura das frituras.
  • Procure uma prateleira que combine de certa forma com a sua decoração, divertida, por exemplo, aposte nas cores, se faz um estilo rústico, ouse com madeira de demolição, enfim, busque sempre combinar.
  • Não coloque simplesmente as prateleiras por colocar. Coloque-as sabendo exatamente aquilo que você colocará sobre elas ou para que elas servem.
  • Lembre-se que tudo aquilo que fica em cima da prateleira estará exposto a poeira e gordura. Você pode usar alguns suportes para proteger ou evitar de colocar objetos pequenos que darão mais trabalho na hora de tirar um a um para limpar.

As Prateleiras na Cozinha: na Hora de Instalar

Não é simplesmente ir comprando a prateleira e colocando em qualquer lugar. O primeiro passo é verificar se você tem os espaços para colocar as prateleiras, quantas serão e o tamanho de cada uma delas.

Deixar uma prateleira sozinha perdida na parede não é a melhor opção. O ideal é ter pelo menos três. Mas, observe também a distância entre elas. Siga a distância entre elas,  que será melhor para garantir para guardar o que você deseja.

As prateleiras podem ser muito traiçoeiras, se colocadas em uma passagem ou em cima da pia, por exemplo, alguém pode acabar machucando a cabeça. A posição é importante não só para evitar “acidentes”, mas também, para que tudo esteja ao alcance como deve ser.

Como Que dá e o Que não dá Para Colocar nas Prateleiras da Cozinha

  • Não coloque na prateleira da cozinha objetos muito pequenos, como por exemplo, conjunto de xícaras. Estará sempre com poeira e gordura, a não ser que você lave esses objetos todos os dias. E claro, é muito difícil ter tempo disponível para isso, sem contar que é perder tempo, não é prático.
  • Os eletrodomésticos coloridos com aquela pegada retrô estão dando o que falar. Eles são lindos e podem completar a sua cozinha no quesito decoração. Sem falar que eles estarão sempre prontos para usar. É claro que vai pegar aquela poeira, mas passar o pano em um eletrodoméstico é bem mais fácil do que limpar um jogo de xícaras.
  • Os potes com mantimentos além de ficarem pertinho de você para usar na hora de cozinhar ainda podem “colaborar” com a decoração. Você pode brincar escolhendo potes de vários formatos ou ainda, usá-los todos iguais, colocando dentro de cada um mantimento diferente e de cor chamativa, como ter macarrão colorido e pimenta, por exemplo.
  • As cestas também podem ser um bom “esconderijo”. Dependendo do tipo de decoração que você escolheu dá para usá-las como lugares para guardar outras coisas. Dessa forma você terá os seus utensílios protegidos, ocupará menos espaço nos armários e fará bonito na decoração. 
  • As prateleiras também podem simplesmente ser o lugar que você vai colocar alguns objetos decorativos, como o famoso pinguim ou a galinha que ficará com os ovos dentro dela. Também pode ser o lugar para guardar os seus livros de receita, mas neste caso, mantenha a prateleira bem longe do fogão. E dê uma reforçada na capa do seu livro encapando com plástico transparente. Assim, de vez em quando passe um pano úmido e deixe os livros limpinhos.
  • Aquelas plantinhas que podem ser ervas também podem ficar bem colocadas em prateleiras na sua cozinha. Você vai ter tempero fresco e uma cozinha mais bonita com o verde das plantinhas. Neste caso, também escolha bem o lugar que as prateleiras serão colocadas. O melhor é que elas fique próximas a janela e longe do fogão.

Como dá para perceber com essas dicas que juntamos de decoradores e arquitetos, as prateleiras na cozinha podem ir muito além de úteis e complementarem a decoração do ambiente. Não tenha medo de apostar nelas quando faltar espaço. Mais vale uma prateleira bem colocada sem ocupar espaço, que muitas vezes nem temos, do que um móvel fazendo a cozinha parece ainda menor do que é.

O importante na decoração é unir o útil ao necessário e ter um espaço como se deve é abrir mão de determinados móveis e buscar alternativas viáveis que podem ser perfeitas para o espaço.

Se em um móvel você perderia toda a graça do seu eletrodoméstico colorido, se guardado dentro, na prateleira, ele ganhará destaque e dará mais alegria a sua cozinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *