?> Mantenha a Casa Protegida da Maresia: Dicas Simples para o Dia a Dia | Imóveis Cultura Mix

Mantenha a Casa Protegida da Maresia: Dicas Simples para o Dia a Dia

Morar perto da praia tem suas vantagens: o clima ameno durante a noite, uma bela vista para o mar e conforto de estar sempre próximo a praia. Mas para a sua casa pode ser um grande erro. Muitas pessoas sofrem horrores por viver tão perto da praia e tem problemas de conservação dos objetos, podendo perder muitos itens em bem menos vida útil que as outras pessoas teriam.

Casa na Praia

A boa notícia é que você não precisa sair mudando tudo da casa a cada cinco anos. Existem boas medidas que podem ajudar a quem possui uma proximidade alta da praia a conservar seus móveis, portas e janelas. Veja algumas dicas a seguir.

Portas e Janelas de Alumínio

A melhor pedida para quem mora tão próximo do mar é mesmo usar portas e janelas feitas em alumínio. Este material não oxida, não enferruja e nem perde a cor. O investimento será bem mais alto, quase o dobro de uma porta normal, mas vai valer a pena ao final de cinco anos quando você estaria lixando, pintando e até trocando suas portas todas. O mais bacana é que a cor do alumínio é neutra e combina com qualquer parede.

Para quem não pode trocar as portas ou investir tão alto, use uma camada de zarcão antes da pintura no tom que deseja. Tal produto ajuda a combater a ferrugem. Como é apenas um preventivo, pode ser que o processo de enferrujamento continue, mas em um tempo mais longo do que se ele não estivesse por lá. O zarcão pode ser comprado em lojas de todo o Brasil e custa menos que R$ 10 para uma lata suficiente para pintar duas grades grandes ou um grande portão.

Eletrodoméstico da Cozinha de Inox

O inox é um dos materiais a prova de ferrugem. Ele já é usado na produção de geladeiras e fogões e é amplamente recomendado por quem mora próximo de mares e praias. É uma ótima pedida para quem deseja conservar seus eletrodomésticos por mais tempo. Uma geladeira com pintura tradicional na casa de quem mora a beira mar dura em média cinco anos até os primeiros sinais de desgaste aparecerem. Para quem usa inox, os itens vão durar mais de 10 anos, desgastando-se pelo uso mas não pela ferrugem.

http://www.youtube.com/watch?v=jpfm1pZnX2U

Infelizmente não existem truques para livrar a esmaltação do efeito da maresia. Você pode repintar o produto e usar o zarcão na parte externa. Contudo, a interna que também é feita de ferro vai continuar desprotegida e sofrer com os efeitos da maresia amplamente, por isso é recomendado fazer a compra dos eletrônicos em inox. O valor é bem superior, as vezes até o dobro, mas vale a pena o investimento: a ferrugem não ataca, o esmalte não cai e é ótimo para usar em casas de praia e moradia permanente próximo ao mar.

Proteja as Paredes Contra o Mofo

A parte interna da casa pode sofrer com a maresia por conta do mofo que se instalada na parede. O clima beira mar é bem propício para o surgimento desta praga urbana e por isso é recomendado que se proteja as paredes da casa, evitando assim doenças nos moradores tanto respiratórias quanto alergias.

Um desumidificador de ar pode ser uma ótima pedida para uso em casas, principalmente em quem mora em apartamentos pequenos. A parte negativa deste produto é o fato de ele ser capaz de desumidificar apenas um ambiente pequeno ou fechado, por isso seu uso é mais comum em quartos e armários. É um eletrônico de alto custo, mas bem eficiente, principalmente em quartos de crianças asmáticas.

Para o restante da casa você pode usar um truque antes de passar a massa corrida nas paredes: uma camada de cal em mistura com uma boa quantidade de cola branca escolar. Esta pequena solução vai ser ótima para ajudar a parede a absorver a umidade. Muitas pessoas que já usaram o truque relatam funcionar bem, mas é preciso ser aplicado antes da parede receber o reboco. Para quem já está colocando o reboco e a parede for branca, passe a solução nos cantos das paredes, nas laterais superiores e inferiores para ajudar no processo. Caso não veja problema passe na parede toda.

Roupas Também Podem Sofrer com a Maresia

Os armários de roupas e closets sofrem bastante com a umidade trazida pela maresia. No verão as roupas secam, mas no inverno elas criam mofo, deixando tudo com mal cheiro. O que fazer? Existem dicas simples para evitar o problema. Uma delas é bem conhecida: o uso da sílica gel, produto usado absorver umidades. Você já o conhece se comprou uma bolsa nova: são aqueles saquinhos que vem dentro, pequenos e jogados lá no fundo.

A sílica pode ser comprada em lojas de produtos médicos, custa menos de R$ 20 e é vendida em saquinhos, basta colocar cada um em um ponto do seu guarda roupa. Coloque nos cantos do closet, entre as roupas, entre os sapatos e dentro das bolsas. A cada mês, troque os seus saquinhos e seus itens do guarda roupa que eles vão estar protegidos.

Outra dica mais barata ainda é usar um copo com cal virgem dentro do armário. Deixe o copo aberto ou cubra com plástico filme e faça alguns furinhos. Quando notar o cal ficando com a tonalidade cinza é sinal que já deve trocar seu cal no copo por outro novo. Dependendo do clima de onde for usado, a cada 15 dias seria o ideal para uma troca. O cal também vai tirar o cheiro das roupas e do mofo que fica no quarto. O mesmo truque pode ser usado em armários de livros, de DVDs e na cozinha se você sentir que há problemas de umidade nos armários de panelas.

Colchões e Estofados Devem Ser Cobertos

Impermeabilização

Os estofados também podem ser protegidos contra a umidade da maresia. Você pode aplicar sacos de sílica gel no interior do estofado, caso tenha acesso facilmente a eles, ou ainda colocar um revestimento com capas em tecido poliéster. Este não deixa que a umidade penetre com tanta facilidade e ajuda a proteger nos tempos mais frios, principalmente em casas de praia em que o dono não permanece por lá por muito tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *