Boiserie: Conheça a Técnica De Decoração De Origem Francesa

Quando assistimos a um filme ou novela de época, muitas vezes nos chamam a atenção detalhes da decoração de seus cenários, já que costumam mostrar o estilo das residências de determinada época. Importante ressaltar que, assim como a moda, a decoração também segue tendências, com seus designers fazendo releituras de itens que marcaram uma época, surgindo repaginados com novos e modernos materiais.

É o caso da Boiserie, uma das principais tendências de moda na decoração de residências e escritórios. Trata-se de molduras para paredes em relevo típicas da decoração francesa que teve o seu auge nos séculos XVII e XVIII.

Boiserie: Conheça a Técnica De Decoração De Origem Francesa

Boiserie: Conheça a Técnica De Decoração De Origem Francesa

Denominação em francês que significa “decoração com painéis de madeira” ou “forro de madeira”, a Boiserie é um recurso que tira do lugar comum a mesmice das paredes nuas, dando um toque de personalidade e um estilo retrô, que faz uma contraposição interessante com o restante da decoração atual, com modernos aparatos tecnológicos, como home theater, TVs de plasma ou LCD, entre outros, pois passa a impressão de que as paredes estão emolduradas, tal como quadros.

Boiserie: Ideal Para Dar Um Toque De Estilo e Sofisticação Aos Ambientes

Uma Boiserie é uma arrematação ideal para a decoração de um ambiente em estilo clássico que conte com um rodapé alto (que deve ter 15 centímetros, no mínimo), uma tonalidade de cor de tinta que combine com a personalidade do morador e da decoração, bem como um belo e harmonioso rodateto, muitos quadros, arandelas de boa qualidade e papéis de parede.

Quando estiveram no auge da moda na França, nos séculos XVII e XVII, inicialmente as Boiseries eram fabricadas em madeira. Na decoração atual, graças às inovações tecnológicas e o surgimento de novos materiais, elas podem ser encontradas nas versões em gesso, cimento, poliuretano, e até em isopor, tornando-a mais acessível a um número maior de consumidores.

Além de uma gama variada de materiais, uma das principais tendências para o uso da Boiserie na decoração é pintar esse detalhe na mesma cor das paredes, para deixá-las em alto relevo, pois proporciona um aspecto elegante e “clean” ao ambiente, ideal para o morador que deseja ter uma decoração para impressionar suas visitas.

Existem infinitas possibilidades para inovar na decoração de sua casa ou escritório lançando mão desse importante recurso da Boiserie nas paredes, já que se trata de uma forma elegante e limpa de deixar um ambiente mais sofisticado, em especial na sala de estar, sala de jantar, sala de reuniões, home theaters e dormitórios.

Importante ressaltar de que os revestimentos para parede elaborados em outros materiais que não seja a madeira, passaram a ser denominados de “falsa-boiserie”, e tornaram-se mais populares e podem e devem fazer a diferença na decoração de sua residência ou escritório.

Porém, apesar de não serem fabricadas em material nobre, não perderam o impacto de seu efeito no resultado final na decoração do ambiente, ainda mais se esses revestimentos são pintados na mesma cor das paredes.

Como revestir toda a parede de um ambiente não costuma sair barato, optar por um material de menor valor pode ser a solução se você pretende aplicar a Boiserie em ambientes muito amplos, porém é preciso tomar cuidado para deixá-la mais resistente a impactos, para evitar as trocas frequentes da peça. Uma dica é aplicar tinta acrílica antes da cor definitiva que você irá aplicar no material, como forma de garantir maior resistência.

Cuidado Na Hora De Misturar Revestimentos

Atenção na hora em que for escolher os revestimentos para a parede do ambiente onde se deseja decorar. Isso acontece porque o morador que resolve aplicar a Boiserie no local, não pode se equivocar com o seu efeito proporcionado com o do rodameio (aquele revestimento que divide a parede em duas partes horizontais) ou dos “lambris”, que são aquelas tábuas ou réguas que são fixadas ou coladas nas paredes.

Ao contrário do modelo que foi uma febre na Europa em meados dos séculos XVII e XVII, que remetia ao estilo Rococó vigente na época, que investia em peças com diversos frisos e rebuscadas, para não deixar a decoração do ambiente atual com um excesso de informação, o ideal é adotar Boiseries com um design mais “clean”. Especialistas recomendam adotar o mesmo estilo aplicado no rodapé para deixar o ambiente mais harmônico.

Arquitetos e decoradores também apontam que é necessário tomar cuidado na hora de aplicar o revestimento, procurando deixá-los voltados para a altura do pé direito do imóvel. Isso acontece porque quanto mais alto as molduras da Boiserie forem aplicadas nas paredes, mais pesado ficará o aspecto final da decoração.

Dessa forma, assim que o revestimento francês for instalado, especialistas recomendam dividir a parede do ambiente em quadros e dispô-lo em uma altura de até 85 centímetros do piso. Com esse recurso, o seu pé direito será reduzido de maneira mais natural, pois a Boiserie irá dividir os espaços.

Como Aplicar o Revestimento Boiserie Nos Ambientes?

Como Aplicar o Revestimento Boiserie Nos Ambientes?

Como Aplicar o Revestimento Boiserie Nos Ambientes?

O revestimento Boiserie, sem dúvidas, dá um toque diferenciado à decoração dos ambientes. Porém, mesmo que o morador procure utilizar os materiais mais em conta, os “falsos-Boiseries”, para que o resultado fique perfeito ele deve procurar um serviço especializado para a sua instalação.

Isso acontece porque um pequeno erro no posicionamento das molduras do revestimento francês pode comprometer o resultado do trabalho, deixando-o desarmônico e, até mesmo, com as molduras tortas. Dessa forma, no caso do revestimento Boiserie, o barato sai caro, por isso, não deixe de procurar um especialista para aplicá-lo no ambiente desejado.

Vale lembrar de que mesmo que o morador não aprecie o estilo clássico, pois prefere luminárias modernas e um grande aparato tecnológico em sua sala de estar, escritório, sala de reuniões ou home theater, o local fica mais imponente e com personalidade com a Boiserie, sem falar que fazem um contraponto interessante entre o estilo clássico das molduras na parede com os modernos aparelhos de TV, computadores, aparelhos de som, entre outros.

Existem no Brasil inúmeras lojas especializadas em revestimentos para as paredes, inclusive a Boiserie, que elaboram projetos sob medida para a sua residência ou local de trabalho. Faça uma pesquisa no site de buscas para encontrar a empresa mais próxima e não deixe de aproveitar esse interessante recurso para dar um toque especial na decoração dos ambientes onde você passa a maior parte do dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *