Limpeza e Organização da Geladeira

Quando falamos da saúde da nossa família e da alimentação estamos falando de argumentos de extrema importância. E a limpeza e a organização da geladeira fazem parte desse “universo” e por isso devem ser levadas muito a sério e alguns detalhes precisam ser observadas. A verdade é que nem todo mundo sabe organizar a geladeira e por isso, acaba perdendo alguns alimentos que poderiam durar um pouco mais. Veja dicas de como fazer a limpeza e a organização da sua geladeira!

1- O primeiro passo é a limpeza e para fazê-la de forma correta é necessário antes de tudo retirar os alimentos que estão dentro de deixá-la vazia. O que for retirado da geladeira deve ser colocado em uma superfície limpa e os produtos congelados para não serem perdidos ou estragados devem ser guardadas em uma sacola térmica ou em caixas de isopor.

2- Confira todos os alimentos e veja se está tudo em bom estado e dentro da data da validade. O que não estiver atendendo nenhum dos dois requisitos deverá ser jogado fora.

3- Procure guardar as sobras de comida em potes de vidro ou de plástico. De preferência use vasilhas quadradas ou retangulares, que ocupam menos espaço, elas também devem ser transparentes. O ideal é colocá-las dentro da geladeira uma próxima da outra para lembrar quais as sobras foram guardadas e não acabar desperdiçando e jogando no lixo porque ficou esquecida.

Uma outra alternativa é colocar etiquetas nestes potes e escrever o que tem em cada um deles. Fita crepe e caneta piloto podem ser itens que façam parte da sua cozinha para etiquetar os alimentos antes de guardá-los. É muito comum esquecer o que tem na geladeira.

4- O lugar de guarda carne é dentro do congelador ou no lugar que tenha a temperatura mais fria da geladeira. Isso se você for consumir a carne no mesmo dia. É importante lembrar que as carnes não devem ser lavadas, o líquido nunca é puro e pode ser que contenha bactérias, que podem acabar contaminando.

5- Aquela gaveta maior da geladeira ou quando ela tem duas gavetas é para guardar as verduras frescas e legumes. Para que eles durem mais tempo é melhor conservá-los dentro de saquinhos e claro, com a gaveta sempre bem limpa.

6- O ideal é guardar as frutas em temperatura ambiente, quando essa não é muito alta. Somente as frutas que já foram cortadas devem ser guardadas dentro da geladeira, na gaveta em potes e quando estão muito maduras.

7- O  lugar para colocar as bebidas, potes e garrafas é na porta para geladeira.

8- Não guarde os ovos na porta da geladeira é o lugar em que eles estragam mais rápido. Eles devem ser colocados nas prateleiras.

9- O ideal é que os alimentos nos potes seja de vidro ou de plástico recebam etiquetas antes de ir para o congelador. Neste caso, acrescente também a data de validade em cada uma delas. Procure pelas etiquetas reaproveitáveis. Elas podem ser encontradas em lojas que vendem produtos para organização.

10- Para setorizar os alimentos dentro da geladeira use os cestos plásticos, próprios para isso, para ter espaço bem dividido. Eles são úteis principalmente em geladeiras cujo as prateleiras são muito grandes.

11- As famílias com crianças podem criar dentro da geladeira cestinha com lanches completos para os pequenos ou petiscos e sempre deixá-los na altura que elas possam pegar sozinhas.

12- Outra cestinha ela pode fazer uma para artigos do café da manhã. Bem prático é só pegar e levar à mesa e preparar a mesa.

13- A geladeira nunca deve estar cheia demais porque é necessário que o ar possa circular. As toalhinhas em cima das prateleiras não devem ser usadas porque atrapalham essa circulação.

14- Os cuidados com a limpeza não podem ser deixados de lado. Faça uso de panos úmidos e quanto menos produtos químicos forem usados melhor. Eles podem limpar, mas acabar contaminando os alimentos que serão colocados a seguir lá dentro. Uma boa mistura para limpar a geladeira por dentro é: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado com 2 litros de água. Passe a mistura com a ajuda de um pano macio e limpo. Deverá ser somente umedecido na mistura. Já do lado de fora pode usar água e sabão neutro ou produtos próprios para esse tipo de limpeza.

15- Escolha um dia da semana para fazer uma “faxina” dentro da sua geladeira e retira todos os produtos vencidos. E faça sempre uma limpeza mais leve todas as semanas e aquela mais eficaz pode ser feita uma vez por mês.

Mais Dicas Para Limpar e Organizar a Geladeira

  • No freezer como a temperatura é bem mais baixa do que na geladeira, tudo o que for ser guardado deverá ser muito bem embalado. A vedação deve ser muito bem feita.
  • Prateleira superior, estamos falando daquela que fica mais perto do congelador, porque a temperatura naquele ponto fica mais baixa. É o lugar ideal para guardar os alimentos que estragam mais facilmente, veja alguns deles: queijo, leite, iogurte, maionese e requeijão.
  • As prateleiras intermediárias servem para guardar as sobras dos alimentos, aqueles que não podem ser guardados muito tempo, como por exemplo, ovos, pudins, tortas e bolos.
  • E na prateleira inferior, isto é, aquela que fica mais próxima da gaveta é o lugar ideal para colocar doces e frutas, mas atenção, as guloseimas que não levam leita nos ingredientes. Essas devem ficar na prateleira superior.
  • As gavetas são os lugares reservados para guardas as verduras e os legumes porque é importante que esteja longe do congelador . A proximidade com o congelador pode queimá-las.
  • E na porta, como a abrimos e fechamos várias vezes durante o dia, é o lugar para colocar só aqueles alimentos que não sofrem com a variação de temperatura. Veja o que pode ser guardado no lugar: molhos, refrigerantes, sucos e condimentos. Os ovos não, os coloque nas prateleiras intermediárias. Na porta, a variação da temperatura pode provocar a oxidação da casca. Além disso, com a trepidação o interior do ovo pode deterior o interno do ovo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *