O computador e a internet fazem parte da vida de muitas pessoas e com a sua popularização nunca foi tão simples ter um equipamento para ouvir um som com qualidade. O mais interessante é que você pode montar o seu home theater caseiro no seu escritório ou até no seu quarto.
Obviamente não faz sentido ter um equipamento de som incrível no seu computador se você pretende ouvir MP3. A ideia de usar um equipamento de som que seja mais aprimorado é ter uma qualidade que o MP3 não pode te dar. Em suma não faz sentido ter um super equipamento de som para escutar MP3 em casa.
Home Theaters – Caixas de Som
As caixinhas de som podem ser a solução para que você tenha um áudio bem melhor. Uma das principais dúvidas dos mais leigos é qual é a diferença entre os sistemas de áudio e qual deles seria o mais indicado.
Há bem pouco tempo as opções eram mais escassas e você tinha apenas a opção de comprar um kit que tinha as duas caixas comuns ou então a possibilidade de comprar o equipamento que na maioria dos casos era um kit com cinco caixas.
Claro que essas opções eram bem caras, entretanto, com o passar do tempo os gastos foram diminuindo e as pessoas já conseguem instalar um equipamento interessante sem precisar gastar tanto.
Mais Sobre Canais
O mais importante a se saber em relação aos canais de som é o que significam os seus números, ou seja, aqueles números que acompanham os nomes dos equipamentos. Um exemplo: 5.1, 6.1, 7.1, subwoofer. O primeiro número diz respeito ao número de caixas acústicas que esse sistema possui.
Basicamente um kit 2.1 possui duas caixas. O número que vem em seguida se refere ao subwoofer que é uma caixa que além de maior é mais pesada e por isso deve ser deixada no chão. O objetivo de usar essa caixa é fazer com que os efeitos sonoros fiquem mais graves. Em suma um kit 2.1 possui duas caixas de som e um subwoofer, esse kit é o mais comum para PC e uma excelente opção para quem deseja ouvir músicas MP3.
Disposição das Caixas
A disposição das caixas também é algo bastante relevante, por exemplo, num sistema 5.1 temos cinco caixas acústicas. Dessas caixas duas estão atrás, duas na frente e uma no centro e o subwoofer. Aliás, vale dizer o sistema 5.1 é um dos mais vendidos e o que deu origem a febre dos home theaters.
Para que fique mais claro esse conceito podemos colocar da seguinte forma o sistema 6.1 tem como diferença em relação ao sistema 5.1 a adição de uma nova caixa traseira, isso em mono e as outras estão em estéreo. Isso recebe o nome de Surround Back, o que significa que você terá uma caixa central que ficará atrás.
Essa mesma caixa que você está usando como adicional do 6.1 pode se tornar um segundo subwoofer, mas traseiro. O que diferencia o sistema 7.1 é que as caixas traseiras se dividem em duas surround back esquerdo e surround back direito. O objetivo de instalar essas caixas acústicas é aumentar a dispersão do som da parte de trás pelo ambiente.
Subwoofer Desligado
Quem não gosta muito dos graves acaba desligando o subwoofer, se você também faz isso saiba que não é uma recomendação dos especialistas uma vez que as caixas menores não têm capacidade física de reproduzir sons graves mantendo a precisão. A função do subwoofer é fazer a separação dos graves e amplificá-los.
Dicas de Fiação
Para montar o seu home theater caseiro é necessário ter consciência que você precisará de espaço para a fiação. Sendo assim a primeira coisa a fazer é analisar o espaço que você tem disponível para saber se realmente vale a pena. Além de espaço você deve avaliar a flexibilidade do ambiente para que possa passar os fios.
Nos DVDs convencionais não existe o áudio 7.1, então quem deseja assistir a filmes nesse tipo de mídia deve saber que não vale a pena comprar um kit desse porte. Esse áudio apenas está disponível para alguns jogos que são mais recentes e estará nos Blu-Rays ou HD-DVD. Utilizando num posicionamento adequado um kit básico 5.1 já pode fazer uma grande diferença para assistir aos seus DVDs.
Caixas Acústicas – Analógicas e Digitais
Quando você for comprar o seu kit descobrirá que existem duas distinções básicas a analógica e a digital. É óbvio que as caixas digitais tem mais qualidade e que as analógicas são mais baratas. Mas, é bom que se diga que as caixas analógicas também podem ter bastante qualidade.
Dica – Cuidado quando numa loja para fazer a compra, pois grande parte dos vendedores não sabem identificar um kit digital. Sendo assim é bom ler as especificações ou fazer uma pesquisa na internet.
Home Theater in a Box
Se o que você gosta mesmo é de filmes e esse é o fim para o qual deseja o seu home theater caseiro a dica é procurar pelos kits que são chamados de home theater in a box. É um kit único que possui todos os módulos, reprodutores, caixas e cabos de que você irá precisar. Os kits que são ainda mais avançados contam com calibradores que possuem um microfone pequeno que ajudam a fazer o ajuste de reprodução do áudio.
Configuração
A forma como você irá dispor o equipamento também é bem importante em especial quando falamos de caixas acústicas traseiras dos modelos 5.1, 6.1., 7.1. É bastante comum que as pessoas pensem que essas caixas devem atrás de si, mas isso é errado. Essas caixas são definidas como traseiras porque estão na parte de trás de um círculo de áudio que se chama “sweet spot”, espaço em que o som vai reverberar, entretanto, não fica atrás de você.
Esse ponto é aquele em que a pessoa deve ficar situada, trata-se do lugar em que a pessoa vai se posicionar para jogar ou assistir aos seus filmes. A partir desse ponto que as caixas devem ser posicionadas. Lendo o manual do equipamento é possível saber mais sobre o posicionamento do equipamento.
Home Theater Caseiro 5.1
Com apenas algumas experiencias em marcenaria e eletrônica é possível você mesmo montar a sua caixa de som. Mas se for para construir um receiver por exemplo, é bem mais complicado pois exige um conhecimento a mais.
Se você procura montar um alto-falante, uma boa ideia é usar os que você mesmo tem em casa, mas é valido lembrar que vai variar diante a qualidade deles. Para uma caixa de som de qualidade é preciso ter no mínimo três canais.