?> Lavagem De Estofados: Dicas Para Limpar Corretamente Sofás e Poltronas | Imóveis Cultura Mix

Lavagem De Estofados: Dicas Para Limpar Corretamente Sofás e Poltronas

De tempos em tempos é preciso fazer uma limpeza mais profunda nas mobílias e demais objetos de toda a casa, do carro ou de todo o ambiente de trabalho, como por exemplo remover a poeira acumulada de janelas e abajures, os quais comumente não lembramos e limpamos apenas os móveis mais evidentes.

Determinados móveis são itens fundamentais em uma casa, sendo o sofá um desses itens, o qual se encontra, maioria das casas populares, na sala de estar e nas casas com maior renda familiar podemos encontrá-lo até nos quartos ou em mais de uma sala. Esses sofás, e também as poltronas, são confeccionados com os mais variados tecidos, sendo que nenhum desses tecidos está completamente livre de ficar com alguma sujeira.

Lavagem De Estofados: Dicas Para Limpar Corretamente Sofás e Poltronas

Lavagem De Estofados: Dicas Para Limpar Corretamente Sofás e Poltronas

A manutenção da limpeza desse tipo de mobília, mais conhecida por estofados, não é uma atividade simples, em especial para aqueles que convivem com crianças e animais domésticos. Confira logo abaixo dicas de como você mesmo pode fazer a limpeza de um estofado, sem que seja necessário solicitar o auxílio de um profissional:

Poeira e manchas, além de interferir na estética do estofado, podem, também, fazer a mobília reduza a sua respectiva durabilidade, ou seja, uma aparente simples sujeira deixada no local por um certo tempo pode sim estragar o estofado. A maioria dos profissionais da área da limpeza recomendam fazer a impermeabilização dos estofados a fim de conservá-lo por mais tempo e de torná-lo menos trabalhoso na limpeza do dia a dia, ainda com a vantagem de que essa técnica protege mais a estrutura da mobília. Não importa qual seja a composição do tecido, o indicado é fazer uma limpeza periódica, mais especificamente a cada quinze dias, passando uma escova de cerdas macias na superfície dos estofados de couro e, também, utilizando um aspirador e uma escova nos estofados recobertos de camurça e de outros tecidos mais delicados.

Cada estofado requer um produto de limpeza próprio, como visto pode ser desde um tipo de escova até, como veremos, a líquidos específicos. Se você possui condições financeiras para investir em lavagens profissionais, o correto é contratar serviços de limpeza especializados. Porém, com algumas dicas milagrosas e baratas você pode conseguir sim uma limpeza eficiente do estofado que tiver em casa ou no ambiente de trabalho ou, ainda, nos bancos do carro.

A maior parte das mobílias que temos em casa são revestidas com tecidos, como por exemplo o couro ou o vinil. Em outra palavras, é muito provável que você necessite saber algumas dicas práticas e eficientes de limpeza de estofados.

Limpeza De Tecidos Comuns e De Tecidos Leves

Os estofados feitos recobertos de tecido, em geral, podem ser higienizados em casa mesmo, sendo a única exceção os tecidos os quais forem fabricado somente para “lavagem a seco”. Por isso, informe se bem antes de adquirir um estofado, caso não tenha condições financeiras de contratar periodicamente um serviço de limpeza especializado. Para a remoção de manchas de tecidos mais simples ou leves, basta utilizar um solvente ou, então, tente fazer a seguinte mistura: coloque em uma vasilha um quarto de copo comum com sabão líquido de lava-louças, mais um copo de água em temperatura morna e agite mistura com a ajuda de um batedor de ovos. Coloque a espuma formada na superfície do estofado aos poucos, utilizando uma escova de cerdas suaves e sem nenhuma sujeira. Enxugue com um tecido limpo e seco o excesso de água. Em seguida, umedeça outro pano limpo e remova o que sobrar da mistura.

Outra receita muito popular, e que funciona sim, é limpar o estofado com a ajuda do vinagre. Para fazer essa dica, basta misturar um pouco de vinagre na água, sendo um terço da medida de vinagre e os outros dois terços da medida de água. Umedeça as pontas de uma escova de cerdas suaves nessa solução feita e passe pela superfície do estofado. Aguarde secar e passe um pano levemente umedecido com apenas água e então espere secar novamente. Está feitas uma limpeza rápida e sem grande esforço.

Limpeza De Tecidos Comuns e De Tecidos Leves

Limpeza De Tecidos Comuns e De Tecidos Leves

Limpeza De Estofados De Couro

Já no caso dos estofados recobertos por couro, a limpeza deve ser feita somente com sabão puro, ou seja, sem o uso de detergentes. De vez em quando, vale passar muito pouco de condicionador, aqueles que usamos nos cabelos, para recuperar a umidade natural do couro e, também, o brilho que lhe é característico. Uma mistura feita com um pouco de água morna e de sabão líquido próprio para lavar louças, costuma ser uma receita de baixo custo muito eficaz. Assim como na receita para tecidos comuns, coloque apenas a espuma formada na superfície do couro, friccionando levemente com a ajuda de uma escova de cerdas suaves. A remoção da espuma colocada deve ser feita coma ajuda de um pano limpo e levemente úmido. Para secar o estofado, coloque o, se possível, em local bem arejado e sombreado. A ajuda de um ventilador é bem vinda.

Limpeza De Estofados Recobertos Por Vinil

Esse tipo de tecido pode ser higienizado da mesma maneira que os estofados recobertos por couro ou, ainda, vale investir em produtos específicos para a limpeza desse tipo de material. Outra dica é utilizar um pano limpo com bicarbonato de sódio, seguido por uma higienização suave de sabão líquido próprio para lavar louças. Jamais utilize qualquer tipo de óleo, pois esse material enrijece o estofado recoberto de vinil.

Como Higienizar Um Estofado Que Já Fora Impermeabilizado

A impermeabilização é um procedimento o qual se baseia no uso de produtos os quais selam a trama das fibras do tecido de uma tal forma que absorção de líquidos não será mãos possível de acontecer, sejam esse líquidos a água ou quaisquer outros fluidos. A higienização necessita ser feita somente com água, mais nenhum outro produto, caso essa regra não seja seguida, o estofado terá grandes chances de precisar ser impermeabilizado novamente.

Caso você siga as instruções desse post, os estofados que você tiver ficarão mais conservados e livres de fungos e ácaros por mais tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *