?> Como Usar Pratos na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Como Usar Pratos na Decoração

Será que podemos dizer que o momento minimalista na decoração chegou ao fim? Observando as novidades propostas pelos arquitetos e decoradores nas mais famosas feiras relativas ao assunto parece que a resposta correta é sim. Afinal de contas aqueles espaços vazios, frios, com predominância do branco vistos por muito e muito tempo estão dando lugar a projetos mais alegres. A verdade é que os arquitetos resolveram, como eles gostam de dizer – humanizar os ambientes – deixar cada espaço da casa com personalidade e acima de tudo que reflita a personalidade das pessoas que moram nela. E claro, para que os ambientes ganhem essa característica, os objetos de decoração passam a ser fundamentais e as louças estão sendo eleitas as protagonistas desse novo conceito.

Pratos na Decoração

Pratos na Decoração

Alguns arquitetos costumam definir essa nova linha de raciocínio na hora de decorar como a criação de um “aconchego para alma”. E para criar esse tipo de ambiente é preciso caprichar nos detalhes e podemos destacar um deles, os pratos. Isso mesmo, os pratos decorativos são uma forte tendência no estilo mais moderno, mais cheio de personalidade e que leva mais vida e aconchego aos ambientes.

A Escolha dos Pratos na Hora de usá-los na Decoração

Quando falamos de pratos na decoração podemos estar falando dos mais variados objetos possíveis. Dá para soltar a imaginação e usar peças em materiais diferentes, cores, estilos, origens, enfim, tudo depende do resultado final que é desejado para aquela decoração.

Algumas pessoas podem ter o privilégio de tirar do baú uma coleção de pratos de viagens dos mais diferentes países. Quem nunca pensou nisso antes, mas prefere peças originais e clássicas pode recorrer a um antiquário. E para quem tem vontade somente de inovar pode achar coisas interessantes em lojas de decoração e até em feiras de artesanato.

As pessoas que já possuem uma boa coleção de pratos têm a vantagem de ter peças raras e bonitas de alto valor pela origem, mas por outro lado, precisam pensar em como usá-las. É necessário partir da peça para fazer a decoração e isso pode ser um pouco complicado, principalmente quando o ambiente já está decorado.

Quem não é fortunado de ter as peças tem a sorte de procurar aquelas que combinam com o ambiente que já existe e pode acreditar que é bem menos complicado.

No caso da decoração com pratos existe duas preocupações que podemos chamar de básicas: a primeira delas é de “encaixar” os pratos na decoração existente e a segunda é de “acertar na parede onde eles são decorados”. Se você quer dar mais vida a sua casa não fique no básico usando a parede branca, aposte em uma parede colorida e neste caso, atenção a cor, faça a escolha com base na cor dos pratos que você tem ou primeiro faça a parede para depois encontrar os pratos.

Se você não quer “abusar” muito das cores, pode, por exemplo, apostar no marrom para parede e colocar pratos nos tons verde e laranja, que tem essas tonalidades como base. Na proposta intermediária, a parede poderia ser verde e os pratos com tonalidades de laranja e marrom. E na proposta mais ousada, a parede laranja com os pratos nas cores verde e marrom.

Dicas de como Fazer a Decoração com os Pratos na Parede

Não existe uma série de regras para decorar usando pratos, aliás, esse é o grande barato de fazer esse tipo de decoração, poder soltar a imaginação. Porém, existe um detalhe e outro que podem ajudar a encontrar o equilíbrio certo na hora de criar a decoração. Veja quais são!

  • Se o ambiente já está decorado, antes de escolher os pratos, veja as cores predominantes da decoração, comece escolhendo a cor da parede onde ficarão os pratos e só depois comece a escolher as peças.
  • Se o ambiente ainda não está decorado, pense como um todo e principalmente na cor da parede onde os pratos ficarão. Em seguida, considere os móveis e por último os pratos assim como os demais objetos decorativos.
  • Sobre a disposição dos pratos não tente colocar tudo muito organizadinho e na ordem correta. Eles podem e devem ser dispostos de forma assimétrica. Se você não gosta muito, tudo bem, pode apostar na simetria para fazer a decoração.
  • Os pratos na decoração podem ser de design moderno ou também de antiguidade. Não importa e nem devem seguir a linha da decoração. Você pode ter um ambiente clássico e ter pratos modernos para dar uma diferencial no espaço. Essa mistura de estilos está muito em alta e funciona muito bem, dando mais personalidade ao ambiente.
Pratos Variados

Pratos Variados

  • O tamanho e a forma dos pratos também pode ser variado, não precisa seguir uma linha organizadinho, mas também pode ser tudo igual, depende do seu gosto pessoal.
  • Os pratos na decoração são usados nos seguintes espaços: sala de jantar, sala de estar e cozinha.  Nos outros ambientes não é recomendado. Por mais que seja um prato decorativo, ele precisa estar em lugares que tenham a ver com o “tema”. Usar os pratos em outros ambientes que não esses citados é um pouco “forçado”.
  • Quanto mais antigos e misturados forem os pratos mais “humano” e “quente” ficará a sua decoração. Não tenha medo das misturas. Sair da mesmice é mostrar o quanto tem da sua personalidade na decoração da sua casa. Não tenha medo de errar, o seu olho “avisará” se está bom ou não, confie no seu bom gosto.
  • Crie formas com os pratos quando não quiser simplesmente “espalhá-los”.
  • Os pratos também podem “emoldurar” um móvel que está logo abaixo deles.
  • Coloque os pratos na parede para decorar a sua casa sempre partindo da metade da altura da mesma e mantenha o último sempre com uma boa distância do teto. Imagine uma linha horizontal que divide a parede em duas, da metade para cima imagine uma segunda linha que faz mais duas partes. Os pratos devem ficar entre a linha do meio e a segunda linha.
  • Se quiser brincar ainda mais com os pratos, use-os com papel de parede.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *