Jardim de Inverno em Apartamento

Um jardim sempre ajuda a deixar o apartamento mais aconchegante e um jardim de inverno é uma excelente opção para deixar o ambiente muito mais charmoso. É uma maneira de trazer mais beleza e natureza para dentro do seu lar. Esse tipo de jardim é usado com muita frequência em ambientes em que se deseja criar um clima mais intimista.

Esse tipo de jardim é bonito e prático e pode ajudar a trazer um diferencial para o seu apartamento. A seguir vamos te dar dicas de como montar um jardim de inverno e deixar o seu apartamento incrível.

O Lugar

Um jardim de inverno pode ou não ter um teto, porém, de qualquer forma precisa receber iluminação natural. Quando o jardim em questão é coberto pode ser legal ter um vidro ou uma clarabóia para que a iluminação natural chegue até as plantas. O local escolhido no apartamento deve ficar perto de uma janela.

Também é possível adaptar o jardim numa varanda que tenha portas de vidro. Também pode ser uma possibilidade colocar as suas plantas e ornamentos embaixo da escada. Essa é a uma parte do apartamento que não é muito usada em decoração, mas que pode fazer toda a diferença quando conta com plantas.

Plantas

A escolha das plantas que serão usadas no seu jardim de inverno depende da luminosidade e do tipo de ambiente em que serão colocadas. É melhor que as plantas que você escolheu se adaptem bem ao interior do apartamento mesmo que fiquem próximas as janelas terão dificuldade para receber a luz.

Dentre as possibilidades que se adaptam bem a esse tipo de ambiente estão as palmeiras Raphis e Chamaedora, as herbáceas como o antúrio, samambaias, lírio de paz, espada de São Jorge, bromélias entre outros. Também é uma opção cultivar uma horta pequena que tenha temperos como manjerona, salsa, cebolinha entre outras. Em geral as plantas usadas nesse jardim são colocadas em vasos e por isso se deve evitar plantas que possuam raízes muito volumosas e profundas.

Flores

Outras plantas que podem ser usadas no seu jardim de inverno são:

Areca Triandra

Essa palmeira deixará o ambiente com um toque mais tropical.

Zamioculcas

Já as Zamioculcas são plantas que tem sua origem na África e tem grande facilidade para se adaptar as condições internas e ainda contam com várias cores contrastantes e que chamam muito atenção.

Dracenas

As Dracenas têm várias espécies que se destacam bastante e por isso são muito indicadas para fazer a decoração de ambientes.

Calceolárias

As plantas Calceolárias têm origem no Chile e podem chegar aos 30 cm de altura. A dica é cultivá-las a meia sombra ou em vasos.

Aspidistra e Asplênio

As plantas Aspidistra e Asplênio chegam a até 60 cm de altura e são ótimas para se cultivar em ambientes internos.

Samambaias

Uma das plantas mais comuns utilizadas em ambientes internos as Samambaias tem diversas opções de folhagens para deixar a sua decoração mais bonita.

Cipó-uva

Esse tipo de planta deverá ser cultivado em vasos que sejam suspensos de maneira a decorar o seu ambiente com muito mais graça e estilo.

Dica

Para manter as suas plantas sempre bonitas e cheias de vida use o truque da esponja. Para isso umedeça a esponja numa solução de água fria e coloque algumas gotas de detergente, mas atenção que deve ser biodegradável. Depois passe nas folhas e pergunte a um profissional qual a frequência de rega das plantas que você está comprando.

Água demais assim como água de menos pode prejudicar as suas plantas, isso porque quando se rega demais a planta ela fica encharcada e as raízes acabam ‘afogadas’. Se faltar água a planta acabará ficando seca e morrendo então tenha equilíbrio na hora de fazer essa rega.

A Decoração

Os jardins de inverno podem ter um toque mais rústico ou mesmo com elementos naturais, mas também podem ser do tipo minimalistas ou contemporâneos. Em geral a decoração pode ser criada com alguns vasos de concreto, vidro, fibra ou cerâmica. É possível usar até mesmo uma lareira ecológica. Use ainda pedras decorativas para ajudar a dar um visual mais natural para esse jardim. O contraste entre o natural e o urbano do apartamento é especialmente interessante.

A escolha dos móveis exige uma atenção extra por parte de quem está montando o seu jardim de inverno. Uma dica é dar preferência para os móveis de fibra sintética porque eles apresentam maior resistência e duram mais tempo. Quem vai para o estilo mais rústico deve apostar em móveis de bambu, cachepots, pedras entre outros.

Quando o jardim de inverno em questão fica na varanda e está sujeito as intempéries do tempo é bom procurar contar com móveis que sejam mais duráveis. Que tal ainda apostar em cascatas e lagoas artificiais para deixar o ambiente ainda mais criativo?

Iluminação

No caso da iluminação artificial você pode contar com arandelas que são aquelas luminárias de parede e espetos de luz que ajudam a deixar esses ambientes bem mais claros. Os ambientes que são mais amplos podem contar com refletores ou mesmo outros toques. Pense de que maneira a iluminação pode ajudar a dar destaque para as suas plantas.

Questão de Espaço

Se você quer ter um jardim de inverno no seu apartamento, mas não conta com muito espaço pode usar a ideia de jardins verticais que estão bem em alta agora. Esse tipo de jardim pode ser feito com diferentes tipos de materiais, é possível usar madeira e fibra de coco, por exemplo. Uma boa fica é usar placas que tenham vasos acoplados ou mesmo suportes que sirvam para colocar os seus vasinhos.

Manutenção

O tipo de manutenção desse tipo de jardim é bem parecida com a manutenção de um jardim normal. Isso quer dizer que você deverá regar e remover as folhas mortas além de aplicar fungicidas e adubar as plantas, claro que sempre prestando atenção ao tipo de planta, pois cada tipo precisa de uma série de cuidados.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *