Formas Práticas de Limpar o Fogão

O fogão é um dos principais eletrodomésticos de uma casa em especial para quem gosta de se aventurar na incrível arte de cozinhar. Para que você possa aproveitar sempre o que há de melhor do seu fogão para criar os seus pratos cheios de sabor é importante que ele esteja sempre limpo. Porém, ninguém quer perder tempo realizando a ingrata tarefa de limpar o fogão.

Pensando nisso vamos te dicas de como limpar o fogão com praticidade e ainda mantê-lo limpo por mais tempo evitando assim que seja necessário limpá-lo mais vezes durante a semana. A sua cozinha irá ficar muito mais agradável e cozinhar se tornará uma tarefa ainda mais prazerosa.

Dicas Práticas Para Limpar o Fogão

Primeira Dica

A primeira coisa que você deve fazer é desconectar o fogão da tomada e fechar o registro de gás, pois somente assim você poderá fazer a limpeza em segurança. No caso de você ter acabado de usar o fogão é necessário esperar que ele esfrie antes de começar a limpeza.

Segunda Dica

Jamais use objetos que sejam cortantes ou pontiagudos para fazer a limpeza das suas peças do fogão. Quando acontecer de algum líquido ou comida cair dentro do forno é importante limpar imediatamente para evitar que apareçam manchas impossíveis de remover ou mesmo ocorrer entupimento.

Terceira Dica

Um fogão branco pode ser limpo usando desengordurantes, porém, se o seu fogão for de inox é mais indicado que você use detergente neutro, água e um pano macio. Fique atento também para o fato de que é necessário secar o fogão depois de terminar a limpeza.

Quarta Dica

A palha de aço não deve ser usada para fazer a limpeza da mesa e das partes de inox do fogão. O seu uso deve ser feito somente nas grades da mesa, capas (aquelas tampinhas pretas), queimadores (as bocas) e no chão móvel do forno. Não é indicado mergulhar os queimadores e as capas na água fria quando ainda estiverem quentes, pois o choque térmico pode acabar criando danos.

Dicas de Tipos de Limpeza Para Seu Fogão

Limpeza Simples do Fogão

Sabe quando está tarde e você acabou de jantar, mas não quer ir dormir com o seu fogão tão sujo? Saiba que é possível tranqüilizar o seu espírito de limpeza do lar e sem perder tempo. Basta que você tire tudo o que está em cima do fogão e passe nele um pano úmido com um pouco de detergente na base do mesmo. Passe esse pano também na tampa para retirar aquela camada de gordura e resíduos que fica no fogão.

O pano deverá ser lavado e torcido bem, em seguida passe de novo o pano para remover a espuma e fazer com que ele fique mais seco. Ao fazer isso você já conseguiu dar uma boa limpada no seu fogão. Claro que não dá para ficar somente com essa limpeza superficial no longo prazo, mas para poder deixar mais limpo já está ótimo.

Limpeza Profunda do Fogão

Para fazer essa limpeza mais profunda do seu fogão é necessário retirar a grade e as bocas (os bicos) do fogão. As bocas deverão ficar de molho numa solução de uma xícara de chá de vinagre para cada 1 litro de água enquanto você faz a limpeza do fogão. O fogão deverá ser limpo com um pano ou esponja com detergente anti-gordura, passe o mesmo em toda a base e tampa do fogão criando uma boa espuma e espere uns dois minutos.

Em seguida passe um pano úmido para retirar a espuma e seque o fogão usando um pano seco ou papel toalha se preferir. Retire as bocas (bicos) do molho e esfregue as mesmas com uma esponja ou palha de aço para remover aquelas gorduras que grudam bem como remover manchas. Seque bem e se perceber que tem alguma coisa entupida você pode limpar com um fio de metal.

Coloque as bocas no seu lugar e passe um pano úmido nas grades, se achar que é necessário use uma esponja para ajudar nessa tarefa de remover a gordura. O seu fogão estará bem limpo.

Botões do Fogão

Pode parecer surpreendente, mas você sabia que os botões do fogão tem mais bactérias do que o botão da descarga da privada? Nem nos damos conta que em nossa cozinha temos um local com acúmulo de tantas bactérias como os botões do fogão. Pensando nisso vamos dar algumas dicas de como fazer a limpeza deles e reduzir essa concentração de micro-organismos.

Limpeza do Painel e Botões

A primeira coisa que deve ser feita é ter certeza de que o gás está desligado, assim você evita acidentes. Quando não está muito sujo você pode usar somente um pano úmido para fazer a limpeza. Porém, se estiver precisando de uma limpeza mais profunda verifique se é possível retirar os botões do fogão para deixá-los de molho numa solução de água e vinagre.

Se não tiver como remover os botões você pode usar um pano umedecido na solução de água e vinagre para fazer a limpeza. Tente fazer com que a mistura entre pelo vão dos botões e faça movimentos de vai e vem como você faz com o fio dental para remover o grosso da sujeira.

Cuidado – Tenha uma atenção especial ao limpar o painel, pois lembre-se que se você esfregar demais com esponjas ou outros materiais que sejam abrasivos poderá acabar removendo parte da pintura. A dica para não estragar a pintura é usar somente panos úmidos e com leveza. Afinal a ideia é limpar o seu fogão e não estragá-lo, não é mesmo?

Organização

O grande segredo para manter qualquer ambiente da sua casa sempre agradável e passível de ser visto pelas visitas é a organização. Quando se tem o hábito de manter cada coisa no seu devido lugar é muito mais simples deixar o cômodo como um todo mais limpo. A limpeza é um hábito consequente da organização, o seu fogão agradece os cuidados especiais para ser mantido limpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *