Como Montar Cantinho de Leitura Para as Crianças

O hábito da leitura deve ser sempre estimulado, pois as crianças que tem esse aporte desde pequenos se tornam adultos que leem mais. Quem lê mais tem mais chances de crescer na vida pessoal e profissional. Através dos livros as crianças têm a sua imaginação estimulada e aprendem mais sobre cultura, vocabulário além de estabelecer uma comunicação mais efetiva com o mundo.

Os livros fazem grande diferença na vida das crianças e se você deseja estimular o hábito da leitura nos seus pequenos pode montar um cantinho da leitura na sua casa. Trata-se de um espaço em que a criança pode encontrar livros de que goste para poder ter esse prazer na leitura desde cedo. Vale dizer que o cantinho pode ser criado até mesmo para crianças que são pequenas e por enquanto só acompanham os desenhos.

Dicas Básicas Para Montar o Cantinho da Leitura

  • Os livros devem estar sempre ao alcance das crianças, ou seja, devem ser colocados em dispositivos que sejam da altura delas. Nada de estantes altas.
  • As crianças aprendem por imitação, sendo assim dê o exemplo e leia na frente das crianças. Quando uma criança vê os pais lendo começa a se interessar mais pelos livros.
  • Estimule a criatividade dos pequenos permitindo que eles folheiem os livros a vontade e que criem as suas próprias histórias. Ler não precisa ser somente interpretar o que dizem as palavras sem criar.
  • Tenha um tempo no seu dia a dia para ler para o seu filho ou então para ajudá-lo a ler.
  • Faça de idas a livrarias e bibliotecas um passeio, assim ele vai começar a ver os livros como algo divertido.
  • Deixe as crianças opinar e participar do processo de escolha e compra dos livros, elas vão ler com mais alegria aquilo que escolheram.
  • Estimule no seu filho o ato de emprestar livros para os amigos, esse elo criado com os amigos através dos livros será de grande importância para aumentar o seu amor pela leitura.
  • Apresente para os seus filhos livros que tenham relação com as atividades de que eles mais gostam. Por exemplo, se o seu filho gosta de futebol ofereça um livro sobre um personagem que joga bola.
  • Inclua a leitura em outros momentos do dia a dia como jogos.

O Cantinho da Leitura

O cantinho da leitura dentro de casa servirá como um grande incentivo para que o seu filho comece a gostar mais de ler. Além disso, quando se tem livros ao alcance das mãos se torna bem mais simples fazer de uma criança uma leitora voraz. Para que esse espaço funcione como deve é importante que seja lúdico, confortável, tenha claridade suficiente e que ofereça para o pequeno acesso irrestrito aos livros.

Espaço Lúdico

Quando pensamos no que é um livro nos damos conta que se trata de algo extremamente lúdico uma vez que é um instrumento capaz de nos fazer vivenciar a vida de outras pessoas e estar em outras épocas. Vivemos através dos livros experiências que talvez nunca vivenciemos de verdade na vida. Se para nós, adultos, ler é tão lúdico imagine para uma criança que não conhece muito do mundo.

Dessa forma o espaço em que os livros se encontram a sua disposição deve ter esse toque lúdico. Você pode usar um adesivo de parede para despertar o interesse do pequeno ou mesmo (se tiver habilidade para tal) pintar uma ilustração na parede. Dê uma cara diferente para a estante dos livros, pode ser uma árvore, uma casa com janelas abertas enfim use a sua criatividade.

Conforto

A leitura é uma ação que exige concentração em especial das crianças que ainda estão começando nesse processo. A dica dessa forma é criar um ambiente confortável para que os pequenos possam deitar com tranquilidade para acompanhar as histórias propostas pelos livros. Pense que os seus filhos não querem ficar sentados numa cadeira dura lendo e sim esparramados em pufes e almofadas.

Deixe alguns bichinhos de pelúcia espalhados pelo local de maneira que se torne um ambiente mais macio e convidativo. Coloque um tapete no qual a criança possa deitar para passar mais tempo no cantinho da leitura. A luz que deve predominar nesse ambiente é a luz natural. Você pode ainda acrescentar luminárias que tenham um design focado no universo infantil e que ajudem na iluminação. Por questões de segurança posicione as luminárias fora do alcance das crianças e tenha sempre um cuidado redobrado com as tomadas.

Livros Acessíveis

Já que a ideia é que o ambiente seja um cantinho da leitura os livros devem estar acessíveis para que os pequenos peguem na hora que quiserem. Somente com esse incentivo as crianças vão realmente sentir o desejo de ler, as coisas tem que ser facilitadas. Os pequenos devem ficar a vontade para poder pegar os livros para folhear, ler e depois colocar no lugar de novo.

Essa noção de devolver os livros para o lugar depois de terminar de ler é muito importante para que as crianças desenvolvam a organização e o zelo pelo o que é delas. As estantes deem ser estreitas e fixas na parede e claro da altura dos pequenos para que eles possam pegar os livros em segurança e na hora que quiserem. Se você colocar estantes mais altas que eles poderá incentivar que eles subam em mesas para tentar alcançar os livros.

Os Móveis

Os móveis são muito importantes para ajudar a estimular o desejo das crianças de permanecer no cantinho da leitura. As peças devem ser baixas e compactas, um revisteiro pode ser usado como estante. Para que os móveis fiquem mais adequados para o estilo infantil do cantinho de leitura a dica é pintar os mesmos.

Outro móvel que pode ser usado nesse cantinho para guardar os livros é um baú, deixe ele sempre recheado de aventuras para que os seus filhos criem o hábito da leitura. Você também pode adesivar os móveis com personagens que façam parte do universo de interesse dos pequenos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *