Para deixar a mesa do seu almoço ou jantar ainda mais bonita, os guardanapos podem servir como parte da decoração. É bem simples, o segredo está no modo em que eles são dobrados. Veja 4 dicas de formatos diferentes de guardanapos para incrementar a sua mesa! Lembrando que você pode usar tanto os guardanapos de pano quanto os em papel, basta que a medida seja grande o suficiente para realizar as dobras.
Para um Jantar Especial e Romântico, Coloque sobre o Prato um Guardanapo em Forma de Coração
Essa dobradura é superfácil e combina com um jantar romântico para os dias dos namorados ou em qualquer outra data especial. Veja o passo a passo!
- Pegue o guardanapo e coloque-o na horizontal para fazer a primeira dobra.
- A primeira dobra, na horizontal, deve corresponder a ¼ do guardanapo. (se você optou por um guardanapo de pano, ele precisa estar bem passado para ficar na forma correta)
- Depois faça a mesma dobra no outro extremo do guardanapo. Certifique-se de “alisar” bem para marcar as dobras.
- Feita as duas dobras na ponta, sem desfazê-las, dobre o guardanapo ao meio, sempre no sentido horizontal.
- Com ele dobrado ao meio faça um “L” com um dos lados (chegando até a metade do guardanapo dobrado ao meio), em seguida, faça a mesma dobra do outro lado.
- Feita a última dobradura, você já terá a ponta do coração formada.
- O último passo para terminar o coração é transformar a parte pontuda, em o máximo arredondada que você conseguir, para dar forma. Faça uma pequena dobra com cuidado e a marcando bem, em ambos os lados. O coração está pronto!
- Para incrementar, quando o coração for colocado dentro do prato, enfie uma rosa na dobra do meio. Ficará charmoso e muito romântico!
No Jantar com os Amigos Crie um Envelope com os Guardanapos, é Elegante e muito Simples de Fazer. Veja Como!
Os cuidados na decoração da mesa são um sinal aos seus amigos de quanto você está contente com a presença deles na sua casa. Eles percebem que você quis fazer do seu melhor e uma forma de demonstrar isso é caprichando nos mínimos detalhes, como por exemplo, criando dobras nos guardanapos. Veja o passo a passo simples de fazer uma dobradura em forma de envelope!
- Sempre na horizontal, faça a primeira dobra na parte de baixo para cima, medindo mais ou menos 4 dedos de largura. (Se você tiver um guardanapo com a borda de cor diferente, ficará ainda mais bonita a sua dobradura)
- Depois, sempre na horizontal, dobre o guardanapo mais três vezes, sendo a última, uma pequena beirada. O resultado será um tecido estreito com várias dobras.
- Em seguida, pegue o guardanapo que foi dobrado e dobre-o ao meio, como se fosse um livro e você o estivesse fechando. A dobra deve ficar bem no meio do guardanapo.
- O que significa que todas as camadas ficarão do mesmo lado.
- Pegue a ponta da parte do guardanapo que ficou para cima e dobre em direção ao baixo, como uma “orelha” de livro. Você abrirá “um vão” e nele poderá colocar os talheres e até mesmo uma lembrancinha para os seus convidados.
- Se você quiser deixar o seu “guardanapo envelope” mais sofisticado, escolha uma flor certa para colocar dentro do envelope no lugar dos talheres.
Dobre os Guardanapos como se Fossem um Laço para Ocasiões mais Informais
O laço de guardanapo combina muito com aquele jantar com amigos próximos, onde você cozinha uma boa massa e serve com um bom vinho. É simples de fazer e simples de se ver, e dá sempre aquele toque a mais que você precisa na mesa. Veja o passo a passo!
- Com o guardanapo sempre na horizontal você deverá fazer várias dobras de mais ou menos 3 dedos de espessura. Faça quantas forem necessárias até formar uma espécie de “cobra”.
- Pegue uma argola ou outro objeto mais ou menos com o mesmo formato, próprio para colocar guardanapos e passe a ponta do guardanapo dobrada ao meio nela.
- Faça o mesmo com a segunda ponta que ficou para fora.
- Para terminar, com as mãos ajeite o guardanapo dentro da argola, distribuindo bem nos espaços, até dar a forma de uma borboleta.
- Depois é só colocar a “borboleta” dentro do prato. Lembrando que neste caso, escolha um jogo de pratos e talheres seguindo a mesma ideia informal do enfeite feito com os guardanapos.
A Beleza Também está na Simplicidade, que Aliás pode ser bem Chique. Veja essa Dobradura!
Se você não tem muito tempo e prefere dobrar do modo mais simples possível os seus guardanapos e de preferência criar uma mesa muito chique, essa opção é a perfeita para atender as suas “exigências”. Veja como fazer!
- Sempre com o guardanapo na horizontal, come a dobrar de baixo para cima, fazendo a primeira dobradura com 4 dedos de espessura.
- Depois faça mais 3 dobras, sempre seguindo a mesma medida. Todas elas deverão ser exatamente da mesma espessura que a primeira. (Dependendo do tamanho do seu guardanapo você terá que fazer uma dobra um pouco menor para conseguir dobrá-lo 4 vezes)
- Pegue o guardanapo e coloque uma pequena parte dele dobrado embaixo do guardanapo (antes dobre-o ao meio), coloque os talheres no meio dessa parte debaixo dobrada e com a parte de cima, passe por cima e deixe ela com a ponta “repousando” sobre a beirada do prato.
É mais um modo simples, porém, muito elegante de arrumar os guardanapos na sua mesa. Nem sempre usar dobraduras é fazer coisas mirabolantes que acabam ficando com gosto duvidoso. Na simplicidade você não erra com a elegância.
Algumas Dicas para Acertar na Dobradura dos Guardanapos
- Os guardanapos devem estar sempre muito bem passados.
- Se na hora de dobrar você estiver com dificuldades de manter a marca das dobras, use o ferro quente para ajudar.
- Se você tiver dúvida quanto as cores do guardanapo, aposte no branco para não errar.
- Lembre-se que os guardanapos devem fazer parte do conjunto com a mesa. Não misture cores ou estampas.