Se você não ainda domina a arte de deixar suas roupas branquinhas e brilhando, não surte: ninguém nasce sabendo. Sabe como sua avó chegou até a dica de que vinagre seria bacana para retirar manchas? Ou alguém contou a ela ou ela testou e funcionou. Logo, se está lendo nosso artigo está na fase do aprendizado, e está igual a milhões de pessoas no mundo. Lavar roupas parece fácil mas não é, pois manchas são comuns e ter uma roupa bem lavada dá trabalho mesmo. Contudo, dicas como as que vamos dar a seguir podem facilitar o seu trabalho.
http://www.youtube.com/watch?v=UwJqnHcJKP0Lavar Roupas com as Mãos é Simples
Se você jamais lavou uma peça de roupa na vida, não há segredo: molhe a peça, passe um pouco de sabão em barra e esfregue uma parte contra a outra. Não precisa de força, apenas precisão e executar movimentos contínuos e precisos. Quanto mais rápido você esfregar e mais forte, mais manchas em suas peças de roupa devem surgir.
A força a ser depositada em cada peça de roupa depende bastante de você, de quanto você pode colocar e o quão suja a peça de roupa está. Quanto mais grosso for o tecido também, mais força será preciso para o sabão penetrar e a sujeira ir embora.
Roupas Sujas Demais? Deixe de Molho por um Tempo
Se sua roupa está com uma grande quantidade de sujeira, pode ser que até mesmo a máquina de lavar não dê conta. Para evitar que sua roupa saia apenas menos suja do que estava na lavagem, uma boa dica é ‘amolecer a sujeira’. Para isso encha um balde ou bacia de água com um pouco de sabão em pó, dilua o sabão com as mãos e jogue sua roupa, deixando que repouse por ao menos duas horas. Quanto mais suja sua roupa estiver, mais ela precisa disso.
Aproveitando o molho, você pode potencializar a sua lavagem neste período. Roupas brancas podem ser melhor conservadas se no molho você colocar produtos branqueadores para terem uma ação mais efetiva como o Vanish, por exemplo. Este é apenas um da infinidade de produtos para branquear peças de tecidos diversos que funciona melhor se for aplicado peça por peça, e não na máquina de lavar cheia de roupas. A lógica é simples: um copo do produto vai ter que ser dividido para 40 peças de roupa, por exemplo. Já colocando no molho, coloque menos mas ele vai agir em uma peça só.
Evite Manchas nas Peças de Sabão em Pó Diluindo o Pó Antes em Água
Alguma vez na vida você já tirou uma calça preta da máquina de lavar e teve uma linda surpresa: estava cheia de manchas brancas ou acinzentadas, e você não sabe como isso aconteceu. Explicamos: foi o sabão em pó. Aquele suporte em forma de pote para medir o sabão nem sempre é eficiente em sua distribuição. Se você não tem o costume de lavar com duplo enxágue (o que gasta bastante agua), uma dica para evitar tais manchas é não usar o potinhoo.
Deixe sua máquina de lavar encher de água. Depois apenas abra a tampa (ela deve parar de funcionar assim que for feito isso e não tem problemas da máquina quebrar) e jogue o sabão em pó já diluído em um potinho de água. Deve ser a mesma quantidade de sabão em pó que usaria e com pouca água, apenas deixando o item molhado e mais suave e não embebido na água como se fosse açúcar de suco.
Limpe o Filtro da Sua Máquina de Lavar
Suas roupas saem com manchas e sujeira? Seu filtro deve estar sujo. Para isso não precisa de manutenção com um técnico, apenas um pouco de cuidado. Geralmente o filtro fica no centro da máquina, na parte onde fica a centrifugadora central.
Puxe a parte do meio e ele deve surgir. Tire-o, retire a sujeira e depois lave para remover as manchas de uma pequena tela do produto. Depois coloque de centrifugadora e pronto. Faça isso ao menos uma vez por mês. Devem ficar em seu filtro fios de cabelo, pelugem de animal, poeira e até terra se colocar roupas tão sujas assim.
Lave uma Mancha Assim que ela for Feita ou Mais Rápido Possível
Manchou com comida uma roupa e está em casa? Corra para a pia, tire a roupa e esfregue. Se conseguir tirar na hora a mancha até sujeiras mais resistentes como vinho e molho de macarrão devem sair. Quanto mais tempo você demora a lavar a peça, mais o tecido irá absorver a mancha e pode ser mais difícil de tirar o produto.
Separe Roupas Brancas das Coloridas
Esta é uma dica básica e simples de seguir, mas todo mundo (mesmo sabendo disso!) eventualmente recebe uma surpresa de notar roupas rosas saindo para secagem quando deveriam ser brancas. O motivo? Uma meia vermelha. Tecidos são originalmente brancos e sua lavagem de tintura sai ao longo das lavagens, manchando outras roupas. Como saber isso? Faça um teste! Molhe um pequeno pedaço de sua peça de roupa na torneia e veja qual o tom da tinta saindo pela pia. Se for escura, esta roupa deve ser lavada separadamente.
Lave roupas de mesma cor juntas, e mesmo assim separe por tons: camisetas azul claro podem ganhar manchas azul escuro por serem de diferentes lavagens. Os tons que mais costumam soltar tinta: jeans azul, preto e vermelho. O restante é incomum, mas pode acontecer.
Tire o Grosso da Sujeira Antes de Colocar na Máquina de Lavar
A máquina de lavar é mesmo um objeto eficiente, mas nem tanto assim. Ela costuma não limpar de forma eficiente porque seu filtro não é muito potente para lavar roupa suja com muita sujeira. Uma dica simples e prática é tirar o excesso de sujeira. Barras de calça, por exemplo, costumam acumular terra. Bata a roupa fora da máquina e se possível passe uma escovinha na parte de baixo molhando para o excesso de sujeira sair. Faça isso com suas roupas mais sujas e sua lavagem na máquina de lavar vai se tornar mais eficiente, pois seu filtro estará mais limpo.