Cuidados ao Usar o Micro-ondas

O forno de microondas pode ser um recurso útil em qualquer cozinha, em particular para a fusão ingredientes, para descongelar e aquecer alimentos de forma simples e prática e poupar gás de cozinha e muito tempo na sua rotina no dia a dia. Se for usado para o cozimento, pode haver uma diferença perceptível no sabor de alguns pratos em comparação com os sistemas convencionais de cozimento, por exemplo bolos e peixes. Isto é porque o processo de cozedura é diferente.

Micro-ondas

Micro-ondas

O Uso Seguro de Fornos de Microondas

Os seguintes pontos devem ser considerados quando se utiliza um forno de microondas:

  • As temperaturas mínimas de segurança alimentar são as mesmas que para os outros métodos. São 75 ° C para alimentos preparados na hora, e 82 ° C para reaquecimento. Isso porque o alimento com temperaturas inferiores a esta pode não se livrar das bactérias de forma eficiente, principalmente no caso de carnes.
  • O aquecimento por microondas às vezes é desigual. Para permitir que o calor se espalhe uniformemente através dos alimentos, é preciso normalmente deixar um “tempo de repouso”, depois que o timer disparar. Este tempo pode variar de acordo com o forno, a comida e outros fatores, mas é geralmente cerca de um ou dois minutos. O livro de instruções do aparelho irá dar mais detalhes sobre isso.
  • Para alimentos pré-embalados, siga as instruções para o aquecimento no pacote, incluindo o tempo de espera.
  • A melhor forma de verificar se a comida está quente o suficiente é verificar a temperatura com um termômetro culinário cerca de um minuto ou assim após o aquecimento.
  • Se você tiver estabelecido um tempo padrão para o aquecimento de um item em particular dos alimentos, deve usar um método confiável para obter a quantidade do mesmo, por exemplo, sempre utilizando um tamanho de recipiente, cheio ou ao mesmo nível.

  • Tome muito cuidado ao usar o forno de microondas para descongelar alimentos. Isto é porque a comida não aquece de forma uniforme e pode resultar em algumas partes do alimento ainda geladas, antes que a massa inteira seja descongelada
  • Certifique-se de que os alimentos são cozidos ou aquecidos em um recipiente que seja próprio para ir ao microondas. Alguns plásticos podem deixar produtos químicos se introduzir nos alimentos quando usados no microondas. Procure a inscrição ‘Vai Para Microondas’ ou ou o símbolo microondas sobre o recipiente. Mesmo certo tipo de recipiente pode tornar-se áspero após o uso repetido e não pode ser devidamente limpo. Com o tempo ele deve ser substituído.
  • Não cubra o alimento com qualquer coisa. Apenas película adequada para utilização no micro-ondas deve ser utilizada no alimento para o cobrir no aquecimento. Esta informação deve estar na caixa do produto.
  • Escolha uma classe comercial de equipamentos resistentes se você quiser fazer uso freqüente do forno de microondas. Equipamentos de qualidade no mercado vão suportar o uso pesado e serão menos facilmente danificados.
  • Certifique-se de que o interior do forno é limpo com freqüência com um produto de limpeza adequado. Dê atenção especial para a área onde a porta se fecha, pois isso irá ajudar a evitar fugas de temperatura do aparelho.

  • Apesar de alguns recipientes poderem ser usados em alguns fornos microondas, em geral, o metal não deve ser colocado neste tipo de forno porque pode danificar a máquina durante a utilização. Isso inclui pratos de metal, colheres de metal e ouro e prata de louças decoradas.
  • Sempre mantenha o seu forno de microondas em bom estado de conservação, reparação ou partindo para a substituição quando necessário. Como qualquer outro equipamento elétrico, deve ser verificado regularmente.
  • Micro-ondas pode ser perigoso. Se você acha que o forno está com defeito, não use. Entre em contato com um engenheiro de serviço para que ele seja controlado.
  • Não aqueça mamadeiras no microondas ou conteúdo pode se tornar extremamente quente mesmo quando a garrafa está fria.
  • Se estiver usando um plástico durante o cozimento, retire-o ligeiramente depois que sair do forno para que o vapor faz não ficar preso.
Use com Cuidado

Use com Cuidado

  • Acompanhe e siga os tempos de cozedura recomendados para evitar sobre-aquecimento do alimento.
  • Depois de cozinhar, limpe o micro-ondas e garanta que não há comida preso no selo da porta. Além do mal cheiro, você pode causar problemas de saúde graves pelo surgimento de fungos e acúmulos de bactérias, a serem transmitidas para seus próximos pratos.
  • Nunca mexa no painel na porta do microondas enquanto ele estiver sendo usado, ou você pode danificar a programação do produto. Mesmo que queira mais tempo, espere um preparo finalizar para partir para o próximo. Espere o apito final e depois coloque mais tempo no timer, mas antes dê uma olhadinha se precisa mesmo do tempo extra.
  • Se você está preocupado um alimento e a porta não está fechando corretamente, ou substitua o seu micro-ondas ou leve-o a um assistência técnica. Não use o produto assim ou ele vai se forçado e deve quebrar em breve. Você também está permitindo que radiação seja espalhada por sua casa, já que a porta não está selada.

  • Use luvas de forno quando retirar recipientes quentes do microondas. As queimaduras são as mesmas ao tocar em uma panela quente.
  • Acompanhe de perto as crianças que usam o micro-ondas, elas podem se machucar e danificar o produto também.

 Microondas Realmente Causar Câncer?

Atualmente, não há nenhuma pesquisa conhecida que descobriu que os fornos de microondas criam ou emitem substâncias cancerígenas. Além disso, estudos têm mostrado que alimentos cozidos em um forno de microondas são tão seguros quanto o alimentos cozidos com métodos alternativos. Um fato interessante: alimentos cozidos no microondas também podem retem mais vitaminas, nutrientes e sais minerais, quando comparados com o alimento preparado no forno.

Se a porta do forno de microondas não for vedada adequadamente, há o risco de ocorrer uma fuga de radiação. Mesmo quando elas acontecem, a maioria dos vazamentos são pequenos e não irão causar um problema de saúde significativo. Para minimizar a probabilidade de um risco de radiação, verifique regularmente a porta do microondas para se certificar de que está fechando corretamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *