Dicas Para Uso do Limão

O limão é uma fruta que divide opiniões, pois se tratar de uma fruta ácida não é favorita de muitos para fazer sucos ou chás. Porém, essa fruta tem inúmeros outros usos como temperar saladas ou mesmo acrescentar um pouco mais de sabor para as suas receitas. Entretanto, não é só na cozinha que o limão é muito bem-vindo.

Saiba que o limão é ideal para te dar aquela ajudinha em tarefas do cotidiano para as quais você nem imaginaria. Em alguns casos o limão pode servir de substituto para certos produtos de limpeza, para remover manchas, se livrar de insetos e muito mais. Continue lendo e confira algumas dicas para uso do limão.

Dicas de Usos Especiais Para o Limão

Eliminação de Odores

O limão é muito bom para eliminar odores fortes de alguns alimentos como alho, peixe, cebola e até mesmo aquele cheiro terrível que a comida adquire quando fica muito tempo guardada num mesmo recipiente dentro do micro-ondas ou geladeira. Nesse caso a dica é cortar um limão e espremer o seu suco num copo, em seguida coloque durante um tempo o lugar em questão.

Ainda é possível utilizar o limão de outra forma na eliminação de odores de alimentos com cheiro forte, como o repolho, por exemplo. Quando estiver cozinhando o repolho acrescente umas fatias de limão na água. Além disso, o suco do limão também pode ser usado como aromatizante natural de um ambiente. O limão ajuda a remover aquele odor de gordura que fica na cozinha, para isso ferva a casca do limão na água e deixe por alguns minutos.

Adeus Para os Insetos

Essa dica é perfeita para quem sofre com a infestação de insetos como pulgas, moscas, formigas e outros como aranhas que tem sensibilidade a cheiros. Para espantá-los adicione uma quantidade de suco de limão num litro de água e aplique essa mistura na mistura de produtos para lavar o chão, as janelas, vidros, rodapés e portas.

Limpando Vidros

O limão da mesma forma que o vinagre pode ser usado para substituir os produtos de limpeza nas suas atividades domésticas já que ele elimina manchas que são difíceis de remover de vidros e espelhos. Para conseguir isso basta misturar ½ suco de limão numa bacia com água e umedecer a sua esponja, passe a mesma no vidro ou espelho que deseja limpar sempre com movimentos circulares.

Para finalizar aplique um pano seco na superfície. Uma dica importante é ter cuidado para que o limão não fique em contato com a sua mão utilizando luvas de borracha.

Remoção de Manchas

Um dos fatores que fazem do limão um queridinho da limpeza é o fato de que ele remove manchas como manchas de suor, vinho, mofo, gordura em tecidos tanto de roupas como tapetes e lençóis. Para conseguir isso você deverá colocar a peça que está manchada de molho numa bacia com água e depois passar na mancha uma mistura de limão e sal sobre a região esfregando bem.

Essa técnica pode ser utilizada também para blusas claras que ficaram amareladas nos punhos ou na região das axilas. Depois de algumas lavagens usando o limão a mancha some. Tecidos que são delicados deverão ser esfregados de forma suave para evitar que acabem estragando. Para terminar lave a peça para retirar dela a mistura de limão e deixe secar. Após algumas horas a sua peça vai estar vem limpa e como nova.

Limpeza do Banheiro

O seu banheiro pode ficar bem mais limpo com o uso de limão, para isso faça uma mistura de suco de limão na água e esfregue bem a mancha para removê-la. Deixe descansar por algum tempo e depois enxágue. Essa dica é válida para manchas difíceis, de ferrugem no vaso sanitário entre outras.

Brilho do Inox

O limão pode ser usado para deixar as suas panelas e utensílios de aço mais limpos e com mais brilho. Para isso é necessário cortar o limão ao meio e mergulhá-lo no sal, depois é só esfregar a mistura sobre as superfícies das manchas. Na sequência remova a mistura usando água corrente. Os seus utensílios ficarão mais limpos e com mais brilho.

Conservando Alimentos

Uma forma de conservar melhor alimentos como maçã, banana, abacate, pêra e alguns legumes você pode usar a mistura que deve ser feita espremendo um pouco de limão no pedaço de alimento que você pretende guardar. Também é possível evitar que a alface fique murcha mergulhando as folhas em água gelada com um pouco de suco de limão, isso durante uma hora.

Alívio de Má Digestão e Azia

Sabe aquela sensação ruim e de desconforto que aparece no estômago logo depois de fazer refeições mais pesadas ou ingerir alimentos gordurosos? Você pode dar um jeito preparando um copo com água com um limão espremido, depois é só beber.

Alívio da Ressaca

Se exagerar no álcool numa noite e acordar se sentindo mal você pode usar o limão para reidratar e equilibrar o pH do seu corpo de maneira a aliviar a ressaca. A dica é espremer um limão na água morna ou num chá e beber. Avisamos que a mistura é um pouco amarga, porém, vai te ajudar a ter uma sensação de alívio do mal-estar.

Dores de Garganta

Durante uma gripe forte é comum ter dores de garganta, uma forma de aliviar essa sensação é fazer um gargarejo com uma mistura de meio limão espremido na água morna com sal. Se preferir você pode preparar um chá quente com uma colher de mel e uma colher de suco de limão. Depois disso é beber. O limão alivia a sensação de dor de garganta porque desincha a garganta e dá um fim nas bactérias.

Mais Limões

Depois de tantas boas dicas de formas de usar limão para a limpeza e bem-estar você não irá mais ter dificuldade em utilizar essa fruta ácida em seu dia a dia. Ter limões sempre a mão é uma boa maneira de resolver vários problemas em casa, então abasteça a sua fruteira com eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *