Decoração Cosmopolita: Toque de Modernidade

Já pensou em dar uma reviravolta na decoração da sua casa e apostar em um estilo moderno, cheio de bossa, que está fazendo o maior sucesso dentro e for do Brasil? De que estilo estamos falando? Do estilo cosmopolita, que vem fazendo o maior sucesso entre as pessoas que preferem apostar em peças e móveis mais modernos e diferentes.

Com a decoração cosmopolita dá para brincar bastante em cada um dos cômodos e fazer apostas nada convencionais. Um elemento diferente é sempre bem-vindo neste tipo de decoração, que prioriza também a funcionalidade dos móveis e o bom aproveitamento do espaço.

O banca da decoração cosmopolita é que ela aceita elementos de outros estilos, desde que entrem como “intrusos”, com destaque, entrosados com as demais peças e em destaque. É um jogo de harmonia e ousadia que rende espaços incríveis e únicos.

Veja Dicas Para Criar Uma Decoração Cosmopolita

Você sabe o que significa o termo cosmopolita? Entende-o melhor é mais fácil de saber que estilo está seguindo e como alcançar o objetivo final, ambientes perfeitos e modernos.

Cosmopolita significa “cidadão do mundo”, fazendo referência  pessoas que nascem em um determinado lugar, como todas, mas está sempre viajando e conhecendo outros lugares. Ser cosmopolita é conhecer de perto várias culturas e tirar de cada uma delas algo para si, sendo assim, essa pessoa passa a viver como um multicultural. Ele não é mais “preso” a cultura de onde nasceu, mas é culturalmente falando uma pessoa global. E isso se percebe no modo como se veste, se comporta, o tipo de decoração também é um reflexo dessa mistura de cultura.

Trazendo para a decoração, falar em decoração cosmopolita é englobar nos ambientes elementos de várias culturas e de estilos também, porém, de forma harmoniosa. Somente com um olhar globalizado e moderno é possível chegar a um estilo cosmopolita.

Dessa forma fica parecendo fácil. Sair pegando uma coisa aqui e outra ali e pronto, está montado o estilo. E também não pense que basta trazer um objeto de cada viagem. Não é tão simples assim.

Porque apesar da mistura que é permitida e que faz uma decoração ser cosmopolita é necessário saber usar essas peças e que ela seja “limpa”, sem excessos.

Por isso, não é tão simples fazer uma decoração cosmopolita.

Montando Uma Decoração Cosmopolita

Quando falamos de decoração sempre ressaltamos a importância do planejamento. E quando você pensa em adotar um estilo de decoração que exige uma mistura em harmonia é mais complicado e mais necessário ainda.

Cada peça que você compra ou traz de uma viagem para montar uma decoração cosmopolita deve ter sido adquirida pensando no que já existia em casa. Um objeto deverá estar em harmonia com o outro em pelo menos um detalhe. Pode ser a cor, a textura, a forma, o estilo, não importa o que é, mas deve existir essa conexão.

Achar conexão entre os objetos é mais simples do que você possa imaginar. Na verdade, a grande exigência nesse ponto é relacionada a saber observar, analisar. As compras feitas de impulso sempre podem arruinar a ordem da sua decoração cosmopolita.

Uma outra ótima dica para que a sua decoração cosmopolita dê super certo é apostar em peças de culturas exóticas. Esse tipo de objeto sempre faz um bom casamento com peças modernas, que também não podem faltar no estilo cosmopolita.

E outro detalhe que é importantíssimo, o estilo cosmopolita de decorar tem um pouco a ver com o minimalista, onde o mesmo é mais. Nada de excessos, nada de muita informação, nada de poluição visual.

Elementos Que Podem Ser Usados Na Decoração Cosmopolita

  • Use elementos que determinem a personalidade de cada uma das pessoas que vivem na casa. Como as paixões ou até mesmo algo relacionado ao trabalho. São objetos que ajudam a realçar a decoração e deixar o espaço ainda mais bonito e com personalidade. É mais fácil trabalhar com objetos que você se identifica e gosta do que tentar apostar em um elemento muito diferente, mas que não lhe diz nada. Livros, filmes, cinema, música sempre rendem boas peças para decoração da sala de estar ou do escritório.
  • Objetos “interativos” sempre trazem um ponto a mais para a decoração estilo cosmopolita. Você ter, por exemplo, na cozinha uma parede “tipo lousa”, onde pode deixar recados, escrever receitas. É um conceito moderno e agrega esse lado desse tipo de decoração.
  • Móveis multifuncionais estão em alta em praticamente todos os estilos de decoração. Porém, no caso do estilo cosmopolita eles agregam mais valor ao “tema”. Sem falar que linhas retas, minimalismo, também fazem parte da ideia. É como se a pessoa que adota o estilo não tivesse tempo a perder e precisa de tudo simples, sem perder a elegância e fazendo uma boa composição.
  • Nichos irregulares no mesmo lugar, móveis que fazem divisão, elementos como uma cadeira vintage ou um inesperado divã, fazem toda a diferença na decoração cosmopolita.
  • Outro diferencial que não pode faltar na decoração cosmopolita é justamente dar a sensação de não se “localizar” quando está na sua casa. Pensar que poderia ser uma casa de Paris, de Londres, do Rio de Janeiro ou de Berlim. É por isso que elementos trazidos de viagem ajudam tanto na composição do estilo.
  • Elementos como paredes demolidas, móveis feitos com madeira de demolição, muito vidro, espelho e luminárias bem diferentes também podem fazer parte desse tipo de decoração;
  • A composição também pode ser agregada com pequenos detalhes, como as torneiras diferentes, um piso de ladrilho hidráulico, uma peça de um brechó, uma máquina de escrever antiga ou malas antigas no canto do quarto. Até mesmo um baú pode compor e agregar valor a esse tipo de decoração.

Quando pensar em uma decoração cosmopolita, pense que trazer objetos de viagem é uma ótima opção, desde que sejam comprados pensando no que você já tem. Se visitar países com cultura exótica, melhor ainda. Compre aquela peça que não dá para se encontrada por aqui de jeito nenhum. Luminárias são sempre bem-vindas. E uma volta em um bom antiquário e em brechós também pode ser uma boa forma de achar o que falta para completar a sua decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *