?> Dicas Para Ter Um Terrário Em Casa | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Ter Um Terrário Em Casa

Decorar uma casa é algo que além de ser muito divertido e prazeroso, é também importante para tornar o local mais leve e muito mais aconchegante. Atualmente está cada vez mais fácil realizar isso, pois os recursos são cada vez maiores e podendo ser até aprendidos pela internet.

Desde um móvel bem elaborado até uma parede com combinação de cores equilibrada ou também uma bela iluminação específica, são fatores fundamentais para manter uma casa, apartamento ou escritório bem decorado.

Porém, outro item que também pode ser usado para decoração de um ambiente e trazer muitos outros benefícios além da parte estética é a presença de um terrário em casa. Sendo muito fácil de fazer e proporcionando um grande bem estar à saúde, ter uma planta em casa é algo que somente traz vantagens.

Porque Ter Plantas Em Casa?

Muitas pessoas ficam se perguntando por que ter uma planta dentro de casa ou se existe alguma vantagem nisso. A resposta para essa pergunta é que as plantas trazem grande benefício pois primeiramente deixam o lado estético de um ambiente muito mais sofisticado.

Pelo lado da saúde, uma planta ajuda muito a purificar o ar de um local e remover alguns poluentes ou gases tóxicos que são muito comuns em produtos de limpeza que acabam evaporando-se e permanecendo no ar fazendo muito mal a saúde de qualquer um.

Algumas plantas são bem favoráveis para ambientes fechados, a saber:

  1. Fico
  2. Hera
  3. Lírio da Paz
  4. Clorófito
  5. Babosa
  6. Filodentro
  7. Zamioculca
  8. Pau d´água
  9. Rosa de pedra
  10. Palmeira Chamedórea
  11. Pleomele
  12. Bromélia
  13. Jade
  14. Jibóia
  15. Begônia
  16. Violeta
  17. Singônio
  18. Antúrio
  19. Lança de São Jorge
  20. Minicactos

Plantas em casa são muito benéficas principalmente dentro de um terrário. Logicamente algumas espécies são bem grandes para serem cultivadas assim. A preferência é pelos modelos menores, mas isso não é uma regra fixa podendo variar de acordo com o tamanho do terrário.

Vídeo:

O Que é Um Terrário?

Um terrário nada mais é que um recipiente que pode ser fechado ou também aberto e onde algumas espécies de plantas podem ser cultivadas, procurando assim simular seu ambiente natural. O mais interessante é que ele se parece com um pequeno planeta onde nos modelos fechados apresenta o solo, água, luz, ar e pequenos seres vivos.

Nessa modalidade de terrário fechado é possível observar alguns fenômenos naturais como o ciclo da água que ocorre quando existe um aumento de temperatura, forçando a água que está no terrário a aumentar a concentração de vapor no pequeno ambiente.

Como essa pequena atmosfera que foi construída no terrário fechado não absorve todo esse vapor nas paredes de vidro, existe uma condensação que acaba transformando-se em gotículas de água que ficam no teto e todo ao redor. Após certo tempo nessa condição, a umidade chega a seu limite de saturação e começa a “chover” no terrário.

Chegando ao solo e molhando a pequenina terra contida no recipiente, tudo é reiniciado novamente, proporcionando uma experiência muito bonita.

Vídeo:

 

Dicas Para Ter o Seu Terrário Dentro De Casa

Construir o próprio terrário dentro de casa é bem divertido e interessante. Para isso algumas dicas e regras devem ser seguidas:

  1. O primeiro passo antes de tudo é conseguir um recipiente específico que deve ser bem limpo com álcool, água e detergente para evitar diversos resíduos e aparecimento de bactérias.
  2. Em seguida, colocar uma camada de pedrinhas no fundo.
  3. Após isso, outra camada de carvão vegetal, casca de pinheiro ou areia deve ser colocada em cima.
  4. A última camada será de terra.
  5. A necessidade dessas três camadas serve para criar todo o ambiente de um solo favorável, onde a função da terra é nutrir, o carvão vegetal absorver os gases que são liberados e as pedrinhas para fazer a drenagem da água.
  6. O próximo passo é criar um pequeno buraco na terra e colocar a planta (observar se a espécie gosta de água).
  7. Plantas menores que apresentem raiz e pequenas mudas são mais favoráveis para o cultivo em terrários.
  8. Depois repor a terra que foi retirada ao redor da planta.
  9. Antes de fechar o terrário, é preciso regá-lo com muito cuidado.
  10. O Local que o terrário for colocado deve ter claridade, mas jamais diretamente ao sol.

Dicas Importantes:

O ponto de equilíbrio ecológico sempre deve ser respeitado. Jamais colocar uma planta que fique sufocada por ser de grande demais dentro do terrário. O ideal é que seja proporcional ao espaço disponível.

Muitas vezes pode acontecer dessa mesma planta não se adaptar a esse novo ambiente, sendo necessário então retirá-la imediatamente. Para os casos de terrário fechado, é importante que o mesmo seja aberto ao menos uma vez por semana para que as plantas consigam receber um pouco de ar.

Quando ocorre o processo de formação de gotículas de água, pode acontecer um excesso de umidade que pode ser resolvido destampando o recipiente por algumas horas. Caso ocorra o processo inverso (pouca umidade), é interessante regar as plantas com um pouco de água. Na medida em que as plantas forem crescendo é necessário que seja feita uma leve poda nas extremidades de forma bem cuidadosa. Não existe uma obrigatoriedade no design de um terrário.

Cada pessoa pode decorar o seu de acordo com a imaginação e gosto. Alguns itens como musgo, conchas e cristais são apenas algumas das inúmeras formas de dar vida a esse pequeno meio-ambiente.]

Vantagens Em Cultivar Um Terrário Em Casa

 Cultivar um terrário dentro de casa traz muitas vantagens como beleza e tranquilidade. Nos dias de hoje, como vivemos rodeados de concreto é muito bom sempre ver um pouco mais de verde ao redor.

Dentre os benefícios que um terrário oferece o mais interessante é poder entender como funciona a camada de ozônio. Quando ocorre a formação do ciclo da água pela tampa do recipiente que como essa camada, estimulando as gotículas de água a cair na terra nesse processo contínuo, vemos que sem a camada de ozônio, o vapor da terra sairia pelo espaço e não ocorreriam as chuvas.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *