?> Acabamentos Ecológicos para a Casa | Imóveis Cultura Mix

Acabamentos Ecológicos para a Casa

A preocupação crescente com o meio ambiente e a extinção dos recursos naturais acabou por chegar à construção das casas também. Aos que se preocupam com a área verde em progressiva extinção no mundo, saiba que vocês podem construir casas ou reformar com material de qualidade, beleza, sofisticação e sem agredir ao meu ambiente e ajudar a finalizar os recursos em fase de extinção. Para isso foram criados os acabamentos ecológicos para casas.

Medidas simples para o dia a dia de uma casa já podem ser aplicadas mesmo sem uma reforma que podem ajudar ao meio ambiente. Uma delas são placas de captação de energia solar, hoje com preços mais acessíveis e bem utilizadas em construções da classe media. No Condomínio do Paiva, por exemplo, em Pernambuco, região nobre do Estado, todas as casas de veraneio de luxo usam fotocélulas para captar energia solar e transformar em energia solar. Este é apenas um dos condomínios de luxo no Brasil que utilizam de uma fonte renovável de energia.

Reaproveitar água é uma medida simples também para ajudar o meio ambiente. Com sistemas de filtragem baratos, você pode fazer uso mais de uma vez de água corrente e ajudar as fontes naturais a não terem desperdício. A instalação de tal sistema não é tão cara quanto se pensa e você pode captar e filtrar agua de chuva para uso doméstico, economizando também nos gastos com conta de água, caso use muito. 

Piso de Bambu é Ecologicamente Moderno

Os pisos de madeira são incomparáveis por sua beleza, mas a madeira de algumas árvores está em extinção pelo seu uso acelerado e não reposição na natureza. O bambu é uma alternativa barata, viável para a natureza e que gera um lindo efeito em construções. Eles também são duráveis e exigem menos manutenção que materiais de piso como madeira de pinho e lei. O brilho é tão intenso quanto o fornecido pelas árvores concorrentes e você pode comprar pisos de bambu colorido em diversas lojas do Brasil.

A principal vantagem do uso do bambu em construções é que esta planta cresce bem mais rápido que a maior parte das madeiras usadas em moveis e pisos. Sua maturação é alcançada em menos de cinco anos, enquanto um pinheiro deve levar mais de vinte anos para chegar à sua fase adulta. Ela também é uma planta que precisa de pouca manutenção para se desenvolver. Com apenas um pouco de água e um solo com poucos nutrientes, ela pode se tornar uma árvore saudável. O bambu pode ser usado em pisos, mas também em paredes e tetos. 

Pastilhas de Vidro é uma Alternativa Viável para Revestimento de Pisos e Paredes

Algumas fabricantes de revestimentos no Brasil estão investindo em uma alternativa bem interessante: pastilhas de revestimento de vidro. Contudo, não estamos falando do vidro feito em alta temperatura com areia e minerais, mas sim do vidro reciclado. Com tanto lixo tecnológico sendo descartado todos os dias, é uma boa pedida uma alternativa viável para uso de telas de computadores, janelas quebradas e lâmpadas, não é mesmo?

As pastilhas de vidro reciclado são feitas principalmente dos restos de lâmpadas fluorescentes, que até o momento não tinham um uso na reciclagem. São usados na fabricação ainda telas de televisões antigas, monitores e até garrafas de fibra mais fina. O resultado é bem interessante e há neste piso alguns tipos de acabamentos diferenciados que podem tornar seu uso uma boa opção. 

Cimento de Restos de Mármore é uma Boa Alternativa

Este tipo de cimento ainda é novidade no Brasil, mas anda agradando bastante aos ambientalistas por diversos motivos. Primeiro porque as empresas que fabricam o produto usam fontes renováveis de energia na produção, deixando a fábrica com selo de ecologicamente correta. Segundo porque este cimento pode ser reaproveitado mesmo depois de aplicado na construção.

O cimentício (como é chamado o cimento fabricado com a junção de cimento branco de alta resistência e mármore moído) é feito a partir de material reciclado. São usados para reciclagem restos de construções de mármore e outros cimentos já gastos de desabamentos e outros meios. 

Pisos de Cerâmica de Fibra de Vidro Reciclado

A cerâmica é um dos produtos mais vendidos do setor de construção. Se este item pode ajudar a livrar o mundo do lixo tecnológico que se acumula mais e mais, por que não? Esta é a proposta da cerâmica feita de vidro. A matéria prima do produto é composta por reciclados que a natureza demoraria milênios para tornar útil ou não tornaria jamais, como telas de computadores, vidros da tela de televisão e lâmpadas fluorescentes. Este tipo de cerâmica pode ser usado em paredes e pisos. 

Cerâmicas Fabricadas com Uso de Louça Sanitária

Quando você troca sua pisa ou vaso de banheiro, já pensou para onde o produto antigo e gasto vai? Até o momento iria para algum aterro e na maior sorte ser triturado para ficar em pedaços pequenos, pois tal produto não é deteriorado pela natureza. Hoje ele pode virar matéria prima para pastilhas para o revestimento de paredes internas e externas. Algumas empresas estão usando o triturado das louças para criar pastilhas resistentes e com bons acabamentos, com diversas cores e tamanhos.

A louça sanitária é um produto nocivo para a natureza. Quando descartada, ela desprende de seus componentes algumas substâncias nocivas ao solo e organismo humano. Este é o único uso deste material em reciclagem até o momento. 

Pastilhas de Revestimento Feitas de Casca de Côco

Juntando casca de côco e ouriço de castanha-do-pará o que você acha que pode conseguir para a construção de sua casa? Graças à tecnologia e criatividade do homem, podemos ter pastilhas ecológicas para revestimento. O produto ainda não é popular no Brasil pelo alto custo, mas anda sendo bem apreciado porque é fabricado com 90% de matéria orgânica descartável e em abundância no meio ambiente. A produção ainda é lenta, pois todo o processo envolve trabalho manual e por isso a quantidade no mercado é bem limitada. Contudo, é um material que deve ser apreciado por usar matéria prima natural abundante e de ótima qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *