Dicas Para Ter Um Negócio em Casa

Quase todo mundo já pensou que deve ser quase um sonho trabalhar em casa, não é mesmo? Esse pensamento ocorre em especial em pessoas que vivem no estresse das grandes cidades e que perdem muito tempo paradas no trânsito por horas. Com uma necessidade cada vez maior de trabalhar de pijama e pantufas as pessoas têm recorrido a ter um negócio em casa.

Entretanto nem todo mundo consegue equilibrar essa rotina de trabalho em casa, já que exige muito mais planejamento e disciplina que trabalhar numa empresa. Independente do tipo de negócio que você pretenda ter em casa é importante ter uma maneira de afastar o home office (ambiente de trabalho) do seu ambiente familiar, pois se os dois se misturam dificilmente você consegue trabalhar ou estar com as pessoas que ama por completo.

Para ajudar as pessoas que estão dando essa passo tão importante de abrir um negócio próprio em casa vamos dar algumas dicas, confira e saiba como ser profissional mesmo sem sair do seu lar.

Conheça o Seu Negócio

Antes de investir seu tempo e espaço físico da sua casa para abrir um negócio é importante conhecer a área em que está entrando. Para isso faça uma análise da concorrência na região, estude fazendo cursos, vá a feiras e seminários além de pesquisar produtos e serviços que sejam semelhantes na sua região.

Saiba quais são as necessidades dos seus clientes de maneira que possa saber como atendê-las. Monte também um bom plano de negócios e pesquise como montar um bom escritório em casa.

Zoneamento

Algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza tem questões de zoneamento com uma legislação específica para as pessoas que trabalham em casa. Informe-se a respeito da legislação de zoneamento do seu bairro e saiba se existe qualquer tipo de impedimento para que você comece a trabalhar.

É importante ficar atento ao pedido do alvará de funcionamento. Todo negócio mesmo em casa precisa de um alvará de funcionamento. Esse documento pode ser solicitado na prefeitura da sua cidade. Em casos de franquias home based existe um documento especial para fazer o fechamento do negócio. Se houver a necessidade solicite o alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária.

Regras

Empresas caseiras que trabalham em segmentos como o alimentício, por exemplo, devem seguir algumas regras rígidas como, por exemplo, não utilizar a mesma cozinha dos moradores para o negócio. A cozinha de uma empresa dessas deve ser instalada numa área independente com azulejos que sigam até o teto e piso impermeabilizado entre outros.

Espaço Para Home Office

Para evitar que a sua vida pessoal e profissional se misture é interessante ter um local da casa para concentrar as suas atividades. Um espaço não deve invadir o outro, ou seja, tenha um cômodo ou mais para o home office e o restante da casa deve ser somente para uso pessoal. O espaço de trabalho deve ter os mesmos móveis e equipamentos que um escritório comercial teria.

Outra coisa bem importante é manter uma entrada somente para os seus clientes e fornecedores. Se tiver funcionários eles também devem entrar pela entrada da empresa, pois isso confere mais profissionalismo ao negócio. Nenhum cliente vai gostar de passar por uma sala com crianças chorando e gritando para ser atendido. Além disso, sua família também viverá constantemente constrangida com a situação.

Planejamento do Espaço

Quando estiver montando o espaço de trabalho em sua casa é importante pensar em questões como tornar o ambiente perfeito para receber as suas atividades profissionais. Uma das medidas que você deve tomar é o tratamento acústico das paredes para evitar que os sons da vida doméstica da sua família interfiram na rotina de trabalho como em seus telefonemas, por exemplo. Os problemas sempre podem aparecer num escritório em casa.

Para garantir o máximo de profissionalismo é importante oferecer formalidade no atendimento aos seus clientes. Se não tiver uma secretária eletrônica peça ajuda dos seus familiares para anotar os recados. Pode ser interessante pensar em contratar os serviços de escritórios virtuais.

Esse tipo de serviço oferece espaços para trabalhar como salas alugadas para reuniões além de outras facilidades como acesso a uma copiadora, um motoboy, recebimento de correspondência, atendimento telefônico entre outros.

Registre Seu Domínio na Internet

Estamos vivendo uma era completamente digital e por isso estar na internet é fundamental. Para garantir vida longa a sua empresa e ao seu site pague o registro de domínios. Para ser dono do domínio é necessário pagar uma taxa anual para o órgão que tem a responsabilidade sobre os domínios saiba mais em www.registro.br.

Ter um site é essencial, pois é como se fosse o cartão de visitas moderno de um negócio. Além disso, quando você faz o registro do seu domínio passa a ter um e-mail para a empresa como voce@suaempresa.com.br. Isso causa um efeito incrível sob os clientes e fornecedores que passam a ver você de maneira bem mais profissional.

Batendo Cartão

Não é porque você trabalha em casa que não deve ter horários como teria se estivesse numa empresa. Ter disciplina e cumprir horário melhora a sua qualidade de vida e qualidade do seu trabalho. Para não enlouquecer com trabalho acumulado tenha em mente a necessidade de cumprir seus prazos e compromissos com o seu cliente. Trabalhar em casa não tira a sua responsabilidade de ser pontual.

Regras com a Família

Quem trabalha em casa pode ter alguma dificuldade em coordenar o trabalho da empresa com os assuntos familiares. Para a sua família você está ao alcance e por isso eles não irão se intimidar em conversar e tentar resolver problemas bem no meio do seu expediente.

Esclareça-os de que naquele momento você é pessoa jurídica depois que acabar seu horário de trabalho poderá atendê-los como sempre. Também é bem importante entender que o caixa da empresa não é caixa eletrônico da família.

Aparência é Tudo

Quem trabalha em casa num negócio que recebe os clientes pessoalmente deve ter um cuidado especial com a sua aparência pessoal. Entretanto, quem trabalha atrás de um computador também precisa ter esse esmero. Trabalhar de pijama deitado na sua cama pode fazer você perder o foco no trabalho, vista-se de forma adequada para trabalhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *