Nem um ano, nem um mês, nem uma semana. Basta um dia sem cuidar da casa e pode ter certeza de que já tem sujeira. Algumas mais nítidas e cometidas, como embalagens vazias, Notas de supermercado, e panfletos comerciais. Outras menos visíveis e involuntárias como a poeira.
O fato é que a sujeira não perdoa. Se estiver cansado, viajando, ou descansando após uma cirurgia, ela vai acumulando e servindo de convite as traças. Que por sua vez depois de convidadas, é difícil mandar embora, além delas ainda temos de brinde as moscas, as baratas e os ratos.
Mas se mantivermos uma postura higiênica básica é possível reduzir e até evitar o acúmulo de sujeira dentro de casa.
Veja algumas dicas que pode ajudar a reduzir ou fazer desaparecer com a sujeira:
- Adote sempre a política e prática do “Sujou, Limpou”. Além de evitar possíveis manchas, propagação da sujeira, evita a presença de elementos que se sentem atraídos pela sujeira como as formigas e moscas.
- A dica também serve na hora de utilizar as louças. Mas de uma forma mais flexível para não gastar tanta água. Deixe acumular a louça no mínimo 3 vezes ao dia e então lave, tire o sabão, enxugue e guarde.
- A dica do faça agora, e não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje também serve para as pequenas coisas que acontecem no decorrer do dia. Se desarrumar, Arrume. Qualquer peça fora do lugar é sinal de bagunça. Isso vale para almofadas, cadeiras, CDs ou qualquer outro objeto e móvel.
- Varra diariamente e em seguida (em dias alternados) passe o pano úmido nos ambientes de maior circulação (entrada, sala e cozinha) Em caso de faxina aspire.
- Tenha Cestos de lixo (bem como tapetes) espalhados nos cômodos da casa, e eduque-se a usá-los. Todos os dias retire o lixo dos cestos e amarre a boca do saco, se não for dia de coleta de lixo. Reserve um local do lado de fora da casa arejado e coberto para depositar o lixo diário. Cômodos como o banheiro, a cozinha e a lavanderia exigem disciplina no cumprimento da regra.
- Evite o acúmulo, de qualquer material. Se for papel ou elementos que podem ser reciclados, estoque no local destinado para ser dispensado responsavelmente na primeira oportunidade. Quanto à roupa permita o acúmulo parcial (em um local especifico) de modo que não utilize sempre pequenas porções na lavagem estragando uma água que serviria para lavar mais roupa, e nem estoque roupa suja. Já comida é inquestionável, evite as sobras das refeições sobre a pia, fogão, mesa, etc.
- Abra as cortinas, deixe a claridade entrar pelo menos que por um curto período de tempo. Além de a luz solar estimular na qualidade de vida ainda aquece o ambiente que pode estar úmido e facilitando o mofo. Mas não esqueça as janelas abertas, pois podem provocar transtornos. Observe também que pode haver possíveis espaços nas portas, janelas, telhado que proporcionam a entrada de sujeira e animais indesejados, então vede esses espaços.
- Se não tiver muito tempo para limpar a casa, ou paciência, evite espalhar muitos objetos pela casa, tais como o de decoração de estante. Que geralmente são minimalistas e requer atenção especial na hora da limpeza. Lembre-se de que quanto maior o número de peças espalhadas, maior tempo e mais trabalho para limpar todos.
- Substitua por peças limpas as toalhas de mesa, tapete, fronhas, colchas de cama, cortinas e outros elementos espalhados pela casa. Troque pelo menos 2 vezes por semana.
.
- Ao chegar em casa, observe se seus sapatos não estão sujos com algo mais, além de poeira. Pelo sim e pelo não os retire e se preferir use uma chinela ou pantufa própria para andar pela casa. Ainda ao que se refere aos calçados limpe a sola antes de guardar novamente na caixa ou sapateira. Use uma escova de cerdas duras para a sola e um pano úmido para a parte de cima.
- Limpou a casa, e ao se arrumar penteou o cabelo e caiu bastante dele no chão. Se for deixar lá não vai ter valido a pena seu esforço. Por isso crie o hábito de juntar diariamente os cabelos que caem, além de não deixar sua casa com um aspecto de falta de higiene ainda poupa os ralos de entupimento.
- Para as peças menos utilizadas como a mala, bolsas e sacolas de compra. Tenha uma atenção especial, limpe bem com um pano úmido com álcool ou uma mistura de água e vinagre branco para tirar o pó e só depois de totalmente seco, guarde .
- Mantenha a cozinha sempre limpa e livre dos pequenos resíduos de alimentos que nos cegam durante a preparação das refeições. O fogão deve ser limpo diariamente, e a geladeira você pode aproveitar que está vazia antes de ir às compras e limpá-la. Utilizando um pano úmido com água e vinagre branco ou bicarbonato é suficiente. Ainda sobre a cozinha, evite comer em outros cômodos da casa, se não nos destinados a fazer as refeições para que seja mais fácil de enxergar a sujeira e limpar logo após a refeição.
- Mantenha as portas e gavetas dos armários, cômodas e guarda-roupas, etc., sempre fechadas, evitando dessa forma que o pó invada. Sempre que possível, retire o que você não utiliza ou não está bom estado de uso, apenas ocupando espaço.
- Se tiver animais de estimação, não deixe de dar banho neles, higienizar os locais que ficam com mais frequência (tipo casinha) e coleira. Também deve trocar a forração e lavar os potes de alimentação diariamente.
- Pratique e estimule aos outros habitantes da casa a cumprirem esses hábitos. Mesmo que por vez haja um deslize, retomem e pratiquem as dicas, pois são hábitos saudáveis e inteligentes, que além de dar conforto e elegância ao seu lar ainda te livram do acúmulo de sujeira.
.
Agora que você já sabe como manter sua casa sempre limpa, não perca tempo e coloque tudo em ordem, lembre-se de passar para todas as pessoas que habitam em sua casa, as regras que fazem todo mundo viver em harmonia e na mais perfeita ordem e higiene.