Dicas Para Organizar e Decorar Sua Cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa e precisa ter a personalidade do dono além de ser organizada. Porém, essa tarefa de organizar e decorar a cozinha pode acabar sendo um pouco mais complexa do que parece. Pensando nisso elaboramos dicas para organizar e decorar o ambiente.

Organização

Essa é a palavra-chave para qualquer casa e em especial para qualquer cozinha já que num ambiente sem ordem dificilmente conseguimos realizar as nossas atividades cotidianas. Para garantir que tudo tenha o seu lugar dentro da lógica da organização é interessante separar caixas organizadoras em que você possa dar um limite para a bagunça.

Além disso, também é essencial pensar na lógica da organização do ambiente com armários que permitam guardar alimentos e utensílios. Por fim também iremos pensar no ambiente em relação ao seu espaço e como um espaço para receber os seus amigos.

Caixas Organizadoras

Na cozinha é bem comum ter vários potes de biscoitos e afins, para evitar que eles se espalhem pelo ambiente sem ordem alguma é legal usar as caixas organizadoras, escolha aquelas em que os potes podem ser colocados em pé. Quanto mais potes couberem nessa caixa para você terá guardado.

Dica – Os potes com fecho hermético são perfeitos para quem deseja guardar alimentos cuja embalagem foi aberta como aveia, biscoitos, entre outros. Esse tipo de fecho impede que o ar entre e com isso mantém a qualidade e textura dos alimentos por mais tempo.

Para garantir mais organização cole etiquetas com os nomes dos produtos que estão nos potes. Guardar os produtos dentro dos seus saquinhos originais presos com um prendedor de roupas reduz a qualidade dos mesmos.

Armários

Os armários não podem faltar nas cozinhas e devem ser usados para garantir a organização dos alimentos e dos utensílios domésticos. Para isso selecione em quais armários guardará alimentos e pense em como irá armazená-los, pode ser em potes desde que bem organizados.

Nesses armários você também pode organizar os seus utensílios domésticos, mas evite apenas empilhar as coisas dentro do armário. Crie uma lógica de porque colocar cada coisa em cada espaço do armário. Assim na hora de procurar será mais fácil e você não precisará perder muito tempo descobrindo onde está cada coisa.

Use o Espaço a Seu Favor

As cozinhas de casas e apartamentos estão cada vez menores e isso contribui bastante para a falta de organização do ambiente. A grande dica é aprender a utilizar o espaço que você tem a seu favor, ou seja, aposte em armários e móveis embutidos, prateleiras e afins para utilizar de maneira inteligente o ambiente. Lembramos que é bom ter um bom espaço de circulação em especial na cozinha em que estamos sempre precisando preparar alguma coisa.

Cozinha Receptiva

Antes as cozinhas não eram um ambiente da casa em que as visitas entravam ou mesmo desejavam ir, mas com o passar do tempo o conceito de cozinha americana se popularizou e cada vez mais as pessoas passaram a conviver nesse ambiente.

A dica para quem deseja receber os amigos enquanto cozinha é pensar que eles precisam se um espaço para sentar e ficarem confortáveis então providencie bancos e um balcão. Se tiver espaço você pode até mesmo colocar uma mesa de jantar no ambiente.

Decoração

A decoração da cozinha pode ajudar a deixá-la mais prática de forma a facilitar a sua vida. A seguir vamos falar um pouco sobre as chamadas cozinhas americanas além de eletrodomésticos e equipamentos que tornam a cozinha mais inteligente devido ao seu design. Confira também dicas em relação a como os pequenos detalhes podem mudar a sua decoração e também sobre as cores das paredes.

Cozinha Americana

Com a redução dos espaços esse tipo de cozinha tem se tornado uma das principais alternativas para casas e apartamentos. Trata-se de uma cozinha que não é separada dos demais ambientes por uma parede, a cozinha é separada na maior parte dos casos por um balcão com bancos para que as pessoas possam fazer suas refeições.

Essa ideia pode ser legal para quem gosta de receber os amigos em casa para reuniões informais e conversar com eles enquanto cozinha. Nesse tipo de cozinha eletrodomésticos e armários embutidos nas paredes funcionam muito bem.

Pequenos Detalhes

Uma forma de deixar a sua cozinha mais divertida é apostar em pequenos detalhes como panelas diferenciadas, por exemplo. Panelas divertidas ou mesmo coloridas ajudam a deixar qualquer ambiente mais alegre. Os pequenos detalhes fazem sim toda a diferença e quem deseja algo com mais presença pode usar nas paredes azulejos coloridos ou decorados. Se você tiver habilidades manuais pode até mesmo pintar os azulejos por si mesmo.

Cores das Paredes

A cozinha é um ambiente da casa que exige energia para realizar todas as atividades necessárias e por isso pode ser legal investir em pelo menos uma parede com uma cor mais viva como amarelo ou laranja. Quem tem um estilo mais clássico pode apostar em cores mais neutras como o branco e tons pastel, mas lembre-se que essas cores podem denotar mais sujeira se você não tiver o cuidado de manter a cozinha bem limpa.

Cortinas e Persianas

Esse é um detalhe que passa quase despercebido por grande parte das pessoas, mas merece uma atenção especial uma vez que a escolha de um tecido ou material pouco adequado pode dificultar a limpeza. Um dos melhores materiais é aquele feito de PVC e fibra de vidro que permite que a limpeza seja feita usando apenas um pano úmido e sabão neutro mesmo sem remover a cortina ou persiana da janela. Dê atenção também para os materiais antiestáticos que ajudam a evitar o acúmulo de pó e gordura.

Praticidade e Design

No dia a dia o que todo mundo deseja é ter mais praticidade e alguns eletrodomésticos e equipamentos são desenvolvidos com design especial para facilitar as atividades realizadas nas cozinhas. Alguns armários e geladeiras já vem com telas LCD para assistir televisão enquanto está na cozinha, gavetas que abrem com um leve toque enfim várias ideias modernas que podem fazer da sua cozinha um ambiente mais prático e divertido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *