Mudar sempre é e sempre será um caus. Não tem como organizar tudo em tão pouco tempo. O melhor é tentar ao menos amenizar o problema. As caixas nunca vão ficar na ordem e tudo vai se misturar. Para evitar tantos problemas depois de chegar até a casa nova. Confira algumas dicas a seguir.
Marque todas as Caixas e Sacolas com Nomes
Você não precisa arrumar tudo assim que chegar na casa nova. Como vai precisar de alguns itens para uso imediato, marque as caixas para saber o que vai dentro de cada uma e assim poder organizar melhor o espaço. Coloque o nome em cada uma por fora: pratos, panelas, roupas, sapatos. Assim abrirá apenas o que for usar e pode deixar tudo no cantinho para ir arrumando aos poucos.
Una itens semelhantes nas caixas, assim vai evitar ter que abrir cinco caixas de mudança para fazer um lanche para a família. Itens de cozinha ficam com itens de cozinha e os utilizados com certa frequência em uma mesma caixa. Os decorativos podem ficar longe e você só precisa pegar neles depois.
Empacote um Cômodo de Cada Vez
Una as caixas por grupos por cômodo e assim vai conseguir encontrar de forma mais simples os itens para uso. Uma boa dica pode ser usar lacres com cores para os diferentes cômodos. Use cores diferentes para marcar as caixas e facilitar a procura.
Tente Lavar o Máximo de Roupas Possíveis Antes da Mudança
Os primeiros dias depois da mudança devem ser caóticos. O melhor é não deixar roupa suja em cesto ou guardada em sacos para evitar mofo e problemas com ácaros. Lave tudo antes de se mudar e tente acumular o mínimo possível de itens sem lavagem antes de se mudar. Você pode precisar de um tempo para ajustar varais, locais de secagem e com isso a roupa pode mofar e criar manchas irreparáveis.
O mesmo procedimento pode ser aplicado em toalhas de mesa, panos de prato, de pia e até de chão. Nada melhor que chegar em uma casa nova e ter tudo lavadinho, não é?
Aproveite para Fazer uma Limpeza
Levar lixo da casa velha para casa nova não é nada bacana. Que tal aproveitar a abertura dos armários e closets e jogar fora o não usado e abrir mais espaço? Muita coisa na organização da mudança você vai encontrar, rever depois de um tempo ou relembrar da existência na sua casa. Pense no assunto. Tal posição pode diminuir bastante a bagunça pós mudança, não? Aproveite para doar roupas em tamanho inapropriado támbém.
Caixas Grandes levam itens Grandes. As Pequenas Levam itens Pequenos
Você terá uma grande surpresa ao abrir uma caixa com dois metros de profundidade e notar todos os itens do seu escritório embaralhados, soltos. Canetas soltas, papéis amassados, tudo junto. Tem algo pior?
Para evitar tal problema use caixas proporcionais aos itens que vai levar. As caixas pequenas ou sacos levam objetos pequenos ou médios. As grandes levam os maiores como panelas e itens de decoração.
Itens de uso Pessoal e Valiosos vão com Você
Você não iria acreditar em quanta coisa some na mudança. Suas joias, seu pertences e documentos pessoais devem ir com você na sua bolsa. Leve tudo de valor em uma mochila no colo ou separado, mas não deixe a cargo da mudança. Evite dores de cabeça.
Objetos Frágeis Protegidos
Sem proteger os itens frágeis como vidro e louça, mesmo levando na mão eles vão quebrar. O truque mais antigo é usar folhas de jornal para embalar vidros de um por um. Mas para ser mais eficiente, uma dica é comprar plástico bolha para isolar itens maiores como vasos, lustres, doceiras e porta-retratos. Use forrando bem caixas com pratos, copos e outros itens que com baixo impacto pode quebrar. Coloque entre os copos e nas laterais da caixa e fundo e vai evitar muitos danos.
Use Caixas para Levar as Roupas
E dobre antes de colocar nas caixas. Pode dar uma grande vontade de jogar tudo no saco, mas depois lembre: o processo de organização também vai ser seu. Deixando as roupas dobradas em uma caixa você pode diminuir em mais de um dia o processo de organização dos armários.
Dobre tudo na mesma ordem a qual usaria em seu armário, coloque em um saco e coloque em caixas. Desta formas as roupas vão se conversar na mesma posição e não vai sujar. Roupas íntimas devem ir separadas e se possível em uma mochila com você.
Faça uma Maletinha com Objetos Pessoais
Todos os itens usados sempre podem ir separados para facilitar a procura. Cada membro da casa pode fazer sua pequena mala com seus itens de uso em especial. Coloque em sua pequena mala os objetos como seus itens de higiene pessoal, seus produtos de cabelo e roupas separadas para usar enquanto seu armário no está organizado.
Lacre Líquidos
http://www.youtube.com/watch?v=chFAVhd62SYItens de limpeza, perfumes e de higiene pessoal devem ir lacrados para evitar derramamentos. A gravidade costuma não ser favorável a quem leva tudo solto e acidentes acontecem. Lacre principalmente seus shampoos e sabonetes líquidos, itens costumeiros de derramamento. Não esqueça de empacotar sabão em pó e vedar bem para evitar mais acidentes.
Proteja também perfumes. Não vai ter problemas com os a base de spray, mas os demais devem estar bem protegidos. Se forem de vidros, enrole também no plástico bolha e leve com você, em uma bolsa pessoal.
Proteja seus Móveis
Móveis frágeis vão precisar de mais cuidado na hora da mudança. Proteja ou com plástico bolsa as pontas contra pancadas ou com fita que possa ser retirada sem deixar manchas. Use sempre um material nas quinas dos móveis. Destaque portas de vidros e isole pranchas de madeira para evitar o impacto na mudança. Pode dar bem mais trabalho, mas seus móveis vão estar bem conservados depois.
Use ainda jornal para isolar uma madeira da outra ou plástico bolha. O contato das portas do seu guarda roupa e estantes, caso estes vão ser mudados de endereço desmontados, podem surgir rachaduras e danificar a madeira. Todo cuidado é pouco para conservar os móveis sempre novos.