O sonho da casa própria é uma vontade comum entre todos os brasileiros. Alguns conseguem realizar isso com um pouco mais de economia e dessa forma podem viver com mais tranquilidade de não ter mais que pagar aluguel. Com um apartamento novo em mãos, o que mais procuramos estudar é o espaço e sua decoração que muitas vezes não casam muito bem. Queremos deixar nossa casa o mais parecido possível conosco e de fato isso é muito importante. As decorações projetadas são mais dispendiosas e tendo já investido todas as economias na compra do apartamento, as pessoas procuram baratear o máximo esse aspecto.
Já imaginaram um apartamento bem mobiliado e sem aqueles gastos absurdos que podem acontecer em caso de contratarmos um profissional de design de interiores? Já imaginaram, ainda, um apartamento lindamente decorado por um design de interiores sem que você precise gastar aquela fortuna que sempre é gasta? É por isso que vamos aqui conversar sobre esse assunto que é muito discutido hoje em dia, já que as pessoas estão cada vez mais ligadas nas tendências de moda para tudo na vida.
Então lápis e papel em mãos para não deixar passar nenhuma dica importante.
Definindo a Decoração
Antes de decidir qual decoração você vai jogar em seu apartamento, é importante definir alguns aspectos importantes:
- Gastos
- Segmento
- Localização
Existem claro, outros fatores que podem entrar nessa discussão, porém esses três são essenciais entrarem em pauta antes de começar a mobiliar seu espaço. Vamos entender cada um deles então.
Gastos:
Os gastos sempre vêm em primeiro lugar a não ser que você não se preocupe com isso. Como a maioria dos brasileiros sempre projetam seus grandes investimentos e gastos para não correr o risco de passar por privações ou ficar com aquele projeto inacabado, essa questão vai ser sempre o topo das discussões. Saber quanto você vai gastar é muito importante. Saber quanto você vai gastar especificando cada vão do seu apartamento, é mais importante ainda.
Mobiliar bem um apartamento não significa que você precise gastar muito. Você pode inclusive, dar uma nova cara e função àquele móvel velho que está encostado no canto da sala. Em casos não pensados, podemos gastar um absurdo com uma mesa de jantar, tendo uma preciosidade em casa ou utilizando outros meios para baratear os custos, como lojas de móveis usados que vendem móveis maravilhosos e com preços bem menores que o mercado popular.
Segmento:
Podemos incluir no segmento, os temas que você usará para decorar seu apartamento. Esse quesito está diretamente ligado à localização, terceiro item a ser discutido, pois o “tema” que iremos focar na nossa decoração tem sim, que está de acordo com o clima, cidade e até mesmo, bairro onde está localizado o nosso apartamento.
Para do princípio que os temas devem refletir a localização com a sua personalidade. Fazer um tema mais praiano para aquele chalé de praia, sendo que esse tipo de mobília não combina com a sua personalidade, pode não trazer tanto conforto para seu apartamento. Da mesma forma que não é conveniente você utilizar uma decoração toda rústica em um apartamento localizado em um prédio completamente integrado com a modernidade.
Localização:
Como falamos mais acima, a localização e o tema a ser utilizado na sua decoração devem sempre andar em conjunto. Um deve interferir diretamente no outro, porém um não deve depender diretamente do outro. Então procure sempre dar aquele toque pessoal porém pensando na adaptação dos seus móveis com o local onde seu apartamento se encontra.
Projetar Ou Não Projetar – Eis a Questão
Essa é uma dúvida que acomete todos os novos proprietários de apartamento. Sim, de apartamentos mais especificamente porque são esses imóveis que mais pedem um projeto de móveis. Isso porque a maioria dos novos apartamentos não possui tanto espaço e deixando, muitas vezes, móveis que se deslocam, pode ser perder um espaço que serviria para locomoção e até mesmo tirar um pouco do conforto da casa. Vamos entender melhor.
Se você entrar em um apartamento desses construídos em condomínios novos, vai perceber que tudo é muito resumido. A cozinha é muito estreita, os quartos são quadrados de poucos metros, as salas são geralmente em L para facilitar a mobilidade dentro de casa, dentre outras características do tipo. Quando não temos um imóvel próprio, geralmente não podemos investir nesses projetos, e, portanto ficamos com um espaço apertado, pois os armários, camas, mesas, móveis da sala e cozinha, todos têm que ser deslocáveis. Já em um apartamento próprio, você pode retirar aquela estante da sala e substituir por lindas prateleiras de madeira ou vidro.
Assim como o exemplo citado acima, utilizar móveis projetados é sim a melhor opção para apartamentos menores e você pode optar por projetar apenas alguns vãos caso sinta que vai pesar no seu orçamento. Dê prioridade aos quartos, cozinha e sala, nessa sequência.
Decorando o Seu Banheiro
Se tiver um vão que as pessoas dão menos importância quando decidem mobiliar o apartamento que acabaram de comprar, esse vão é o banheiro. Muitas pessoas acham que o banheiro não merece atenção já que possivelmente é o vão mais simples e utilizado apenas em caso de banhos e necessidades físicas. O que acontece é que ter um banheiro bem decorado é importante sim, não apenas para manter a harmonia da sua casa, como para economizar espaço nesse vão que provavelmente já não terá tanto espaço assim.
Usar móveis em banheiro é uma boa opção em caso de não atrapalhar a circulação no vão e de ser importância. Evite utilizar em seu banheiro, móveis apenas com o intuito de decorar o ambiente. Existem formas muito mais eficientes e de mesmo ou menor custo para isso. Ultimamente, os adesivos de parede estão sendo a melhor pedida para decorar banheiros, principalmente se você possui crianças em casa.
Mesmo tendo noções de decoração e lendo bastante sobre o assunto, ainda assim não existe saída melhor que contratar um profissional para analisar o seu ambiente. Quando falamos em design de interior, podemos achar que vamos sempre gastar muito pelo serviço mas muitas vezes, esses profissionais conhecem saídas que barateiam e muito os seus gastos com mobília.